Hanói, a caótica capital do Vietnã
Vietnã sempre fez parte dos meus sonhos de viagem, e durante a minha viagem de volta ao mundo, consegui incluir esse país dos desejos no roteiro.
Hanói fica no norte do Vietnã, e é uma cidade com influencias chinesa e francesa, super populada, barulhenta, caótica, e muito interessante. É uma cidade que contrasta o caos com a chuva de sorrisos vietnamitas e o barulho constante de buzinas com cafés charmosos. Vá com o coração aberto porque Hanói tem muito a oferecer.
VISTO PARA O VIETNÃ
Antes de comprar sua passagem não esqueça de solicitar o visto para o Vietnã. Ele é feito on-line, preenchendo um formulário. A princípio, parece meio chatinho de preencher, mas respondendo tudo com calma e com a ajuda de um tradutor dá tudo certo.
O custo é de 25 dólares e é pago on line ao final do preenchimento. O visto demora cerca de 3 dias para ficar pronto. Sempre dê uma olhada no site para ver se já ficou disponível, pois o nosso não foi enviado para o e-mail.
Atente-se de que, ao preencher o formulário, você já deve saber a data de entrada e saída do país, inclusive por qual fronteira você irá chegar e sair (existe uma lista com os nomes). Não é necessário anexar nenhum documento que comprove, como passagens, mas você já deve saber.
Para encontrar passagens aéreas baratas para o Vietnã, acesse o site VAI DE PROMO. E viajantes que me acompanham tem desconto com o cupom LUPORAI.
SEGURO VIAGEM PARA O VIETNÃ
Apesar de não ser obrigatório, o seguro viagem é altamente recomendável para qualquer viagem. E no Vietnã não é diferente. Um pequeno acidente pode acabar com sua viagem e também com o seu orçamento.
Além disso, o seguro também te deixa mais tranquilo em relação ao extravio de bagagem e outros contratempos que você pode ter.
Para fazer a cotação do seu seguro, acesse o SITE DA REAL SEGUROS, e para garantir seu desconto, use o cupom LUPORAI.
DINHEIRO NO VIETNÃ
O Vietnã é um país considerado barato, a capital Hanói ainda possui preços um pouco mais elevados do que o restante do país, mas mesmo assim os preços são convidativos para os brasileiros.
A moeda do Vietnã é o Dong Vietnamita, e prepare-se para números grandes, pois as moedas vão de 1000 a 500.000 dongs.
Minha recomendação para o Vietnã, assim como para todas as viagens internacionais, é levar um cartão com conta global. Eu uso o da NOMAD, com ele, você consegue fazer os pagamentos independente do país onde estiver, e também consegue sacar em qualquer caixa eletrônico.
Se você ainda não tem seu cartão, abra sua conta, é gratuito, e com o cupom LUPORAI você ainda recebe cashback na sua primeira remessa.
QUANDO VISITAR HANÓI
Se você prefere temperaturas amenas e menos chuvas, os meses de novembro a abril são os mais indicados. Nesse período, o clima é seco e ensolarado, perfeito para explorar a cidade a pé e participar de diversas atividades ao ar livre.
No entanto, se você não se importa com um pouco de chuva e quer aproveitar preços mais baixos, os meses de maio a outubro podem ser uma ótima opção.
Já, nos meses de verão, que vão de julho a agosto o clima pode ser bastante quente e úmido, então prepare-se para o calor!
ONDE SE HOSPEDAR
Hanói é uma cidade grande, mas se você não quer errar na localização da sua hospedagem, reserve seu hotel na Old Quarter, que é a cidade antiga.
Aliás, é lá que você vai observar as peculiaridades e cenas quase que caricatas do Vietnã, como os becos estreitos, os passeios em triciclo (movidos à pedal), restaurantes praticamente nas ruas com cozinhas a céu aberto, vendedores com chapéus típicos e muitas outras cenas.
Estar na Old Quarter pode soar estressante, o trânsito e as buzinas são constantes, mas confie em mim, isso faz parte do entretenimento e chega a ser engraçado. Fora que você estará a passos de muitas atrações.
Eu me hospedei em um hotel chamado Milton Boutique Hotel, bem simples, mas que atendeu por estar bem localizado. Não sei se é suficiente para recomendá-lo, mas, para poucos dias foi ok.
O QUE FAZER EM HANOI
FOOD TOUR EM HANOI
Se tem algo que realmente foi marcante para mim em Hanói foi a gastronomia. E não estou só falando no sentido de sabores não. As diferenças gastronômicas em Hanói são enormes.
Como de praxe, fizemos um food tour (algo que recomendo ser feito em todos os destinos de viagem). E esse nosso tour simplesmente começou as 4 horas da madrugada. Mas calma que tem uma explicação.
Começando nesse horário conseguimos entender como são os bastidores da cidade, de onde vêm boa parte da comida que alimenta a todos, conseguimos ver como os mercados funcionam (e não param), e foi extremamente interessante.
Foi um tour privativo e nossa guia nos explicava absolutamente tudo sobre a cena alimentar de Hanói. Além de conhecer muitos mercados, restaurantes locais e lugares praticamente escondidos, também provamos várias comidas típicas, como o Bahn Mi, o Pho, o Egg coffee e o Salted coffee.
Mas já alerto, o tour pode chocar pelas diferenças culturais, e temos que respeitar isso. A maneira como eles lidam com alimentos, principalmente com as carnes, nos choca um pouco. Há também muitos alimentos que não estão nos nossos pratos, como sapos, caramujos e minhocas do mar.
O tour tem a duração aproximada de 4 horas e é privativo.
Quem faz: A chef´s Tour
Quanto custa: 75 dólares por pessoa.
TRAIN STREET
É uma rua estreita cheia de cafés ao redor do trilho do trem, fica bem pertinho da old quarter e o trem passa muito perto dos cafés. Quando digo muito perto, é perto de verdade.
A maioria dos cafés tem os horários do trem nos cardápios, mas perguntando para qualquer um dos moradores eles saberão te informar.
Antes do trem passar soa um aviso e a movimentação já começa para garantir que ninguém está fora da área de segurança. Só quem fica ali são os clientes, quem não está sentado, tem que ir para o lado de fora da rua, que é fechada.
Fui pela manhã e também a noite, de manhã é bem mais tranquilo e vazio. À noite já fica lotada, mas fica toda iluminada e mais bonita. Vale a pena pagar um café ou uma cerveja superfaturada para ter a experiência.
BEER STREET
A rua mais animada da Old Quarter, repleta de bares, música alta, mesas ao ar livre e garçons te convencendo a ir para seus bares. A beer street é parada obrigatória para se divertir e garantir algumas risadas observando o movimento.
A dica é negociar com o garçom que te aborda antes de escolher o bar, porque muitas vezes eles te ofertam um happy hour no estilo “compre 2 e ganhe 1”, mas acabam aceitando o “compre 1 e ganhe outro”.
Se você quiser ver como foi nossa noite (um tanto quanto aleatória) na beer street, dá uma olhada no nosso vídeo no youtube: Veja aqui nosso vídeo de Hanói.
LAGO HOAN KIEN
O lago fica logo ao lado da Old Quarter e é um cartão postal de Hanói. Acaba contrastando com o lado mais movimentado e bagunçado da cidade velha e trazendo uma atmosfera de tranquilidade.
O lago conta com vários cafés ao redor e também uma fotogênica ponte vermelha que leva à um templo.
MAUSOLÉU HO CHI MIN
O Mausoléu de Ho Chi Minh é um dos locais mais visitados e reverenciados do Vietnã. Construído em homenagem ao líder revolucionário e primeiro presidente do país e um dos maiores ícones da luta pela independência vietnamita. O mausoléu abriga os restos mortais de Ho Chi Minh, preservados em um sarcófago de cristal.
Além do mausoléu, o complexo abriga outros edifícios históricos, como a casa onde Ho Chi Minh viveu e trabalhou, e um museu. Acabamos não visitando o local, apenas passamos pela frente (e tinha muita fila).
Para visitar atente-se aos horários e vista-se com roupas que cubram os joelhos.
CAFÉS DE HANÓI
Se você adora cafés e está disposto a provar sabores e combinações bem diferentes, vai adorar o Vietnã, que possui o título de segundo maior produtor de café do mundo, atrás apenas do Brasil.
A cidade é cheia de cafeterias charmosas, não deixe de visitá-las e provar o famoso egg coffee (café com ovo), o Salt Coffee (café salgado), o Iogurt Coffee e tantos outros que encontrar.
Mas, apesar da estranheza que os nomes podem causar, o café com ovo é um café cremoso e doce, isso porque é feita uma espécie de gemada que se mistura ao café. O café salgado também possui uma parte cremosa e doce, apenas com um toque salgado.
E atente-se ao pedir seu café com leite, porque muitas vezes ele vem com leite condensado, o que é comum para os vietnamitas. Se quiser um café com leite tradicional, peça com fresh milk.
HALONG BAY
O destino mais famoso do Vietnã, e não é pra menos, a baía de Halong Bay é uma das 7 maravilhas do naturais do mundo. E fomos conhecer esse lugar tão especial.
Halong Bay merece um post especial, então, se quiser saber os detalhes de como conhecer, CLICA AQUI PARA LER O POST.