Kanchanaburi: o que você precisa saber
ONDE FICA KANCHANABURI
Kanchanaburi é uma cidadezinha da Tailândia que ainda não entrou na rota turística dos brasileiros. Mas, como toda cidade interessante da Tailândia, vale muito a pena ser visitada, tanto pelo seu contexto histórico quanto pela sua natureza exuberante.
COMO CHEGAR EM KANCHANABURI
Kanchanaburi fica a cerca de 130km de Bangkok, e para se chegar na cidade há algumas opções.
Você pode ir de ônibus, de trasnfer privado ou da maneira mais tradicional, que foi a escolhida por nós, que é ir de trem.
O trem sai da estação de Thon Buri, em dois horários ao dia, um pela manhã e outro às 13:55 (nossa escolha). O bilhete custa 100 bath por pessoa (cerca de 17 reais) e a viagem leva cerca de 3 horas,
Em Kanchanaburi, a estação de trem já fica em uma área central da cidade.
Para encontrar passagens aéreas baratas para a Tailândia, acesse o site VAI DE PROMO. E viajantes que me acompanham tem desconto com o cupom LUPORAI.
A PONTE DO RIO KWAI – A HISTÓRIA
Um dos motivos da cidade ser conhecida é pela sua triste história durante a segunda guerra mundial. É lá que se encontra a famosa ponte do rio Kwai, que faz parte da chamada ferrovia da morte.
A ponte foi construída por milhares de prisioneiros de guerra britânicos capturados pelos japoneses, os prisioneiros foram obrigados a construir uma ponte ferroviária em meio a selva, que passasse sobre o rio Kwai.
A ferrovia envolveu o espantoso número de cerca de 180 mil trabalhadores japoneses e 100 mil prisioneiros aliados. Mais de 100 mil pessoas morreram com as condições sub humanas do trabalho forçado.
Hoje, a ponte serve de lembrança do histórico passado e ainda preserva partes originais da construção.
O QUE FAZER EM KANCHANABURI
PONTE DO RIO KWAI – A VISITA
Visitar a ponte com certeza está no itinerário de todos que visitam Kanchanaburi. Ela fica em uma região fácil de chegar com uma caminhada ou você pode se aventurar com os diferentes transportes tailandeses.
Fique sempre informado sobre os horários em que o trem passará pela ponte, para poder ter a oportunidade de vê-lo.
A ponte também é utilizada para a travessia de pedestres, e ao longo dela existem recuos nos quais você pode ficar seguro e observar o trem enquanto ele passa.
Logo ali pertinho da ponte existe uma estação onde o trem para e no entorno há uma feirinha e muito comércio, típico de uma área turística. Também há cafeterias e restaurantes na beira do rio, com vista para a ponte.
TEMPLO CHINÊS
Apenas atravessando a ponte você já chegará em um templo chinês muito bonito e que tem livre visitação. Assim como a maioria dos templos chineses, o local é bem colorido e tem um jardim bem amplo com várias esculturas e até lugares específicos para tirar fotos.
No templo principal, não esqueça de tirar os sapatos ao entrar, e aí pode admirar as várias estátuas de Buda e diversas outras (que infelizmente não saberei contar seus significados).
CEMITÉRIO DA GUERRA
O cemitério da guerra é dedicado aos soldados que perderam suas vidas na construção da ferrovia. Inicialmente os restou mortais haviam sido deixados ao longo do caminho, mas com a identificação posterior foi possível transferi-los ao cemitério.
Lá estão enterrados cerca de 7 mil combatentes britânicos, australianos e holandeses.
O local é extremamente bem cuidado e a visita é gratuita.
MUSEU DA FERROVIA DA MORTE
Logo do outro lado da rua onde está o cemitério, encontra-se o museu. Lá estão objetos pessoais dos prisioneiros, vídeos, fotos, depoimentos e até veículos utilizados. Não cheguei a fazer esta visita.
Valor: 160 bath (cerca de 27 reais).
NIGHT MARKET
A Tailândia é o lugar ideal para se provar muita comida de rua. Em Kanchanaburi, pertinho da estação de trem tem um night market que funciona todos os dias, começando no final da tarde.
Lá tem muitas opções de comida de rua, além de barracas de roupas também. Não deixe de fazer uma visita e provar um pouco da culinária tailandesa.
CACHOEIRA EREWAN
Uma das principais atrações da cidade é o Parque Nacional Erawan, e é nele que fica a cachoeira Erawan, lugar obrigatório para os viajantes conhecerem.
Visitei a cachoeira quando estava hospedada no THE HUB ERAWAN, um hotel flutuante, que fica sob. Se quiser saber mais sobre ele tem um POST COMPLETO sobre o hotel.
E lá no THE HUB o próprio barco do hotel fazia o serviço de levar e buscar os hospedes no parque (com custo adicional de 750 bath por pesso, cerca de 130 reais).
Na verdade o local não é apenas uma cachoeira, é um parque nacional enorme e muito bem estruturado. O que surpreendeu. Lá tem área de camping com barracas, hospedagem, área para churrasco, lanchonetes e como é grande, tem até serviço de transporte com carrinhos de golfe.
Só a ida e a volta, no barco do hotel, já é um passeio lindo. Minha recomendação é não deixar para ir no período da tarde, pois o parque fecha às 16:30, e lá você precisará de tempo livre. Fomos às 11 horas e foi bem tranquilo de explorar tudo.
Minha outra recomendação é evitar ir logo após um dia chuvoso, porque em casos como esse, a cachoeira não estará com uma cor bonita e perderá muito do encanto.
Adivinha o que eu fiz? Fui logo após um dia em que choveu muito.
Chegando lá não posso mentir, fiquei bem chateada e decepcionada com o visual. A cachoeira estava com a água em uma tonalidade marrom, bem diferente do azul das fotos.
Mas como a cachoeira não é uma simples queda d´água, mas sim uma cachoeira de sete níveis (isso mesmo, sete), a decepção inicial foi quase esquecida quando chegamos ao último nível.
Ah, e prepare-se, porque é cansativo subir até o último, e faz muito calor, o que nos deixa ainda mais cansados. Do primeiro ao último nível são aproximadamente 2 km de trilha, e muita subida.
No entanto, posso afirmar que o esforço vale a pena. O último nível da cachoeira é uma queda d´água enorme, que nos hipnotiza ao olharmos. E, pra nossa alegria, pelo menos essa não tinha a água barrenta da chuva do dia anterior.
Ainda bem que não desistimos na metade do caminho.
Valor: 300 bath por pessoa (cerca de 50 reais)
TEMPLOS
Assim como toda a Tailândia, Kanchanaburi tem diversos templos budistas. Acabamos não visitando nenhum porque queríamos curtir passeios diferentes e as nossas hospedagens. E também porque ainda iremos para outras cidades e veremos muitos templos.
ONDE SE HOSPEDAR EM KANCHANABURI
Aqui eu tenho duas opções excelentes. E se você pensa que só porque estará em uma cidade menor e mais desconhecida (pelo menos para nós brasileiros), a hospedagem não será das melhores, está enganado.
E as duas opções são bem diferentes. A primeira é mais afastada da cidade e próxima da cachoeira Erawan. E é um resort bem especial, pois lá você tem a opção de ficar em um quarto flutuante, sob o rio.
Ficou curioso? Todos os detalhes dessa hospedagem estão aqui nesse post.
Já a outra opção de hospedagem é mais central e com um luxo mais clássico. Um resort de alto padrão que não tem como não te agradar. E essa hospedagem luxuosa tá nesse post aqui.
E se você está com viagem marcada para a Tailândia, dê uma olhadinha no site da TAILANDIANDO, uma empresa especializada em atender brasileiros na Tailândia. Usando o cupom LUPORAI você ainda garante seu desconto.
SEGURO VIAGEM PARA A TAILÂNDIA
Não preciso nem falar que viajar com seguro viagem é essencial não é? E estar segurado nos deixa mais tranquilos na hora de explorarmos destinos diferentes.
Se você está com viagem marcada, contrate seu seguro com a REAL SEGURO VIAGENS e use o cupom LUPORAI para ter desconto na sua contratação.
E toda a nossa viagem sem roteiro está sendo compartilhada no instagram @lu_por_ai, se quiser acompanhar essa jornada em tempo real e mais de perto, ME SEGUE LÁ.
E se você não sabe, estamos fazendo uma viagem pelo mundo sem data de retorno, visitando muitos lugares inexplorados e fora da rota do turismo comum. E toda essa viagem está sendo compartilhada no nosso canal do Youtube. Já se inscreva no Let´s Mundo para não perder nada.