
Cinque Terre: Como conhecer esse paraíso da Itália
Um pedacinho do paraíso na Itália, pra mim essa é a melhor definição de Cinque Terre.
Um lugar ainda pouco conhecido e pouco explorado pelos brasileiros, mas unânime para quem já foi. Eu visitei a região no auge do verão, em agosto, em uma EUROTRIP que fiz, o calor estava forte (acima de 30 graus), e as atrações bem cheias, mas amei ter ido nessa época.
Se você gosta de lugares mais tranquilos, evite agosto, é mês de férias dos Europeus e, além das cidades estarem mais cheias, tudo fica mais caro. eu fui exatamente nesse mês mas não me arrependi não, pois por outro lado, o verão Europeu é cheio de vida e agito.
Vou tentar te convencer a colocar Cinque Terre em sua lista de viagens, duvida? Lê esse post até o final então.
Afinal de contas, o que é Cinque Terre?
Cinque Terre é um conjunto de cinco vilarejos que ficam em uma costa acidentada da Itália, chamada Ligúria, a 180 km de Florença, no norte da Itália. Os vilarejos são: Monterosso, Vernazza, Riomaggiore, Corniglia e Manarola. Todos possuem um cenário parecido, com casinhas coloridas, morros, ruelas estreitas e mar de águas transparentes.
Desde 1997 a região foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco, e dois anos depois foi instituído o Parque Nacional Cinque Terre, com o intuito de preservar o local.
Onde se hospedar?
É possível se hospedar nos vilarejos de Cinque Terre sim, mas… prepare o bolso e as pernas. O bolso porque as diárias são caras, tendo em vista que a oferta de hotéis é limitada e o local é muito turístico. E prepare as pernas porque o local é cheio de escadas e sobe e desce, quem vai com malas sofre um pouco para carregá-las até o hotel.
Vou contar o que eu fiz. Eu me hospedei em La Spezia, uma cidadezinha ao lado. Essa foi a cidade em que meu trem, que saiu de Roma, chegou. O que era para ser apenas uma base para visitar os vilarejos, foi uma grande surpresa: adorei a cidade.
Tive a sorte de me hospedar nos dias em que houve um evento esportivo importante de remo, então a cidade estava cheia, com música nas ruas, feiras e até fogos de artifício. Me hospedei no hostel Manin (faça sua reserva nesse link e ganhe desconto) e achei que valeu muito a pena, a diária ficou em torno de 30 euros no quarto compartilhado. Achei bem localizado, com preço bom e café da manhã.



Como ir à Cinque Terre?
Visitar as Cinque Terre é muito simples, em La Spezia há uma estação de trem. É só chegar na estação e comprar seu Cinque Terre Card, que é um cartão que lhe dá transporte ilimitado por um ou dois dias entre as vilas. O valor para 1 dia custa 16 euros, enquanto que o valor para 2 dias custa 29.
Com o Cinque Terre Card você tem acesso ilimitado de uma Terre a outra, ou seja, você pode escolher em qual ir, ir de uma a outra e voltar a que mais gostou. Isso liberado pelo período que foi adquirido, ou seja, um ou dois dias.


O transporte de La Spezia até a primeira cidade, Riomaggiore, é bem rapidinho, assim como de lá para as outras, cerca de 5 minutos. O trem já para no centro dos vilarejos, mas não ache que por isso não irá caminhar, lá é escada o tempo todo. Como fui no verão, os trens estavam relativamente cheios.
Também há a opção de ir de barco até o local, mas preferi o trem, além de ser mais econômico. Entre as terres também há trilhas para serem feitas, de uma para outra, mas é preciso checar quais estão abertas, além de verificar o nível da trilha, para saber se é compatível com o esforço que está disposto a fazer.
Um pouco das Terres
Riomaggiore: é a primeira terre para quem vem de La Spezia. Saindo do trem e caminhando por nem 5 minutos você já estará no centro do vilarejo. A rua principal de Riomaggiore é cheia de bares e restaurantes, prepare o bolso, pois esses locais mais bem localizados nessa região têm preços bem puxadinhos.



Manarola: a 5 minutos de trem a partir de Riomaggiore está Manarola. Para mim é o maior cartão postal da região, repleta de casinhas coloridas no topo de uma formação rochosa, e ainda com um mar de um azul incrível abaixo, sim, é de cinema.


Corniglia: prepare as pernas para conhecer Corniglia, ela fica a cerca de 360 degraus acima de onde o trem para. Mas acredite, o esforço compensa. Na minha ida deixei para visitar por último, sem muita expectativa, mas a vila me conquistou pelas ruelas e por parecer que voltamos ao tempo ao visitar o lugar.


Vernazza: foi atingida por enchentes e deslizamento de terra em 2011, mas não há nem sinal do ocorrido. Vernazza possui um pequeno porto e casinhas no alto de pedras rochosas.


Monterosso al Mare: é a vila mais distante para quem vêm de La Spezia. Monterosso tem um aspecto mais de praia, é mais agitada. Tem um espaço ao mar com guarda sóis milimetricamente ajeitados, onde só quem se dispõe a gastar alguns euros no aluguel pode ficar. Mas calma, tem lugar para todo mundo em Monterosso, há a parte pública também.




Quanto tempo ficar?
Eu me hospedei em La Spezia por 3 dias, em cada um deles conheci algum lugar ao redor.
No primeiro dia peguei um ônibus e fui à Portovenere, no segundo fui à Cinque Terre e no terceiro dia fui à Lerici. Mas vamos falar só sobre Cinque Terre.


Para visitar as Terres saí cedinho e peguei o trem, o bilhete você compra na hora mesmo. Voltei ao finalzinho da tarde para La Spezia e consegui visitar os cinco vilarejos.
Então, se a sua ideia é visitar as 5 terres, caminhar, fotografar e curtir um pouquinho de cada uma, te digo que em um dia dá tempo sim. Mas saiba que lá se caminha muito, há muitas escadas e ladeiras.
Agora se sua ideia é visitar as terres, sentar em um lugar para almoçar e passar um bom tempo aproveitando para comer e tomar algo; ou se você não gosta de caminhar muito em um único dia; ou se tem algum problema de mobilidade; ou ainda se sua ideia é combinar essa visita com alguma trilha; aí já indico comprar o cartão que dá acesso à dois dias e dividir sua visita.
De qualquer maneira, indo apenas um ou mais dias, a visita será incrível, o lugar é belíssimo, tem um astral muito bom, praias maravilhosas e se você gosta de fotografia, se prepara, porque as terres são extremamente fotogênicas.
E se você quer saber o que fazer na sua visita à serra gaúcha, CLICA AQUI e dá uma olhada em todas as dicas do post. E para não perder nada, me segue no instagram: @lu_por_ai.
Para sua viagem:
Para já sair conectado do Brasil, é só CLICAR AQUI e solicitar o seu chip de internet.
Para reservar um carro na sua viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua reserva com a Rent Cars.
Para fazer sua reserva de passagem aérea, é só CLICAR AQUI e fazer sua pesquisa pelo Passagens Promo.
Para garantir o melhor seguro viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua cotação pela Real Seguros.

