A casa louca do Vietnã, uma das mais bizarras do mundo
Uma casa louca no Vietnã. Será que essa hospedagem é a mais bizarra do mundo? Se não for, está na lista das mais diferentes. Ela fica em Da Lat, uma cidade serrana da região central do Vietnã.
Essa casa maluca além de ser uma atração para quem a quiser visitar, ainda serve de hotel. Já pensou se hospedar em uma casa totalmente diferente? Mas qual é a história dessa casa e o que ela tem de bizarro? Fica nesse post que você já vai saber.
INSPIRAÇÃO PARA A CASA LOUCA
A casa de hóspedes Hang Nga foi originalmente construída como um projeto pessoal pelo arquiteto vietnamita Dang Viet Nga, abrindo ao público em 1990. O artista sentia falta de expressar sua criatividade em seus trabalhos anteriores, e decidiu projetar a tal casa maluca.
A inspiração surgiu do meio ambiente natural ao redor da cidade de Da Lat, e as inspirações artísticas vieram principalmente do arquiteto Gaudi.
VISITANDO A CASA LOUCA
Casas malucas como essa sempre povoam a nossa imaginação. Eu amo conhecer lugares diferentes, criativos e que fogem do óbvio, e com certeza, esse foi um dos lugares que estará na lista dos mais diferentes que vá estive.
A casa é aberta à visitação, e o idealizador dela, inclusive, ainda mora lá. Já na entrada ficamos perdidos com tantas escadas e direções diferentes. A casa parece um labirinto.
A ideia é ir com tempo para explorar. As escadas são assimétricas, os andares são irregulares, há muitas cores, formatos e traços que se diferenciam entre si. E curiosamente tudo forma um conjunto interessante de se ver, de alguma maneira toda a loucura disforme acaba combinando entre si.
Em 2009, o edifício foi listado pelo Chinese People’s Daily como um dos dez edifícios mais “bizarros” do mundo.
Como a casa tem espaços altos e abertos, o local tem uma vista panorâmica da cidade de Da Lat, não deixe de subir as escadas e admirar a paisagem. O espaço ainda conta com uma cafeteria e uma loja de souvenirs, e na parte de trás da casa há um jardim grande ótimo para relaxar e passar um tempo.
Como uma dica prática, recomendo ir com calçados confortáveis, pois no local há muitas escadas, e a maioria delas é bem uniforme (faz parte do charme do local), e prepare as pernas porque a caminhada será longa, mas será também muito divertida.
JÁ IMAGINOU SE HOSPEDAR EM UM LUGAR ASSIM?
Pra minha surpresa, além da casa servir como um ponto turístico e de visitação de Da Lat, ela ainda é uma hospedagem. Eu não sei vocês, mas eu adoro me hospedar em lugares diferentes.
Todos os dez quartos que estão espalhados pela casa louca são temáticos, cada quarto tem o nome de um animal e representa um país: por exemplo, quarto de bambu para o Vietnã, quarto de urso para a Rússia,…
Os quartos são amplos, confortáveis e com muitos elementos de madeira para lembrar a natureza. O preço da hospedagem vão de 27 a 44 dólares a diária (valores de janeiro de 2025).
Estar hospedado na casa louca tem a vantagem de ser algo diferente, lúdico e divertido. Mas com certeza não será o local mais tranquilo, pois o dia inteiro a casa recebe visitantes curiosos. Mas, ao meu ver vale pela experiência. Não foi dessa vez que me hospedei, mas fiquei com vontade.
E você, iria gostar de se hospedar em um lugar assim?
Site: Crazy house
Visitação: 80 mil dongs (R$20)
UM POUCO SOBRE DA LAT
Da Lat é uma cidadezinha serrana que fica na parte central do Vietnã, ainda pouco conhecida pelos brasileiros. É chamada de cidade da primavera eterna, por ser muito florida e ter muitos parques de flores.
Da Lat tem herança colonial francesa, então lá você encontrará uma arquitetura bem europeia. A cidade me lembrou muito Gramado, no Rio Grande do Sul. E esse contraste com o restante do Vietnã é muito interessante, pois nunca imaginaria uma cidade assim no país.
COMO CHEGAR EM DA LAT
Viajar pelo Vietnã é muito tranquilo, fácil e barato, existem rotas de ônibus para todos os principais destinos. Cheguei em Da Lat saindo de Hoi An em um sleeping bus, um ônibus cama que é muito comum pelo Vietnã.
Pausa para falar do ônibus. Para nós é algo bem diferente, mas para os vietnamitas é o ônibus tradicional de viagem deles. Existem algumas categorias, que diferem no conforto. Ao invés de poltronas, os ônibus tem camas. São dois andares de camas, com cortinas para maior privacidade. Eu adorei a experiência.
Dá uma olhada nesse vídeo pra ter uma ideia melhor de como é o ônibus do Vietnã.
O QUE FAZER EM DA LAT
Além da Crazy House, Da Lat é uma cidade que oferece uma diversidade de parques de flores, muitos com lugares para caminhar, tirar fotos e ver as esculturas cobertas de flores.
Também é um destino de parques de aventura, esses parques ficam na natureza e você pode se até se aventurar em uma montanha russa de trenó, além de visitar diversas cachoeiras (CLIQUE AQUI PARA VER E RESERVAR ESSE PASSEIO).
Da Lat ainda possui lugares no estilo colha e pague, para quem gosta de um turismo de experiência, além de um lago com pedalinhos no centro da cidade, templos, uma infinidade de cafés e, claro, um night market cheio de opções gastronômicas.
O QUE PROVAR EM DA LAT
Se tem algo que a Ásia sabe fazer é comida de rua, e em Da Lat não seria diferente. Na cidade você encontra facilmente a pizza vietnamita, que é feita no papel de arroz. Não vá esperando uma pizza como as que conhecemos, ela é pequena, fica com uma massa bem fininha e crocante e com a cobertura que você escolher.
Algo bem diferente e comum na cidade, que você encontra no night market, são os leites vegetais, isso mesmo, eles costumam tomar leite quente, que são servidos em um saquinho com um canudo. E os sabores são: leite de soja, leite de amendoim e leite de feijão verde.
Eu provei o de feijão verde, por ser o mais diferente, ao pedir que vi que eles adicionam leite condensado no fundo do saquinho. Não vou dizer que é bom, achei o gosto um pouco estranho e não repetiria. Mas vale para provar, afinal, esse é o legal de viajar, não é?
E toda a nossa viagem sem roteiro está sendo compartilhada no instagram @lu_por_ai, se quiser acompanhar essa jornada em tempo real e mais de perto, ME SEGUE LÁ.
E se você não sabe, estamos fazendo uma viagem pelo mundo sem data de retorno, visitando muitos lugares inexplorados e fora da rota do turismo comum. E toda essa viagem está sendo compartilhada no nosso canal do Youtube. Já se inscreva no Let´s Mundo para não perder nada.
Vai viajar?
Esses links podem ser úteis na sua viagem!
- Seguro Viagem: Real Seguro Viagem cupom de desconto: LUPORAI
- Hospedagem: Agoda, os melhores sites para procurar hospedagens
- Passeios e atrações: CIVITATIS e GET YOUR GUIDE, site para reservar passeios pelo mundo todo
- Passeios com guia em português: TAILANDIANDO cupom de desconto: LUPORAI
- Passeios no nordeste: LUCK RECEPTIVO
- Passeios na Serra Gaúcha: BROCKER TURISMO
- Passagens pela Ásia: 12Go Asia, avião, trem, ônibus e transfer
- Dinheiro para o exterior: NOMAD, conta internacional com CASHBACK de até 20 dólares.
- Chip de Celular: O MEU CHIP, mantenha-se conectado em mais de 200 países, cupom LUPORAI
- Trabalho voluntário em troca de hospedagem: Worldpackers, ganhe USD10 de desconto com o cupom: LUPORAI