Batumi,  Europa,  Geórgia

Batumi: o que fazer na Dubai da Geórgia

Batumi é uma cidade ainda desconhecida para os Brasileiros, assim como a Geórgia como um todo. A Geórgia é um país repleto de natureza, história e costumes ainda antigos. Mas Batumi é o contrário de tudo isso.

Pode-se dizer que é a Dubai, ou a Las Vegas do Cáucaso.

Batumi, Geórgia
Batumi

CONTEXTUALIZANDO BATUMI

Batumi é uma cidade litorânea, de pouco mais de 150 mil habitantes, que se encontra no Mar Negro. É a capital da Adjara, uma região da Geórgia.

É uma cidade portuária e principal destino de férias dos Georgianos. E é fácil saber o porquê. Batumi é uma dessas cidades que oferece de tudo, e, confesso, a cidade é meio louca, e vou te provar.

E por curiosidade, Batumi a princípio não estava em nossa lista de lugares para visitar na Geórgia, mas a curiosidade em conhecer uma cidade que difere das outras falou mais alto. Pegamos uma van (famosas Marshutkas) a partir de Méstia, um vilarejo com cara medieval.

Mestia, Geórgia
Méstia

Seguimos para Batumi em uma viagem de aproximadamente 6 horas, que não pode ser classificada como confortável, que custou cerca de cem reais e alguns sustos pelo caminho, pois os motoristas da Geórgia são doidos no volante.

Descubra e reserve aqui passeios para fazer na Geórgia.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES DE BATUMI

Chegamos na cidade já sem saber como nos locomover, pois não tínhamos o aplicativo uber deles (chamado Bolt). Um casal de turistas nos ajudou a chamar o carro de aplicativo para nos levar à nossa hospedagem.

Já percebemos Batumi nesse momento. Nosso “uber” era nada mais nada menos do que um Porsche Cayenne, tá bom pra vocês?

Sim, a cidade tem o estereótipo de querer ser uma Dubai (e até parece mesmo). Digo que não é nosso estilo preferido de cidade, preferimos lugares um pouco mais autênticos, com natureza e história. Mas… nos rendemos.

batumi
edifícios modernos

A cidade realmente surpreendeu. Uma cidade muito verde, arborizada, muito organizada, com um centro antigo super charmoso. Cidade cheia de opções de entretenimento e gastronomia e uma região beira mar ampla e cheia de vida.

Essa foi a nossa primeira impressão de Batumi.

Não fizemos diversas atrações, como o Jardim Botânico, o Dolphinarium (por não acharmos legal atrações com animais) e nem excursões para locais mais afastados. Mesmo assim vimos bastante da cidade.

Apertem os cintos e vamos conhecer um pouco das atrações de Batumi.

Batumi
Batumi

BATUMI BOULEVARD

É o principal local da cidade, uma avenida larga, extensa, que beira o mar e é repleta de atrações. Apesar de ser um local à beira mar, é repleta de árvores e espaços verdes, que contrastam com a praia e formam um cenário lindo.

Falando em cenário, é realmente um local muito bonito, durante um passeio pela orla você vai perceber que existem diversas obras de arte espalhadas. São esculturas na beira da praia, nos postes de luz, nas praças… Batumi é quase um museu a céu aberto.

batumi
Obras de arte por todos os lados

A praia de Batumi, diferente do que estamos acostumados, não é de areia, mas sim de pedra. E como tudo que é diferente acaba nos chamando a atenção, me julguem, mas sou dessas que acha muito legal praia de pedras.

Mas lembre-se de levar com você aquelas sapatilhas próprias para entrar na água, porque do contrário seu pé vai doer muito. E se não tiver uma, não se preocupe, pois ali pela beira da praia diversas barraquinhas vendem essas sapatilhas.

Em um dos dias acabamos nos rendendo pelo calor super abafado da cidade (fomos em julho) e entramos no mar. Pra minha surpresa, a temperatura da água é bem agradável, achei que seria gelada, mas não é.

Batumi Beach
a praia de Batumi
batumi beach
Batumi

Muitas das atrações de Batumi estão espalhadas pela orla, então, o passeio por lá deve ser sem pressa.

CABLE CAR

Chamado de Argo Cable Car, é um teleférico que sai do começo da orla e sobe a mais de 250 metros acima do nível do mar. Além de alto, ele é extremamente extenso. No alto, além da vista, tem café e restaurante.

Não fizemos o passeio, que custa 30 lari (cerca de 60 reais), primeiro porque achamos caro e segundo e principal, porque estávamos em uma hospedagem bem perto do ponto em que o cable car atinge.

estação do cable car
cable car batumi
cable car

Ou seja, a vista que tínhamos durante os dias em que ficamos por lá era praticamente a mesma vista do cable car. Sim, um privilégio.

ESTÁTUA ALI & NINO

A estátua fica na orla da praia, junta de outras atrações como a roda gigante, a saída do barco pirata e lanchas. Em um cantinho bem Miami Vibes de Batumi.

Confesso que essa era a atração de Batumi que eu mais estava ansiosa para ver, porque já tinha visto diversos vídeos nas redes sociais.

A estátua é uma obra de arte de uma artista Georgiana. É uma estátua que representa o amor, no qual a figura de um homem e de uma mulher se fundem a cada dez minutos.

A inspiração foi de um romance de um autor azerbaijano, entre uma mulher cristã e um homem muçulmano.

Ali e Nino
Ali e Nino

A estátua é realmente linda, a gente fica hipnotizado olhando para ela, mas para falar a verdade a imaginava muito maior (culpa dos ângulos das redes sociais). Tanto que quando cheguei perto e vi pela primeira vez, me deu uma pequena decepção. Mas assim que observei as estátuas em movimento me encantei novamente.

ali e nino
Escultura

RODA GIGANTE

Logo ao lado da famosa escultura do casal, tem uma roda gigante. Uma volta completa nela leva 10 minutos e vai à 55 metros. A volta custa 10 lari (cerca de 20 reais). São 40 gôndolas e em cada uma tem 6 assentos.

batumi wheel
Roda Gigante de Batumi

Essa foi outra atração que acabamos não indo.

TORRE DO ALFABETO

Próximo à roda gigante existe uma torre, uma estrutura metálica que em seu entorno carrega o alfabeto georgiano.

A torre tem 145 metros de altura e é possível subir até o topo. Lá em cima possui um restaurante.

alphabet tower
torre do alfabeto

Acabamos não subindo nela, pois achamos que o valor não compensava. Apenas para subir é cobrado 20 lari (cerca de 40 reais). Assim, apenas a observamos do chão mesmo.

ASSISTIR AO POUSO DOS AVIÕES

Bem no final da orla de Batumi, no lado oposto da escultura Ali & Nino, fica o aeroporto. E na direção do aeroporto os aviões, quando pousam, passam bem baixinho. E ali da praia, muita gente fica esperando para ver os aviões.

Vimos alguns e a dica para saber o horário certinho no qual eles irão passar, e até acompanhar em tempo real, é baixando o aplicativo Fligh radar.

O primeiro avião que passou chegou a me assustar, não imaginava que fosse tão perto, e o barulho que ele faz é ensurdecedor. Mas esperamos mais aviões para tentar um ângulo legal para um vídeo.

aviões em Batumi
o pouso dos aviões

O que tenho para falar é que se você é um amante de aviões, não deixe de ir. Se você tem vários dias na cidade, vá. Mas, se por acaso, você tiver pouco tempo em Batumi, não deixe de lado alguma atração da cidade para ver os aviões.

É muito legal de assistir, mas priorize curtir a cidade antes, acho que vale mais a pena.

ORLA À NOITE

Batumi é uma cidade durante o dia, e outra completamente diferente durante a noite. A cidade se transforma, se enche de luz, de pessoas, de vida e… de barulho.

É uma das cidades mais cosmopolitas que já visitei. Observando a noite de Batumi você vê mulheres de burca ao lado de mulheres de biquini. Você vê contrastes que não tem como não chamar a atenção.

É de Batumi durante a noite que vêm a comparação com Dubai. A cidade lembra a imponente e original dos Emirados Árabes. E não é por menos, muitos edifícios modernos, exageradamente iluminados, e até com show de fontes dançantes. Ou seja, uma mini Dubai.

batumi
noite de Batumi
batumi at night
Batumi iluminada

Durante um passeio pela orla você poderá alugar carrinhos elétricos (e cuidado para não ser atropelado por eles), patinetes e bikes. Poderá brincar de atirar ao alvo para ganhar ursos de pelúcia, poderá gastar suas moedas em máquinas para você medir sua força em um saco de pancadas.

Poderá também se aventurar em brinquedos de parque de diversão (duvidosos, diga-se de passagem), poderá tomar um sorvete turco (se conseguir pegar da mão do sorveteiro), poderá visitar um cassino, ou quem sabe algum karaokê. Enfim, opções não faltam.

cenas da noite de Batumi
batumi
águas na calçada

Passeei durante a orla à noite apenas por um dia, fiquei encantada em como a cidade se transforma. Não sabia para onde olhar, é um bombardeio de informações, luzes, sons, buzinas e pessoas.

Eu amei, mas no dia seguinte, ao caminhar pela calmaria da orla durante o dia, percebi que Batumi à noite pra mim tem um limite.

FONTES DANÇANTES

Em um dos principais e mais movimentados pontos da orla de Batumi ficam as fontes dançantes. Um espetáculo em um bonito lago, cercado de edifícios iluminados e restaurantes badalados.

As fontes são um espetáculo de águas, luzes e música, que se harmonizam e nos encantam enquanto se apresentam. Achei lindo de se ver e pode colocar como obrigatório em sua visita à Batumi.

COMER KATCHAPURI

Katchapuri é o que você mais verá nos cardápios da Geórgia, e cada região tem o seu. Nada mais é do que uma massa, como se fosse um pão, em formato de barco, que no meio vem com queijo bem quente derretido e um ovo.

Ao receber seu Katchapuri, você deve misturar bem o ovo com o queijo quente, assim o ovo irá cozinhar, o que acaba por virar uma espécie de omelete.

O prato é realmente delicioso. A Geórgia tem uma culinária especial, tudo é muito fresco e os pães levam destaque no quesito gastronomia.

katchapuri
Katchapuri
katchapuri
misturando o ovo

Provamos o Katchapuri em Batumi em um local muito indicado, que diz ter um dos melhores da região. O restaurante se chama Laguna, fica no centro, é um local pequeno e simples, com algumas mesas externas também.

O valor do Katchapuri é 16 lari (cerca de 32 reais), tem outro mais caro em um tamanho maior, mas é gigante. O que o prato tem de saboroso, o serviço do local deixa a desejar. Mas relaxe em sua ida à Geórgia, pois já vimos que o serviço e atendimento pelo país não é dos melhores.

IMPRESSÕES FINAIS DE BATUMI

Batumi não estava na nossa lista de lugares para visitar na Geórgia. Achávamos que seria uma cidade fora do contexto e nada autêntica para o país. E realmente é, ela é diferente, não tem a ver com a Geórgia em si e está mais para um resort a céu aberto.

Mesmo tendo essa impressão, Batumi nos surpreendeu, e muito. É uma cidade muito bonita, muito verde, arborizada, limpa e organizada. Com praças bem conservadas e obras de arte por onde você olha.

batumi
cidade moderna

Prédios ultra modernos contrastam com construções antigas de uma maneira na qual se cria uma certa harmonia. É uma cidade em que nos sentimos seguros, gostosa para andar a pé e cheia de bares, restaurantes e cafés charmosos com mesas nas ruas.

É uma cidade cosmopolita que recebe a todos de uma maneira receptiva e na qual possui diversas opções de lazer.

Enfim, minha impressão final de Batumi foi muito positiva. A Geórgia continua surpreendendo, seja com vilarejos medievais ou com cidades modernas.

Batumi
Batumi

E se você não sabe, estamos fazendo uma viagem pelo mundo sem data de retorno, visitando muitos lugares inexplorados e fora da rota do turismo comum. E toda essa viagem está sendo compartilhada no nosso canal do Youtube. Já se inscreva no Let´s Mundo para não perder nada.

Gostou? E pra não perder nenhuma viagem, me segue lá no instagram @lu_por_ai

Para sua viagem:

Para já sair conectado do Brasil, é só CLICAR AQUI e solicitar o seu chip de internet.
Para reservar um carro na sua viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua reserva com a Rent Cars.
Para fazer sua reserva de passagem aérea, é só CLICAR AQUI e fazer sua pesquisa pelo Passagens Promo.
Para garantir o melhor seguro viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua cotação pela Real Seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *