Armênia: o que saber antes de viajar
A Armênia ainda é pouco explorada pelos brasileiros, então antes de ir para lá, aqui estão algumas informações básicas sobre o país, que te ajudarão na sua viagem.
ONDE FICA?
A Armênia é uma ex república soviética, que fica na chamada região do Cáucasos, entre a Europa e a Ásia. Faz fronteira com a Geórgia, o Azerbaijão, o Irã e a Turquia.
Sua capital é Yerevan e a língua oficial do país é o Armeno (mas com o inglês você consegue se virar), e o alfabeto deles é diferente do nosso, ou seja, impossível entender suas letrinhas.
Yerevan é uma cidade que pode te surpreender, e muito, é uma cidade organizada, segura, arborizada e repleta de arte espalhada por todos os lados.
DOCUMENTOS PARA A ENTRADA NO PAÍS
Brasileiros não precisam de visto para entrar na Armênia, apenas passaporte válido por 6 meses. Porém, é sempre recomendável ter a comprovação de hospedagem e a passagem de saída para o país.
Outro documento que não é obrigatório na Armênia porém é recomendado para todas as viagens é o seguro viagem. Com ele você estará tranquilo se algo acontecer em relação não só a sua saúde, mas também em relação a outros contratempos como perda de mala e atraso de vôo.
Para fazer uma cotação comparando os seguros CLIQUE AQUI, e para ter desconto, use o cupom LUPORAI.
QUE MOEDA LEVAR?
A moeda da Armênia é o Dram, mas não se preocupe, você pode facilmente levar seu cartão global (eu uso e recomendo o da NOMAD) e utilizar ele para as compras.
Com o cartão Nomad você não precisa se preocupar com câmbio, ele funciona em mais de 180 países e, ao passar em alguma compra, ele automaticamente converte o valor para a moeda local.
Mas se você for daqueles que gosta de andar com dinheiro em espécie, pode usar o cartão para sacar em qualquer ATM (as maquinas de bancos que têm nas ruas).
Abrir a conta é gratuito e a cotação utilizada é o dólar comercial. Se você ainda não tem o cartão Nomad, CLIQUE AQUI para pedir o seu. E ainda pode usar o cupom LUPORAI para cashback de até 20 dólares na primeira remessa.
INTERNET NA ARMÊNIA
Não espere uma conexão maravilhosa quando você utilizar algum wifi. A internet no país é um pouco mais lenta.
Eu sempre recomendo viajar com um chip de internet internacional, assim, terá internet sempre. Eu sempre uso o chip da O MEU CHIP, com ele, mesmo ao mudar de país, continuo conectada sem precisar fazer nenhum ajuste e nem trocar de chip.
Se você precisar de internet, COTE AQUI o seu chip internacional.
COMO SE LOCOMOVER
Yerevan é uma cidade boa para caminhar. A cidade é plana, arborizada e as atrações ficam relativamente próximas umas das outras.
Fui em começo de agosto (2024) e o problema maior era o calor da cidade, que nessa época é muito quente.
Usar o transporte público não é muito simples. Há muitos ônibus e metrô, porém não há muita informação sobre as linhas. E nos ônibus tudo está escrito no alfabeto armênio.
Em um dos dias tentamos pegar um ônibus para voltar para o hostel, arriscamos um que estava indo na direção que precisávamos. E adivinha? Em duas quadras ele dobrou a esquina e já tivemos que descer.
Uma boa opção é utilizar o aplicativo de transporte deles, chamado Iandex. Mas eu recomendo instalar o aplicativo ainda no Brasil, porque ao pedir a confirmação do telefone ele te encaminha um SMS, e com o chip internacional você não receberá SMS (apenas whatsapp).
Para se deslocar para atrações mais distantes de Yerevan, recomendo ir com um tour. Muitos lugares interessantes ficam horas distantes, e um tour facilitará tanto o deslocamento quanto te ajudará a compreender toda a história dos locais.
Eu fiz um tour de um dia inteiro, que visitou diversas atrações e valeu muito a pena. Fiz com a empresa One Way tour, que é a maior operadora de tours na Armênia.
COMO CHEGAR?
Se a sua intenção é conhecer a Armênia, sugiro não simular passagens saindo do Brasil. O melhor caminho para conhecer o país é indo para a Europa, ou Turquia, e de lá pegar um voo para a Armênia.
Como estava na Geórgia, resolvi aproveitar e visitar o país, que fica bem pertinho. Fui de Tbilisi para Yerevan em uma van que leva cerca de 6 horas para fazer o trajeto e que custa cerca de 100 reais.
A imigração, nesse caso, é feita por terra, tanto para fazer a saída da Geórgia quanto para fazer a entrada da Armênia temos que sair da van e enfrentar uma fila.
FRONTEIRAS FECHADAS
Uma vez estando na Armênia você deve se atentar para aonde ir a seguir, pois existem fronteiras terrestres que são fechadas. De lá, você não pode seguir caminho nem para o Azerbaijão e nem para a Turquia por terra, pois os países não tem relações boas entre si.
Depois de visitar Yerevan, voltei para Tbilisi por terra. Ah, e não se assuste com os motoristas, tanto da Geórgia quanto da Armênia, eles são meio doidos no volante mesmo.
ONDE SE HOSPEDAR
É fato que quanto mais central (leis-se, próximo à praça da república), mais bem localizado você estará para explorar Yerevan.
Próximo à praça estão uma infinidade de restaurantes e cafés charmosos com mesas ao ar livre, praças arborizadas e com fontes de água onde as crianças brincam e diversas obras de arte e esculturas espalhadas para você observar.
É claro que, quanto melhor a localização, mais alto o valor. As hospedagens em Yerevan tem um valor amigável para nós brasileiros, mas, como nós estamos em uma viagem longa, resolvemos economizar e nos hospedamos um pouquinho mais distante.
Ficamos em um quarto privado em um hostel chamado Sweet Sleep Hostel. Bem simples, a cerca de 25 minutos caminhando do centro, mas que nos supriu durante a viagem. A diária ficou em torno de 110 reais e passamos uma semana no local.
Bom, agora que você já tem as principais informações para sua viagem, vamos descobrir o que fazer em Yerevan.
E se você não sabe, estamos fazendo uma viagem pelo mundo sem data de retorno, visitando muitos lugares inexplorados e fora da rota do turismo comum. E toda essa viagem está sendo compartilhada no nosso canal do Youtube. Já se inscreva no Let´s Mundo para não perder nada.
Gostou? E pra não perder nenhuma viagem, me segue lá no instagram @lu_por_ai
ECONOMIZANDO NA SUA VIAGEM PARA A ARMÊNIA
- Ingressos: todas as opções de passeio em Yerevan para você escolher o seu, e com cancelamento gratuito caso os seus planos mudem.
- Cartão Internacional: com o cartão Nomad você paga a melhor cotação em moeda internacional e pode utilizar ele em mais de 180 países. E ainda com o cupom LUPORAI você pode ganhar até 20 dólares de cashback.
- Internet para sua viagem: o chip que sempre utilizo nas viagens é O MEU CHIP, clicando no link você ainda garante ele com desconto.
- Seguro Viagem: viajar segurado é obrigatório em alguns países, mas recomendado em todos eles. Com a Real você consegue comparar os melhores planos para sua viagem.
- Hospedagem: garanta a melhor tarifa em hospedagens em Yerevan.