Ásia,  George Town,  Malásia

George Town: comida de rua e street art

George Town é a capital do estado de Penang, na Malásia. Confesso que praticamente não sabia nada sobre a cidade quando até o momento de aterrisar nela. Como assim?

Se você ainda não sabe, estamos viajando sem roteiro pelo mundo, e decidimos ir para a Malásia de última hora, a partir de um voo de Tbilisi, na Geórgia.

A cidade fica em uma ilha, mas ela se liga à parte terrestre por uma ponte, então o acesso é facilitado.

O aeroporto é relativamente longe do centro de George Town, mas existe um ônibus do transporte público que faz esse trajeto por apenas cerca de 3 reais. E foi dessa maneira que fomos até nosso hotel.

penang
ruas de George Town

DIVERSIDADE CULTURAL

E pra quem quer saber um pouco mais sobre a região, Penang é um local muito conhecido pela sua comida de rua, pela sua arte espalhada nas paredes e pela sua diversidade cultural. Vale dizer que Penang entrou para a lista de Patrimônio Mundial da Unesco em 2008.

Também é uma região multicultural, que conta com uma forte influência indiana e chinesa. E prepare-se para observar essa influência também na culinária.

Aproveitando e ainda falando sobre a diversidade cultural de Penang, ela é uma cidade na qual, ao caminhar, nos deparamos com uma diversidade de templos, tanto chineses, quanto hindus, entre outros.

templos de georgetown
templos de georgetown

QUAL MOEDA LEVAR

A moeda utilizada é o ringgit malaio, que, quando fui (agosto de 2024) estava bem próximo ao real. Um ringgit malaio estava custando cerca de 1,2 reais.

Como estamos em uma viagem longa, usamos o cartão Nomad (leia mais sobre ele aqui). Mas, se você preferir levar dinheiro em espécie, indico sempre utilizar o dólar, com ele você consegue facilmente trocar em qualquer casa de câmbio.

Mas, não é a melhor estratégia, pois a cada troca de moeda você irá perder dinheiro pela cotação utilizada.

A melhor maneira de economizar e não precisar utilizar casas de câmbio é viajar com o cartão Nomad, que você consegue utilizar no mundo inteiro e inclusive sacar dinheiro na moeda local. E quando for abrir sua conta, use o cupom LUPORAI para ter cashback na primeira remessa.

QUANDO IR PARA PENANG

A Malásia, assim como todo o sudeste asiático, sofre com o fenômeno das monções, as famosas chuvas torrenciais. E considere isso antes de planejar sua ida para o destino.

  • Dezembro à fevereiro: é a melhor época para visitar a região. É a época mais seca, com menos chuvas, e também mais fresca. Por isso também é a época onde a cidade se enche de turistas.
  • Março à agosto: é a época mais quente, onde as temperaturas ficam em torno dos 40 graus e que podem apresentar pancadas de chuva no final da tarde.
  • Setembro à novembro: é a época na qual mais se tem dias chuvosos, e as chuvas podem durar o dia todo. Ou seja, é uma época para ser evitada.
george town
George Town

Visitamos a ilha de Penang em agosto, e realmente o clima é muito quente e com a umidade muito alta, dando uma sensação constante de lugar abafado. Alguns dias houveram pancadas de chuva, mas que não duravam muito.

ONDE SE HOSPEDAR EM GEORGE TOWN

O melhor lugar para se hospedar com certeza é no centro histórico da cidade. Estando lá, você irá estar perto de todos os principais pontos da cidade e não precisará de transporte público.

Nós nos hospedamos em um hostel chamado Swing & Pillows Malabar, a localização do hostel é excelente, próximo à chinatown, mas o hostel em si é mediano.

Nosso quarto foi um quarto privativo com banheiro compartilhado. O banheiro era pequeno e bem mais ou menos, as áreas comuns eram bem quentes (esses dias foram de muito calor), e o quarto tinha apenas a cama, nada mais. Era barato, então estávamos dispostos a algo simples.

george town
centro de George Town

STREET ART

Acredito que a maior identidade de George Town seja sua arte de rua. Provavelmente você já deve ter visto em algum lugar uma foto de um dos famosos painéis da cidade.

street art georgetown
street art

As artes de rua são tão importantes para o turismo que sempre que você for pegar um mapa da cidade, elas estarão marcadas nele. Existem mapas turísticos específicos das artes de rua.

E realmente elas estão por toda a parte, em qualquer caminhada despretensiosa você irá esbarrar com elas. A maioria são caricaturas que retratam o dia a dia da cidade. E tem também as pinturas que se misturam à objetos, que, na minha opinião, são as mais legais.

street art georgetown
street art georgetown
street art georgetown
várias artes

LITTLE INDIA, CHINATOWN E ARMENIAN STREET

A Malásia tem uma influência indiana muito grande, e George Town possui uma área dedicada à India. Na little India você irá se depara com diversas lojas de artigos indianos, roupas indianas, comida de rua e muitos restaurantes indianos.

Na Little Índia é fácil de perceber que você está no bairro, tanto pelo entorno quanto pelo portal que indica que você chegou.

little india
little india

Diferente da Chinatown, onde não há indicação de chegada no bairro e a arquitetura do local, assim como as lojas, se confundem com as de todo o centro histórico de George Town. A diferença está nas placas do comércio, todas escritas em chinês.

food tour george town
food tour

Já um dos meus locais favoritos foi a Armenian Street, que na verdade não é apenas uma rua.

A região tem lojas muito legais de souvenirs, restaurantes, muitos locais oferecendo passeios em uma espécie de carrinho, mas em que ele vai pedalando, enfim, é uma região colorida, muito movimentada e cheia de vida.

armenian street
Armenian Street

MERCADOS NOTURNOS

Penang é cheia dos chamados Night Markets, ou seja, os mercados noturnos. São ruas cheias de barraquinhas de comida de rua, que ficam lotadas.

Na verdade você encontrará barracas de comida de rua espalhadas pela cidade inteira, e a todo o momento. De manhã elas também costumam ser disputadas não só por turistas, mas também por locais comendo seu arroz com frango ou noodles de café da manhã.

street food penang
comida de rua

E o legal é que a comida de rua faz parte da tradição e cultura do local, e não é só algo que atrai turistas. Os moradores de Penang não costumam cozinhar em casa, visto que os mercados são caros, e a comida de rua é prática e saborosa, além de muito barata.

TOUR DE COMIDA DE RUA

Já que estamos em uma cidade conhecida pela comida de rua, nada melhor que fazer um Food Tour, ou seja, um tour que nos apresenta as diversas comidas de rua de George Town.

Fizemos um tour com a A Chef´s Tour, que é especializada nesse estilo de tour. Nosso passeio gastronômico iniciou as 4 horas da tarde, terminando por volta de 8 horas da noite. Fomos com dois guias muito queridos que nos davam toda a explicação sobre a cultura local e a gastronomia.

a chefs tour
nossos guias

Eles sempre falam para ir com fome para o tour, e esse é um ponto que deve ser levado muito a sério. Nós comemos muito nesse dia, é muita comida. Isso que logo de início avisamos para pedirem apenas um prato ou unidade de cada comida para dividirmos. E mesmo assim foi muita coisa.

O tour começou com doces chineses que são servidos em ocasiões especiais. Os doces são lindos, delicados e suaves. Bem diferentes dos doces carregados de açúcar que o paladar brasileiro está acostumado.

Esse início foi em uma mansão da cidade, conhecida como Mansão Azul, que hoje serve de museu para Penang.

a chefs tour
tour de comida de rua

Logo após já saímos para as ruas e começamos a explorar a cidade e as melhores e mais recomendadas comidas de rua. E é ótimo ter alguém para, além de nos guiar, nos explicar sobre os alimentos.

Absolutamente tudo o que experimentamos foi nos detalhado, e pra além apenas dos ingredientes, a história desses pratos também nos foram contadas. Uma imersão impossível de ser atingida por conta.

Já adianto que minha comida favorita do tour foi um prato indiano chamado banana leaf. E não me julguem se me confundir em algum nome, pois eles são diferentes de tudo o que já ouvi falar.

a chefs tour
comidas diferentes
food tour penang
barraca de espetinhos
a chefs tour penang
aproveitando o tour

Além de comida indiana, provamos muita comida chinesa também, pois Penang é um caldeirão multicultural e a cena gastronômica tem muita influência tanto indiana quanto chinesa.

Outro ponto muito legal do tour foi que visitamos um templo chinês também e lá tivemos algumas explicações sobre religião e crenças. Foi um plus e uma surpresa muito boa para nós.

Mas voltando ao exagero gastronômico do tour, ao todo foram cerca de 15 novos sabores. Sim, novos sabores, porque todos os pratos tinham algo de diferente do que estávamos acostumados. Teve noodle, tiveram salgados, espetinhos… e até sabores que estão no guia Michelin, como uma Samosa.

michelin guide
Guia Michelin

Ou seja, foram muitos sabores e um final de tarde de muito aprendizado gastronômico, além de ser divertido e nos proporcionar conhecer mais a cultura malaia. Recomendo para todos.

Valor: 45 dólares por pessoa

Clique aqui para reservar o tour com a A Chef´s tour.

GEORGE TOWN DO ALTO

Eu sou suspeita para falar do The Top Penang porque eu adoro altura. Mas recomendo também para quem também quer apenas observar a cidade e também para quem está viajando com crianças.

Vamos às explicações, o The Top Penang é um complexo de lazer que fica no mais alto prédio da cidade. Lá você pode curtir diversas atrações, incluindo parque de dinossauros, aquário e a parte mais interessante, os observatórios.

the top penang
George Town do alto

São 3 locais bem legais para se observar a cidade do alto, no 64º andar existe uma passarela de vidro, que já te mostra um pouco do quanto é alto e já te deixa com um friozinho na barriga.

Também nesse andar você pode caminhar por uma plataforma vazada que circula o prédio pelo lado de fora. Eu adoro altura, então pra mim é uma diversão tranquila. Já quem não fica tão tranquilo com altura, deve se preparar para uma atividade mais radical.

the top penang
plataforma de vidro

E, para fechar o combo de altura, no 68º andar existe a Rainbow Skywalk, uma plataforma de vidro, curvada, que ultrapassa os limites do prédio, ou seja, avança para fora do prédio. Não deixe de ir.

the top penang
um pouco de aventura
penang
ultimo andar

Valores: a partir de 115 reais, dependendo do bilhete comprado.

CLIQUE AQUI PARA ENCONTRAR PASSEIOS NA MALÁSIA E NO MUNDO INTEIRO.

CHEW JETTY

Os chamados Clans Jetty são vilas sobre a água, construídas com palafitas. Foram construídas a partir de imigrantes chineses no ano de 1888. Na época era considerada um local de pobreza, porém hoje em dia virou uma atração turística.

Fica pertinho da região da Armenian Street, dá pra ir caminhando em poucos minutos.

chew jetty
casas em palafitas
chew jetty
chew jetty

É legal para conhecer, mas realmente acredito que perdeu um pouco da sua identidade, pois todas as casas da região em que visitamos se transformaram em comércio para turistas.

Espero ter passado um pouquinho desse destino que não é tão conhecido pelos brasileiros mas que tem muito a oferecer.

Gostou? E pra não perder nenhuma viagem, me segue lá no instagram @lu_por_ai

Para sua viagem:

Para já sair conectado do Brasil, é só CLICAR AQUI e solicitar o seu chip de internet.
Para reservar um carro na sua viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua reserva com a Rent Cars.
Para fazer sua reserva de passagem aérea, é só CLICAR AQUI e fazer sua pesquisa pelo Passagens Promo.
Para garantir o melhor seguro viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua cotação pela Seguros Promo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *