TOUR PELA ARMÊNIA
O MAIOR TELEFÉRICO DO MUNDO, MOSTEIROS E CAVERNAS.
Durante os dias que passamos em Yerevan, capital da Armênia, fizemos um tour de um dia inteiro (realmente um dia inteiro, da 7 horas da manhã às 9 horas da noite) com a One Way Tour que passou por diversos lugares da Armênia.
Mas, relembrando, antes de qualquer viagem, não esqueça de contratar um seguro viagem para poder aproveitar em paz e com segurança todas as atividades da sua viagem. E com o cupom LUPORAI você ainda garante um desconto especial.
SHAKI WATERFALL
O tour saiu às 7 horas do centro de Yerevan e, após cerca de 2 horas, chegamos em nossa primeira parada do dia que foi a Shaki waterfall, uma cachoeira de 18 metros de altura.
Tenho que fazer um parênteses para falar que a paisagem durante o trajeto faz parte do passeio, porque é linda.
Uma parada relativamente rápida na cachoeira e partimos para mais umas horinhas de van até chegarmos em uma das principais paradas do tour.
O TELEFÉRICO DE TATEV
O teleférico, chamado Wings of Tatev, está no livro dos recordes como o mais longo do mundo sem paradas e de via dupla, com 5,7km de extensão e que passa sobre um desfiladeiro de tirar o fôlego.
A viagem toda leva menos de 15 minutos e cada cabine comporta até 25 pessoas. O teleférico atravessa um desfiladeiro, passando a 320 metros acima de um vale e desembarcando no Mosteiro de Tatev.
Fomos? Não fomos. Sinto decepcionar vocês, mas acabamos optando por não ir no teleférico. Ao invés disso fizemos o trajeto de van, o qual podemos dizer que também foi belíssimo. Foi um trajeto cheio de curvas sinuosas, descidas e subidas que também dão emoção.
O motivo de termos escolhido não ir no teleférico foi o valor (sim, somos sempre muito sinceros), o preço da ida até o mosteiro custa cerca de 75 reais.
Sabem que estamos em uma viagem longa e que todos os custos a mais acabam pesando, e um teleférico não era nossa prioridade.
E pra quem quer praticidade para pagar suas atividades nas viagens, indicamos o cartão da conta global NOMAD, com ele não nos preocupamos em trocar dinheiro em casas de câmbio e isso garante uma economia extra por causa das taxas reduzidas.
Não nos arrependemos da nossa escolha, principalmente quando vimos que as cabines do teleférico chegavam lotadas, e que os passageiros fazem o trajeto todos de pé.
MOSTEIRO DE TATEV
Após o teleférico fizemos uma visita ao Mosteiro de Tatev, aqui a visita foi guiada e pudemos conhecer um pouco mais da história desse Mosteiro. Esse local data do século IX e impressiona pelos detalhes e também pela vista de onde está construído.
O mosteiro está em um local a 1600 metros de altura, entre montanhas, e a primeira igreja do Mosteiro de Tatev foi construída no século IX. Mas a igreja católica armênia começou a instalar suas bases ali bem antes, no século IV, logo que o cristianismo foi adotado pela Armênia.
Além de chegar a abrigar cerca de 600 monges, Entre os séculos XIV e XV o mosteiro foi o local de uma das primeiras e mais importantes universidades da Armênia medieval.
Satisfeitos com o mosteiro, retornamos pela mesma estrada sinuosa que vai ziguezagueando o desfiladeiro por onde o teleférico passa, mais uma oportunidade de admirar a paisagem.
PONTE SUSPENSA E CAVERNAS
Nossa próxima parada foi em Khndzoresk, e essa era a que mais estava ansiosa para conhecer. Isso porque é uma vila de cavernas, situada nas encostas de um desfiladeiro.
E para se chegar é preciso cruzar uma enorme ponte suspensa.
Começando pela ponte, que impressiona ao olharmos do alto. Eu adoro altura, mas quem não se sente confortável em lugares altos, pode não gostar muito.
Achei a ponte lindíssima, com uma vista absurda e além de tudo, divertida, porque ela balança muito conforme vamos passando por ela.
E como se não bastasse, atravessando a ponte chegamos no local que abrigava uma vila em cavernas. Dá pra imaginar que no final do século XX, Old Khndzoresk era a maior vila da Armênia Oriental? E que no início do século XVIII, a comunidade tinha 8.300 habitantes? Realmente impressionante.
O local também já contou com 27 lojas, 3 tinturarias, curtumes e 7 escolas. Hoje, o que permanece bem conservado é a igreja de pedra, St. Hripsime, que remonta ao século XVII. Mas é possível caminhar por uma infinidade de habitações em cavernas, já que existiam cerca de 2 mil delas.
Diz que em cada habitação (caverna) moravam de 12 a 25 pessoas, o tamanho da caverna dependia do status social de cada família, assim como da posição das rochas.
Enfim, esse é um daqueles locais que nos impressionamos ao visitar e ao imaginar como era a vida antigamente, em um local e com moradias tão diferentes das quais estamos acostumados a ver.
VINHO PARA FINALIZAR
Além de todas essas paradas, o tour ainda fez uma última, na vinícola Areni.
Lá tivemos uma breve explicação da guia da vinícola sobre o processo de fabricação e pudemos passar por alguns lugares da fábrica.
Após isso fomos para a área de vendas e degustação, e lá pudemos provar os vinhos. Aqui vou ser sincera e falar que não atingiu as expectativas. Foi uma parada extremamente turística, na qual haviam muitos tours e todos ficavam brigando por um lugar.
Além disso, na degustação era difícil chegar até o balcão para fazer a prova, a qual, detalhe, só era permitida 3 provas por pessoa. Não preciso nem falar que a qualidade do vinho era extremamente duvidosa, não é?
O TOUR
De uma maneira geral, o tour valeu sim a pena, a única parada que decepcionou foi a vinícola, mas de resto foi muito interessante.
Também recomendo o tour porque o deslocamento na Armênia não é tão fácil, principalmente entre cidades diferentes. Com o passeio, além de visitar os locais também ficamos sabendo da história e das curiosidades.
Em conclusão, façam o tour, conheçam Tatev, divirtam-se na ponte suspensa e imaginem como era a vida nas cavernas.
Valor: 13000 dram (cerca de 180 reais), o teleférico não está incluso.
E se você não sabe, estamos fazendo uma viagem pelo mundo sem data de retorno, visitando muitos lugares inexplorados e fora da rota do turismo comum. E toda essa viagem está sendo compartilhada no nosso canal do Youtube. Já se inscreva no Let´s Mundo para não perder nada.
Gostou? E pra não perder nenhuma viagem, me segue lá no instagram @lu_por_ai
ECONOMIZANDO NA SUA VIAGEM PARA A ARMÊNIA
- Ingressos: todas as opções de passeio em Yerevan para você escolher o seu, e com cancelamento gratuito caso os seus planos mudem.
- Cartão Internacional: com o cartão Nomad você paga a melhor cotação em moeda internacional e pode utilizar ele em mais de 180 países. E ainda com o cupom LUPORAI você pode ganhar até 20 dólares de cashback.
- Internet para sua viagem: o chip que sempre utilizo nas viagens é O MEU CHIP, clicando no link você ainda garante ele com desconto.
- Seguro Viagem: viajar segurado é obrigatório em alguns países, mas recomendado em todos eles. Com a Real você consegue comparar os melhores planos para sua viagem.
- Hospedagem: garanta a melhor tarifa em hospedagens em Yerevan.