Halong Bay: Cruzeiro de 1 dia
Halong Bay é uma das 7 maravilhas naturais do mundo, e você não precisa de muito tempo nem dinheiro para visitá-la, pois existem cruzeiros de apenas um dia que te levam para conhecer esse lugar tão especial.
E será que vale a pena fazer esse bate e volta? Como funciona? Todos os detalhes vou te contar nesse post, pra você poder decidir como visitar essa maravilha da natureza.
HALONG BAY
A baía de Ha long é uma das paisagens mais icônicas do Vietnã, fica ao norte do país e é composta por quase duas mil ilhas. Essas ilhas são formações de calcário que se elevam das águas, cobertas de vegetação, e que se formaram a milhares de anos.
As ilhas formam um número incontável de praias e cavernas, e também abriga diversas aldeias de pescadores. Todo esse conjunto faz de Halong Bay uma atração imperdível no Vietnã.
QUANDO VISITAR
PARTINDO DE HANÓI
A grande maioria das pessoas que visitam Halong Bay partem de Hanói, e a maioria dos tours já vendem o passeio partindo da cidade.
Passamos alguns dias em Hanói e fizemos o tour a partir de lá. Contratamos direto com a recepção do nosso hotel, chegamos a pesquisar um pouco pelas lojas de turismo da Old Quarter (onde nos hospedamos) e vimos que os preços são praticamente tabelados.
Se você já quiser garantir o passeio antes mesmo de chegar a Hanói, pode contratar pelo Civitatis, que te dá cancelamento gratuito em até 24 horas antes.
TIPOS DE CRUZEIRO PARA HALONG BAY
Existem vários cruzeiros para Halong Bay, de apenas um dia, de vários dias, existem barcos mais simples até barcos bem luxuosos.
A escolha do cruzeiro vai depender de quanto tempo você terá disponível e também de quanto você está disposto a investir. Digo isso porque os valores dos barcos mais luxuosos são consideravelmente altos.
O QUE LEVAR
Fizemos o tour de apenas 1 dia, então vou focar nessa experiência. Como é um passeio estilo bate e volta, não há muito segredo.
O tour começa pela manhã e termina apenas a noite, mesmo que não esteja frio, pode bater um vento gelado enquanto o barco estiver em movimento, então aconselho levar um casaco para não sentir frio.
Quem tiver a intenção de entrar na água, pode levar roupa de banho, pois há uma parada em praia, e além disso, a maioria dos barcos possui piscina ou jacuzzi. Então, pode levar roupa de banho e uma muda de roupa para trocar.
Fora isso, não há nada que você irá precisar que não encontrará no barco, pois a alimentação é incluída e você terá bebidas à venda.
Não esqueça de estar com internet para compartilhar as paisagens incríveis que irá ver. Eu fui com a internet da O MEU CHIP e funcionou perfeitamente (e ainda tem desconto com o cupom LUPORAI). Agora é só aproveitar.
COMO É O CRUZEIRO PARA HALONG BAY
No meu caso, e geralmente é assim, o cruzeiro começa com a van passando no seu hotel, de manhã, entre 8 e 9 horas da manhã. Halong Bay fica a uma distância de cerca de 180 km, então, a viagem durará uma 3 horas.
Antes de chegarmos à Halong Bay, paramos em uma fazenda de pérolas. Uma parada bem turística, para nos mostrar como funciona a produção de pérolas, bem comum nessa região. Lá tem muitas joias e produtos derivados para venda.
O BARCO
Confesso que quando cheguei na marina e olhei para vários barcos que estavam lá atracados, pensei que iria em um muito mais simples. Isso porque escolhi o pacote mais barato. Mas, para a minha surpresa, o barco era muito bonito e confortável.
O barco tem 3 andares, fomos divididos em 2 grupos, um grupo no primeiro e outro no segundo. Isso porque os 2 andares são andares de restaurante.
O terceiro andar é aberto, lá tem mesas, cadeiras, espreguiçadeiras eu uma jacuzzi. É o lugar ideal para relaxar e apreciar a vista.
PROGRAMAÇÃO DO CRUZEIRO
O cruzeiro de um dia tem uma programação bem variada. Assim que embarcamos já vamos para o almoço, que é incluído, e que é muito bem servido por sinal. Você pode escolher entre frutos do mar, carne ou vegetariano.
Os pratos são servidos na mesa, compartilhados, e vem muita variedade e muita comida. E tudo estava delicioso.
A primeira atividade é uma parada na ilha Ti Top island, uma ilha pequenininha que tem um mirante que pode ser acessado subindo 400 degraus. E já adianto que cada degrau vale a pena. Ali temos 45 minutos, e quem ainda quiser, pode tomar um banho de mar.
A segunda atividade do cruzeiro é um passeio que você pode escolher se quer fazer de caiaque, de bamboo boat (um barquinho típico) ou também de speed boat (barco a motor, esse tem um custo de 10 dólares).
Nós escolhemos o bamboo boat por ser mais típico do local. O passeio é divertido, passa por uma pequena caverna e tem uma paisagem absurdamente linda.
A terceira e última parada do tour é na Surprise Cave, uma caverna que faz jus ao nome. É a maior e mais visitada caverna de Halong Bay, com uma passarela em seu interior de cerca de 800 metros.
É difícil não se impressionar com a imensidão do interior da caverna ao entrar nela. Todo o caminho é demarcado e te leva aos 3 principais salões. Nela você observa formações milenares de estalactite e estalagmites. É impressionante.
De volta ao barco, já ao entardecer, já vamos navegando em direção à marina. Ainda são servidos frutas e biscoitos, acompanhadas de suco ou vinho. Quem quiser ainda pode aproveitar o happy hour dos coquetéis, onde você compra dois e ganha um.
Saindo do barco, embarcamos no ônibus e chegamos à Hanói lá pelas 9 horas da noite.
VALE A PENA O CRUZEIRO DE UM DIA?
Quando marcamos o cruzeiro a maior dúvida era se valeria a pena fazer o bate e volta, ou se ficaria um passeio corrido demais.
Mas, depois de feito, digo que valeu muito a pena. Não tivemos a impressão de ficar um tour corrido demais e conseguimos aproveitar tanto as atividades, quanto relaxar e aproveitar o barco.
Minha recomendação é: se você tiver tempo e estiver disposto a investir um pouco mais, faça um cruzeiro maior e tenha a experiência de dormir em Halong Bay. Do contrário, esse passeio já valerá a pena.