Chiang Mai: aula de culinária e tour de comida de rua
Em Chiang Mai decidi explorar um pouco mais da cena culinária tão famosa dessa cidade. Porque a Tailândia é sinônimo de boa gastronomia, comida de rua, sabores únicos e temperos que nos conquistam.
E recomendo o mesmo para você quando visitar essa cidade do norte da Tailândia que encanta a todos. Então prepare-se para descobrir que você pode, além de aprender e provar novos sabores, se surpreender e se divertir muito com essas atividades.
Para encontrar passagens aéreas baratas para a Tailândia, acesse o site VAI DE PROMO. E viajantes que me acompanham tem desconto com o cupom LUPORAI.
MAIS QUE UMA AULA DE CULINÁRIA
Esqueça as aulas de culinária tradicionais, em Chiang Mai uma aula vira uma experiência divertida e saborosa.
Já começando pelo início. O transporte para o local está incluído, e é a oportunidade de experimentar um típico transporte tailandês, os chamados Songthaew. São uma espécie de camionete vermelhas, que eram transportes de carga, mas foram adaptadas para transportar passageiros. Nossa aula começa assim.
A primeira parada é em um mercado local, onde aprendemos um pouco sobre as frutas, temperos e estilos de arroz da região. É ótimo, porque além de aprendermos um pouco, já começamos a ficar curiosos com o que virá a seguir.
Depois do mercado, seguimos para a sede da escola, que fica a 20km de Chiang Mai, onde teremos nossa aula. Lá tive uma surpresa boa, o local possui uma horta orgânica linda com uma diversidade de temperos e alimentos fresquinhos.
É claro que ganhamos mais uma aula sobre os elementos da culinária tailandesa enquanto fazíamos um passeio pela horta com nosso guia.
ESCOLHENDO OS PRATOS
Ao todo, cada aluno faz 6 preparações. Antes da aula nos é enviada uma ficha para escolhermos os pratos que desejamos cozinhar.
E o melhor, tudo pode ser adaptado para a cozinha vegetariana. Entre os pratos que escolhi estão a papaya salad e o khao soi, preparações típicas tailandesas.
MÃO NA MASSA
Hora de confessar: eu não sei cozinhar. E quando digo isso, falo do básico. Cozinha não é meu forte, não sei preparar pratos e também não tenho paciência para cozinha. Indico fazer a aula? Com certeza, você aí que talvez não cozinhe também, vai gostar do mesmo jeito.
Com os aventais colocados vamos para nossa bancada ao melhor estilo Masterchef, e sim, a gente se sente profissional. Durante todo o tempo o pessoal da escola nos orienta e fica tirando nossas dúvidas.
Para facilitar, os ingredientes já estavam todos separados dependendo da preparação escolhida. O que me surpreendeu na organização. Aí começava a brincadeira, cortar ingredientes, usar o pilão, misturar temperos… e logo depois ir para nossos fogões.
Pratos prontos, bonitos e fresquinhos, hora de comer.
SABOREANDO NOSSOS PRATOS
Um diferencial que adorei na escola foi onde comíamos os nossos pratos. Eles tem diversas salas, como se fossem mini restaurantes, e é lá que sentamos e saboreamos as nossas obras de arte.
A aula é dividida em duas etapas, fazemos metade das preparações, vamos para nossa sala, comemos. Depois voltamos para a bancada, fazemos a outra metade, e comemos de novo.
Aqui vai uma dica de ouro: vá com fome. Porque cada preparação é um prato bem servido, e são seis preparações. Você ainda tem a opção de levar para casa o que não conseguir comer no local.
POR QUE FAZER A AULA?
Tenho vários motivos para te convencer a fazer uma aula de culinária tailandesa.
O primeiro de todos, claro, é para aprender as preparações e segredos das delícias da Tailândia.
O outro motivo é pela diversão. Com certeza você irá passar um dia diferente e muito divertido.
O terceiro motivo é que ali você consegue fazer e provar pratos típicos conforme o seu gosto e paladar. Porque você pode dosar o quanto de pimenta quer colocar, pode deixar uma preparação mais salgada, ou mais ácida, se preferir. Pode retirar frutos do mar se não gostar. Ou seja, a chance de errar é bem baixa.
E por último, para aprender um pouco sobre a cultura tailandesa, pois a culinária é algo tão importante para os tailandeses que em uma aula dessas a gente consegue perceber como o dia a dia e como a rotina das famílias está relacionada com a comida.
Onde fazer o curso: Siam Garden Cooking School
Quanto custa: 800 bath por pessoa
Se você está com viagem marcada, contrate seu seguro com a REAL SEGURO VIAGENS e use o cupom LUPORAI para ter desconto na sua contratação.
PROVANDO TODAS AS COMIDAS DE RUA
Não é novidade pra quem já me acompanha que eu amo fazer os famosos Food Tours, e na Tailândia a comida de rua é quase uma religião. Então, nada mais justo que fazer um food tour em Chiang Mai também.
No tour de comida de rua a gente encontrou a nossa guia no meio da tarde e partimos para a jornada gastronômica. E esse tour teve um diferencial de termos um carro para os participantes (8 pessoas participaram).
VISITANDO DIVERSOS LOCAIS
E como a ideia do food tour é viver e experimentar o que é local, partimos em um Songthaew (sim, o mesmo transporte da aula de culinária). Ou seja, nesse tour não tivemos que caminhar entre os restaurantes e barraquinhas.
Visitamos em torno de seis locais diferentes, e diferentes também no conceito, pois fizemos paradas em night markets, em um mercado público local, em restaurantes bem locais e em um restaurante vegano. Tudo isso rodando por Chiang Mai em nossa van privativa.
A COWBOY HAT LADY
Nossa primeira parada do tour foi em uma barraquinha de rua de um night market que ficou muito famosa. Nela, turistas se aglomeram para pedir o único prato servido: o Khao Kha Moo. O prato é uma carne de porco cozida por cerca de 3 horas, servida com arroz, conservas e um ovo.
Mas não é apenas pelo prato que os turistas visitam a barraca, muitos também querem ver quem cozinha e serve o prato, uma moça que está sempre com um chapéu de cowboy.
E todo esse movimento tem uma explicação, o apresentador de TV Anthony Bourdain esteve no local, provou o prato e elogiou para o mundo. Desde então a Cowboy virou celebridade.
MERCADO LOCAL
Uma parada muito interessante do tour foi um mercado, ao estilo dos mercados municipais do Brasil. Lá, caminhamos por vários corredores enquanto nossa guia parava nas lojas para nos explicar sobre temperos, frutas e iguarias tailandesas.
Ao final desse tour explicativo pelo mercado, chega a hora de provar vários alimentos que a nossa guia comprou por lá.
Muitas frutas diferentes, doces típicos e caseiros da região e até, pasmem, insetos. Isso mesmo, mas esqueça aquela imagem dos escorpiões de Bangkok, aqui são insetos pequenos (uma espécie de larva) que os tailandeses realmente comem. Provamos, mas não aprovamos.
SABORES ÚNICOS
Nossas paradas seguintes foram em pequenos restaurantes, todos bem simples, mas únicos. Sempre escolhidos a dedo e muito elogiados e frequentados pelos moradores da cidade.
E sempre, todos os locais visitados vinham acompanhados de uma explicação sobre a história do local e também sobre o prato. Ou seja, fazer um tour de comida de rua é a melhor maneira de saber mais sobre a cultura do local através dos sabores, além de, claro, experimentar diversos novos pratos e se divertir.
Com quem fazer o tour: A Chef´s Tour.
Quanto custa: 59 dólares.
E se você está com viagem marcada para a Tailândia, dê uma olhadinha no site da TAILANDIANDO, uma empresa especializada em atender brasileiros na Tailândia. Usando o cupom LUPORAI você ainda garante seu desconto.
E toda a nossa viagem sem roteiro está sendo compartilhada no instagram @lu_por_ai, se quiser acompanhar essa jornada em tempo real e mais de perto, ME SEGUE LÁ.
E se você não sabe, estamos fazendo uma viagem pelo mundo sem data de retorno, visitando muitos lugares inexplorados e fora da rota do turismo comum. E toda essa viagem está sendo compartilhada no nosso canal do Youtube. Já se inscreva no Let´s Mundo para não perder nada.