Europa,  Geórgia,  Mestia

Mestia: as trilhas e montanhas da Geórgia

Talvez você nunca tenha ouvido falar em Mestia, mas te garanto que a região pouco conhecida pelos brasileiros vale a pena.

Mestia fica na Georgia, região do Cáucaso, entre a Rússia e a Turquia. É uma cidade pequena na região montanhosa de Svaneti, onde as montanhas vão de 3 a 5 mil metros. É a área mais alta habitada do Cáucaso, por isso tanta beleza natural.

mestia
Mestia, Geórgia

DE KUTAISI PARA MESTIA

Mestia foi o segundo destino da Geórgia, logo após Kutaisi, e chegamos até a cidade da maneira mais econômica, com as vans que partem de Kutaisi todos os dias.

As vans de Kutaisi para Mestia saem do terminal de ônibus que fica atrás do McDonalds. Para Mestia todos os dias elas partem às 9 horas da manhã, segundo a informação, mas na verdade elas acabaram partindo às 10 horas. A passagem custa 40 lari (80 reais) por pessoa e a viagem dura cerca de 6 horas.

Mestia é a cidade perfeita para explorar a região de Svaneti, e foi nossa base durante 6 dias.

georgia flag
Bandeira da Geórgia

PRIMEIRAS IMPRESSÕES DE MESTIA

Logo na saída da van já amamos a cidade. Sabe aquele lugar no qual você mal chega mas já se sente em casa? Então, Mestia é assim. É um pouco mágico, parece que estamos entrando em um mundo a parte, ou que estamos voltando no tempo. Só visitando para entender.

Fomos em julho, pleno verão. De dia fazia bastante calor e à noite refrescava. Mestia também é um destino de inverno, época em que a cidade fica coberta de neve (muita neve) e recebe muitos amantes de esportes de inverno por conta de suas estações de ski.

mestia
Mestia

Ao parar em Mestia e olhar ao redor você perceberá uma cidade cercada de montanhas por todos os lados. Algumas montanhas fechadas de pinheiros, outras com uma vegetação muito verde, e outras com picos nevados. É um cantinho privilegiado do mundo.

Assim que você chega em Mestia já dá de cara com construções de pedras e torres medievais, com vacas andando pelas ruas, soltas, e cachorros enormes, porém muito mansos. A cidadezinha é cheia de cafés e restaurantes charmosos, dos quais você vai se surpreender quando entrar. Isso é um pouco de Mestia.

mestia
torres Svan

ONDE SE HOSPEDAR EM MESTIA

Se você já está sonhando em conhecer Mestia, saiba que o vilarejo possui muitas pousadas. Porém, se você quiser uma opção mais confortável para deixar sua passagem pela cidade ainda mais especial, eu indico o Hotel Posta.

Aqui tem um post especial sobre o hotel de Mestia.

posta hotel
Hotel Posta

O QUE FAZER EM MESTIA

SUBIR O CABLE CAR: Mestia tem um teleférico, o Hatslavi. É uma atração simplesmente imperdível na cidade. São duas estações, o primeiro teleférico é com o carrinho aberto e ele tem uma inclinação consideravel.

Descendo do primeiro, você caminhará poucos metros e chegará à segunda estação, esta com bondinhos fechados e mais modernos. E aí vem mais subida, até chegar ao ponto principal onde haverá um restaurante/café super charmoso.

mestia
cable car
georgia
Vista do cable car

Aproveite a vista enquanto sobe ou desce do cable car, ela realmente é espetacular. E a vista do restaurante também é de cinema. Fui no verão e o verde da paisagem contrastava perfeitamente com as montanhas nevadas e o céu azul. Incrível.

Fiquei imaginando como deve ser linda a vista no inverno, com toda a paisagem branca da neve, deve ser surreal. O teleférico leva a uma estação de ski que funciona durante o inverno.

O preço para subida e descida é de 25 lari (cerca de 50 reais).

mestia cable car
café no alto
mestia
do alto do cable car

TRILHAS: Mestia é um paraíso para quem gosta de trilhas. A cidade é cercada de opções de trekking. Os mais famosos são o Glaciar Chalaadi, com dificuldade média e duração de 5 a 6 horas, e o do Lago Koruldi.

chalaadi glacier
Início das trilhas

TREKKING PARA O LAGO KORULDI: Essa foi uma caminhada na qual nos arriscamos. Não há muita informação precisa na internet e elas estavam meio confusas, como a maioria das informações nos dizia que a trilha era de cerca de 4km o trecho, arriscamos.

Já informo que esta informação não está errada, mas sim incompleta. Há a opção de subir de carro até o “início” da trilha e, de lá, fazer este percurso de cerca de 4 km. Mas, para chegar até lá, meus amigos, são horas, só de subida (se não me engano foram 4 horas).

Resolvemos fazer o percurso todo e achamos muito cansativo. A uma paisagem é espetacular, surreal de linda. Caminhamos com vista para montanhas nevadas, caminhos floridos e chalés em topos de montanha que parecem ter saído de cena de filme.

koruldi lakes
vista surreal
koruldi lakes
um café no alto da montanha

O ganho de altitude que tivemos foi de 980 metros, ou seja, subimos quase 1 km, ou seja, muita coisa. Achamos a trilha bem exaustiva, apesar de linda, e, lá em cima, faltando cerca de meia hora para chegar no lago, desistimos e voltamos.

Estávamos exaustos e tivemos a informação de que o lago em si não tem nada de mais, é pequeno. Que o que realmente vale a pena é a paisagem. Mas olha, de paisagem já estávamos muito bem servidos. Então começamos a descida.

E você se engana achando que a descida é fácil. Como é muito íngreme, temos que descer segurando o corpo o tempo todo, é puxada. Já pela metade do caminho da volta, pegamos carona com uma van que estava descendo. Nossa sorte.

koruldi lakes
trilha puxada

Ao total, caminhamos um pouco mais de 17 km e subimos mais de 900 metros. Achamos a trilha difícil pelo ganho de altitude. Lembre-se de sempre viajar com seguro viagem, para cobrir qualquer imprevisto em atividades como esta.

Há a opção de subir de carro, o preço que o carro cobra para subir e descer é de 150 lari, ou seja, cerca de 300 reais. Eu particularmente acho um absurdo esse preço, mas, aí vai de cada um.

Se você gosta de trilhas e está disposto, acho válido, pois a paisagem é linda. Mas já vai sabendo do esforço viu?

CONHECER UMA TORRE SVAN: Svan é um subgrupo de Georgianos que fala sua própria língua, considerados os guardiões das montanhas. As torres são estruturas fortificadas de defesa para os habitantes, e também para guardar os bens valiosos das famílias.

Mestia é conhecida pela grande quantidade dessas torres, e tivemos a oportunidade de conhecer uma delas, da família Ratiani.

svan tower
dentro da torre

A torre é aberta à visitação e funciona como um museu familiar. Já adianto que o melhor da visita é o senhor que nos mostra o local, que é de propriedade de sua família.

Lá nos é explicado como as famílias viviam nos tempos medievais, e conseguimos ter uma ideia da vida no século X. Nessa época as famílias viviam no subsolo da torre, junto aos animais (ovelhas, vacas e cabras). E a torre servia como mecanismo de defesa.

svan tower
Torre svan
svan tower
século X

A visita vale muito a pena, não deixem de conhecer a torre da família Ratiani quando forem à Mestia. A visita custa 10 lari (cerca de 20 reais).

IR AO CINEMA: Isso mesmo que você leu. Em Mestia tem um cinema chamado Dedé, e ele passa o mesmo filme todos os dias, em vários horários. O cinema é bem pequenininho e fica no andar de cima de um café.

O filme mostra os costumes de antigamente e se passa no vilarejo de Ushguli. Os atores do filme são todos da região e nenhum havia atuado anteriormente. Além disso, é o único filme do mundo na língua Svan, que é falada apenas nessa região.

Mesmo com todas essas peculiaridades o filme recebeu diversos prêmios, o que tornou motivo de orgulho para todos os moradores. O filme é excelente e eu achei extremamente válido assistir. Custa 20 lari (cerca de 40 reais).

cinema dede
cinema Dede
cinema dede
dentro do cinema

Descubra e reserve aqui passeios para fazer na Geórgia.

ONDE COMER EM MESTIA

A culinária georgiana é muito famosa e em Mestia e experimentamos o restaurante do hotel Posta, onde nos hospedamos, e também o Café Laila, que fica em frente à praça central.

café Laila

No restaurante do hotel pedimos o famoso Katchapuri, um prato tradicional da Geórgia. Pra quem não conhece é como se fosse um pão recheado com queijo e com uma gema no interior.

Assim que você recebe o prato, deve retirar um pedaço dele e misturar, com o calor do queijo o ovo acaba se misturando e cozinhando. É delicioso. O Katchapuri no hotel custou cerca de 30 reais.

Também provamos um vinho da casa, já que a Geórgia é considerada o berço do vinho.

katchapuri
katchapuri

Fomos mais de um dia no Café Laila, gostamos muito tanto do ambiente quanto da comida. O destaque da casa é o Kubdari, um prato típico da região chamada Svaneti. Nada mais é que um pão recheado com carne, mas o diferencial fica por conta do tempero local. O Kubdari custa cerca de 30 reais.

kubdari
Kubdari

Também provamos no Café Laila outro prato muito consumido na região, chamado Tasmijabi, que é uma mistura de batata com queijo em forma de um purê, muito gostoso. O prato custa cerca de 20 reais.

É claro que também provamos o vinho da casa no Café Laila, que, particularmente, achei melhor que o vinho do hotel.

tashmijab
no café Laila

Como dica, não deixem de visitar o Café Laila.

QUANDO VISITAR A GEORGIA

A cidade e o país podem ser visitados em qualquer época do ano. Visitamos a cidade em pleno verão e em uma época considerada alta temporada, em julho.

A região de Svaneti, onde fica Mestia, pode ser visitada durante todo o ano, durante no Verão, para caminhar, e durante o inverno, para esquiar. A estação de esqui em Svaneti começa na segunda quinzena de dezembro e termina na primeira quinzena de Abril.

O verão na Georgia vai de junho a Setembro, nessa época as temperaturas chegam aos 30 graus.

O inverno vai de novembro a março, com janeiro sendo o mês mais frio. As temperaturas nas principais cidades ficam na casa dos 10ºC, com dias de sol. Em compensação, na região montanhosa de Kazbegi os termômetros podem ficar abaixo de zero. e a região recebe muita neve, o que torna os esportes de neve ideais nessa área.

café laila mestia
Mestia

E se você não sabe, estamos fazendo uma viagem pelo mundo sem data de retorno, visitando muitos lugares inexplorados e fora da rota do turismo comum. E toda essa viagem está sendo compartilhada no nosso canal do Youtube. Já se inscreva no Let´s Mundo para não perder nada.

Gostou? E pra não perder nenhuma viagem, me segue lá no instagram @lu_por_ai

Para sua viagem:

Para já sair conectado do Brasil, é só CLICAR AQUI e solicitar o seu chip de internet.
Para reservar um carro na sua viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua reserva com a Rent Cars.
Para fazer sua reserva de passagem aérea, é só CLICAR AQUI e fazer sua pesquisa pelo Passagens Promo.
Para garantir o melhor seguro viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua cotação pela Real Seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *