Resort para lua de mel em Ollantaytambo, Peru
Decidiu viajar para o Peru? Já sei, agora você está em dúvida quanto ao roteiro e ao que vale a pena visitar, não é? A boa notícia é que tenho um post prontinho sobre o ROTEIRO DA VIAGEM, e agora vou te convencer a passar uns dias nessa cidadezinha chamada Ollantaytambo.
Ollantaytambo, o nome pode ser diferente, estranho de falar e muitas vezes passa batido entre os viajantes, e muitas vezes quando não passa batido, o lugar é apenas visitado em um bate e volta. Uma pena.
Foi em Ollantaytambo que eu tive uma das melhores experiências em hospedagem da minha vida. Me hospedei no Las Qolqas Eco Resort e vou convencer vocês a estenderem a estadia na cidade e também conhecerem esse pedacinho de paraíso.
ONDE FICA
Ollantaytambo fica a apenas 80 km de Cusco, eu fui de Van coletiva e a viagem demorou cerca de 1:40h. O percurso é tranquilo e você consegue embarcar a qualquer hora. A cidadezinha fica entre Cusco e Machu Picchu, a aproximadamente 40 km da cidade inca perdida, por isso muitos passam por lá apenas de passagem.
Ollantaytambo é a cidade inca mais bem preservada do Peru, é um misto de ruas e construções com ruínas. Além de ela ficar cercada de montanhas, e pra onde você olha, se depara com ruínas. Definitivamente é uma cidade que merece uma atenção especial.
O ECO RESORT
Eu vi o Resort no Booking e achei lindíssimo. Mas nada comparado ao que ele realmente é ao vivo. O Las Qolqas fica um pouco mais retirado do centrinho da cidade, aproximadamente 2km, é necessário um taxi ou tuk tuk para chegar ao local (sim, tuk tuk é o meio de locomoção mais abundante em Ollantaytambo).
No começo achei que não seria tão interessante essa distância do centro, mas depois percebi que ela só tem a agregar.
Como o Las Qolqas é um Eco Resort, a distância do centro é primordial. O local é realmente um pedacinho do paraíso. Assim que cheguei fiquei sem reação, o local é mágico, rodeado de natureza, de montanhas, flores, e ainda por cima com um rio que passa por dentro do resort, que deixa o ambiente com um som de água corrente ao fundo e dá todo o charme ao local.
Pode melhorar? Claro. O resort é composto de chalés, e é todo sustentável. Tem uma arquitetura com muita madeira, priorizando a luz solar em todos os ambientes.
Como se não bastasse, muito da culinária do local é complementada com alimentos orgânicos provenientes da horta que eles cultivam, e o restaurante faz também o papel de uma estufa para o cultivo de alguns temperos e ervas.
Ao chegar no resort já fomos recepcionados com um welcome drink delicioso, e enquanto saboreávamos nosso drink alinhamos os horários da programação que o Las Qolqas organizou para nós. Sim viajantes, tivemos uma programação exclusiva, três dias mais do que especiais.
Dá uma olhada no vídeo pra conhecer um pouco mais da cidade:
A NOSSA PROGRAMAÇÃO
Engana-se se pensa que se hospedar em um hotel em meio à natureza é algo entediante. Nossa estadia no Las Qolqas foi comemorando nossa lua de mel e também estratégica para dar uma relaxada em uma viagem cheia de aventuras (teve até passeio de BIKE e TRILHA PRA LAGOA).
Chegamos no hotel meio da tarde, foi o tempo de nos ambientarmos, curtirmos um pouco o local e nos prepararmos para um jantar mais do que especial. Para a nossa surpresa, o jantar foi servido no Dome do Resort, de maneira exclusiva para nós.
Um local lindíssimo, uma mesa especial, com velas e lareira ao fundo, e claro, um vinho para acompanhar. O menu, composto por entrada, prato principal e sobremesa, foi preparado pelo chef de cozinha do Las Qolqas e contou com opção vegetariana (já que não como carne). O jantar foi simplesmente impecável e nos sentimos muito privilegiados. Jantar digno de lua de mel.
Já sei que você deve estar curioso para saber qual foi o menu, então vou te deixar um pouquinho curioso e vou descrever logo abaixo, quando falar da gastronomia.
No dia seguinte nossa programação com o Las Qolqas foi agitada. Começando com um café da manhã delicioso, no qual são servidos frutas, pães, café e suco na mesa e você pode escolher mais uma série de pratos do cardápio, que eles são preparados na hora.
Após o café da manhã fomos conhecer um sítio arqueológico que fica próximo ao resort, chamado Pumamarca. Fomos com um guia do próprio hotel e adoramos, ele nos encheu de informações e o passeio foi super agradável.
Voltando do passeio fizemos um almoço no restaurante do hotel que foi simplesmente maravilhoso.
A GASTRONOMIA DO LAS QOLQAS
Se você é um amante da boa culinária, o resort vai te pegar pelo estômago. E, se você não é de dar muita atenção ao cardápio dos locais, vai mudar seu conceito.
Eu sou uma dessas, geralmente nas viagens provo comidas diferentes, mas não coloco como prioridade. E me hospedando lá vi o quanto a culinária pode agregar na hospedagem. Mas, claro, lá não foi apenas um cardápio bom, foi um cardápio todo estruturado por um chef de cozinha e digno dos melhores restaurantes do Peru.
Logo no primeiro dia fomos surpreendidos pelo jantar exclusivo para nós, preparado pelo chef. Vou deixar você com vontade de provar.
A entrada foi “roll de trucha ahumada” (truta defumada); o prato principal foi carne de alpaca, purê de batata roxa e alho poró, para a opção vegana a carne de alpaca foi substituída por cogumelo empanado e a sobremesa foi um cheescake de chocolate. Tudo estava tão perfeito quanto à apresentação dos pratos.
O café da manhã é todo fresco, composto de pães, frios e frutas cortadas. E recebemos um menu para escolhermos o que mais gostaríamos de provar. Desse modo, tudo é preparado na hora e servido fresquinho.
O almoço não poderia ser diferente, é composto por entrada, prato principal e sobremesa. Sempre com uma opção vegetariana e com a apresentação incrível.
Seguindo a mesma linha, o Las Qolqas conta com um bar especializado em bebidas típicas, provei algumas delas e o que percebi de diferente é que lá, tudo o que pode ser feito artesanalmente, é feito. Nada de xaropes prontos, tudo ali é o mais natural e orgânico possível, incluindo o famoso Pisco. Não deixe de provar o Chilcano de Kion. O bartender deles sabe o que faz.
O SPA DO RESORT
Tivemos uma tarde digna de rei e rainha. Um circuito romântico andino, todo feito no SPA.
O circuito começou com uma sauna, em uma sauna super charmosa do hotel, e logo após a sauna fomos para o ofurô.
O ofurô do Las Qolqas é como aqueles dos filmes românticos. estava com pétalas de rosas, olhando para um lado você via um rio cheio de pedras com a água corrente passando e uma região cercada de montanhas, do outro lado os chalés que compõem o ambiente tão bem.
E para melhorar, ainda nos foi servido frutas com vinho branco. Espetacular.
Após o ofurô, colocamos nossos roupões e tivemos uma surpresa linda. As meninas do SPA fizeram uma cerimônia para nós, uma cerimônia para casais, pedindo proteção aos deuses deles e jogando todo o mal para longe. Recebemos um arranjo de flores e ao final o lançamos ao rio, simbolizando o mal que está indo embora. Foi lindo.
Como se não bastasse tudo isso, ainda finalizamos o circuito com uma massagem especial, com duração de uma hora e com óleos aromatizados. Com certeza foi um dia que será lembrado para sempre com muito carinho.
O QUE FAZER NA CIDADE
Além do Eco Resort, que já vale toda a sua visita à Ollantaytambo, a cidade é lindinha. Não deixe de passear no centrinho, admirar a arquitetura peruana, tomar um pisco e comer uma comida típica em algum dos inúmeros restaurantes ao redor da praça principal.
Além disso, visite a feirinha de artesanatos, que fica bem próxima da praça. São inúmeras barracas vendendo produtos típicos. Já digo de antemão que não é o melhor lugar para compras, pois os preços são mais altos do que em Cusco e a variedade e qualidade parece não ser tão boa assim.
Além disso, faça a caminhada à Pumamarca, mas para ir lá, vale a pena só se for com um guia, porque o sítio arqueológico é pequeno e sem uma explicação perderia um pouco do encanto.
É obrigatório visitar as RUÍNAS DE OLLANTAYTAMBO. O ingresso custa 70 soles, mas se você tem o boleto turístico, que dá direito à diversas atrações, é só apresentar o mesmo na bilheteria.
As ruínas são lindas, prepare as pernas porque são muitos degraus, mas valem muito à pena. Foi o lugar mais cheio que visitamos em toda a viagem, mas a vista do local é incrível, tanto quanto a vista da cidade, lá do alto. Não deixe de ir.
E pra não perder nenhuma viagem, me segue lá no instagram @lu_por_ai