Bolívia,  Roteiro Bolívia,  Roteiro e custos

O roteiro de viagem ideal pela Bolívia

A Bolívia nem sempre está nos planos principais dos viajantes, por isso mesmo as vezes é difícil de traçar um roteiro pelo país. Se a dificuldade for em planejar sua viagem, terá um problema a menos, aqui vou compartilhar meu roteiro de 14 dias pela Bolívia.

Antes de irmos ao roteiro, vale dizer que a Bolívia vai muito além do Salar de Uyuni, e que vale a pena incluir diferentes cidades no seu roteiro. Até mesmo porque são nessas cidades que conseguimos observar a verdadeira cultura boliviana.

bolivia - sucre
Cotidiano da Bolívia

Um cuidado que precisamos ter ao traçar um roteiro pela Bolívia é cuidar com a altitude das cidades. A Bolívia tem algumas cidades que são consideradas as mais altas do mundo. Chegar por uma delas ou deslocar-se direto pra uma das mais altas pode te causar, literalmente, muita dor de cabeça.

Essa dor de cabeça que pode acabar com a sua viagem é o Soroche, ou, mal da altitude. É um desconforto que pode-se sentir quando viajamos a um lugar muito alto. E além da dor de cabeça, o Soroche pode dar falta de ar, taquicardia, enjoo e tontura. Pra evitar tudo isso, sempre escolha um roteiro em que as cidades irão ganhando altitude gradativamente, assim o corpo vai aclimatando. E nunca esqueça do Seguro Saúde.

SANTA CRUZ DE LA SIERRA

A primeira cidade visitada foi Santa Cruz de la Sierra, por ser a cidade que geralmente recebe os voos mais em conta saindo do Brasil, o voo de ida e volta saindo de Curitiba ficou em torno de R$1400.

Tenho que falar que Santa Cruz me surpreendeu, separei apenas um dia para a cidade, que foi o suficiente para mudar a imagem que tinha em mente. A cidade é limpa, me senti segura e tem praças lindas.

De lá até Samaipata, a próxima cidade do roteiro, o transporte foi uma van compartilhada (custou 30 bolivianos), que saem a todo o momento do centro de Santa Cruz.

santa cruz de la sierra
praça principal de Santa Cruz
santa cruz de la sierra
Santa Cruz de la Sierra

– SAMAIPATA

Uma cidadezinha de 5 mil habitantes, mas que encanta. Samaipata tem vários cafés e restaurantes bonitinhos e a cidade é super fotogênica. Fiquei por lá 3 dias. Para procurar hospedagens com os melhores preços, indico o Agoda, é o site que sempre utilizo.

Não deixe de ir ao bar onde todo viajante frequenta, o La Boheme, conheça o mercado público e visite o El Fuerte, um sítio arqueológico super interessante.

De Samaipata peguei um ônibus noturno até Sucre, que custou 120 bolivianos. Nesse link você consegue reservar o trecho e pesquisar diversas rotas.

samaipata, bolívia
centrinho de Samaipata
el fuerte de samaipata
El fuerte de Samaipata

SUCRE

A cidade branca da Bolívia, Sucre é a capital constitucional e já encontra-se a 2800 metros de altitude. Em Sucre fiquei por 3 dias, e não recomendo menos do que isso.

Aproveite para experimentar os sabores da bolívia, como as empanadas e comidinhas diferentes que tem no mercado público. Visite o Mirador, o Convento San Felipe Nery e o Parque Cretácico, onde é possível ver pegadas de dinossauros.

Da rodoviária de Sucre saem ônibus para Potosi (link do transporte para reserva) que custam 20 bolivianos. Hora de ir para a próxima cidade.

convento de sucre
Vista do convento
parque cretácico
Parque Cretácico

POTOSI

Potosi é uma das cidades mais altas do mundo, está a 4 mil metros, muitos sentem mal estar pela altitude, nesse caso, chá e folhas de coca podem ajudar.

Em Potosi fiquei por 2 dias, a cidade não encanta logo na chegada, mas o centro da cidade, com suas ruas estreitas e montanhas ao fundo vai nos conquistando aos poucos. O ponto alto de Potosi foi a visita ao Convento de San Francisco, uma visita guiada de uma hora e meia, na qual entramos em todas as salas e temos toda a explicação. Sensacional.

A próxima cidade a ser visitada foi Uyuni, o ônibus de Potosi até o Uyuni (clique aqui para reservar) custa 40 bolivianos.

centro de potosi
Potosi

– UYUNI

Uyuni é uma cidade base para o tour do Salar. Fiquei apenas um dia na cidade, para na manhã seguinte iniciar o tour de 3 dias.

– TOUR SALAR DO UYUNI

O Tour do Salar do Uyuni é imperdível para todos que visitam a Bolívia, é um lugar único cheio de paisagens surpreendentes. Não vou me alongar muito nele porque já tem um post completinho sobre o tour, CLICA AQUI para ler. E pra fazer um orçamento é só mandar uma mensagem pra FUI GOSTEI TRIPS (seguidor ainda tem desconto).

Salar do Uyuni

– RETORNO

O roteiro terminou em Uyuni, mas o voo de retorno saía de Santa Cruz de La Sierra. Fiz o trajeto mais prático? Não, mas fiz o mais econômico que encontrei.

Do Uyuni peguei um ônibus noturno para Sucre, que custou 70 bolivianos. Da rodoviária de Sucre fui de taxi até o aeroporto (50 bolivianos) e de lá saía o voo para Santa Cruz, pela companhia aérea Amaszonas.

Em Sucre fiquei por mais um dia até o voo de volta para o Brasil.

No geral, achei que o roteiro ficou ótimo, adorei todas as cidades visitadas, cada uma com suas peculiaridades, consegui entrar em contato com a cultura boliviana e também aclimatar o corpo aos poucos devido à altitude. Quem for pra Bolívia, é só colar no roteiro.

cia Amaszonas

E pra não perder nenhuma viagem, me segue lá no instagram @lu_por_ai

Vai viajar?

Esses links podem ser úteis na sua viagem!

  • Seguro Viagem: Real Seguro Viagem cupom de desconto: LUPORAI
  • Hospedagem: Agoda, os melhores sites para procurar hospedagens
  • Passeios e atrações: CIVITATIS e GET YOUR GUIDE, site para reservar passeios pelo mundo todo
  • Passeios com guia em português: TAILANDIANDO cupom de desconto: LUPORAI
  • Passeios no nordeste: LUCK RECEPTIVO
  • Passeios na Serra Gaúcha: BROCKER TURISMO
  • Passagens pela Ásia: 12Go Asia, avião, trem, ônibus e transfer
  • Dinheiro para o exterior: NOMAD, conta internacional com CASHBACK de até 20 dólares.
  • Chip de Celular: O MEU CHIP, mantenha-se conectado em mais de 200 países, cupom LUPORAI
  • Trabalho voluntário em troca de hospedagem: Worldpackers, ganhe USD10 de desconto com o cupom: LUPORAI

2 Comentários

  • Monique

    Oi, LU, uma dúvida que eu fiquei. Você fez todos os trajetos de uma cidade a outra de ônibus, certo? Como você fez com as hospedagens? Você reservou tudo antes ou foi “achar” um lugar pra ficar quando chegava em cada cidade? Pode me dizer quanto ficou toda a viagem mais ou menos?

    • luporai

      oiiii, fiz tudo de ônibus, as estradas são lindas. As hospedagens já estavam reservadas e fiz tudo por conta. Não me lembro ao certo o valor, mas a bolívia é bem barata e um dos meus destinos preferidos da América do Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *