Ásia,  Langkawi,  Malásia

Langkawi: o que fazer na ilha da Malásia

Langkawi, na Malásia, você já ouviu falar? Pois então, assim como muitos brasileiros, eu nunca havia ouvido falar em Langkawi. Até que um dia, em um hostel em Tbilisi, na Geórgia, comentei que iria para a Malásia, e foi aí que me indicaram essa ilha.

Desse dia em diante, para todos que comentávamos que iríamos para George Town, a primeira pergunta passou a ser: vão para Langkawi? É claro que a ilha ainda desconhecida por nós nos intrigou e entrou no roteiro.

langkawi
Langkawi

ONDE FICA LANGKAWI

A ilha da Malásia, orgulho dos Malaios, fica ao noroeste do país. Nós nos batemos um pouco para achar informação sobre como chegar até lá, por isso resolvi compartilhar a informação em um post específico. VEJA AQUI COMO CHEGAR EM LANGKAWI.

Langkawi praticamente faz divisa com a Tailândia, e por isso muitos viajantes chegam na ilha vindos de Koh Lipe (Tailândia), ou vão para lá depois de Langkawi. Mas, como ainda não temos Tailândia no roteiro (não por enquanto), não faremos esse trajeto.

langkawi mapa
localização de Langkawi

QUANDO IR PARA LANGKAWI

Essa é uma informação que pode definir seus dias na ilha. A Malásia, assim como muitos lugares da Ásia, sofre com as famosas monções. São épocas de chuva intensa, e, obviamente, época não recomendada, ainda mais para um destino de praia.

A melhor época para programar sua viagem é de janeiro à março. E a época a ser evitada é entre setembro e outubro.

Fomos no final de agosto (2024) e pegamos muitos dias chuvosos. E não pense que é só uma chuvinha qualquer, são temporais que dão a sensação de que a ilha vai ficar em baixo d´água. Em muitos dias eles começavam de manhã e terminavam no meio da tarde, o que pode atrapalhar muito a programação, inclusive de passeios.

langkawi sunset
fim de tarde em langkawi

SEGURO VIAGEM PARA A MALÁSIA

O seguro viagem não é obrigatório para a Malásia, mas assim como em qualquer viagem, é muito recomendado. Não deixe de viajar sem seguro, ainda mais para uma região em que a gastronomia é tão diferente e onde você provavelmente fará muitas atividades aquáticas.

Pra viajar tranquilo, recomendo a REAL SEGURO VIAGEM, é com eles que sempre viajo. E ainda aplicando o cupom LUPORAI você garante desconto no seu seguro.

macacos na indonésia
macacos pela ilha

QUANTOS DIAS FICAR EM LANGKAWI

Esse é um ponto muito pessoal, nós não gostamos de viajar de forma corrida, com uma programação para cada dia, mas também sabemos que nem todo mundo tem tempo disponível. Então vamos às considerações.

Nós ficamos duas semanas em Langkawi, mas isso porque estamos em UMA VIAGEM LONGA E SEM ROTEIRO. E como também estamos criando conteúdo, sempre separamos um tempo para o trabalho. Então, a viagem tem que ser mais lenta.

langkawi malasia
praia a noite

Mas se sua viagem é de férias, eu recomendaria uns 5 dias, não menos que isso. Primeiro porque o deslocamento, dependendo de onde você virá, já diminuirá metade de um dia. Outro fator são os passeios, muitos deles são longos e você terá que ter um período do dia disponível.

Isso sem contar em dias que são interessantes não ter programação, apenas curtir a praia, o sol, talvez visitar outra praia ou outro ponto da ilha. Por isso não indicaria menos de 5 dias.

ONDE SE HOSPEDAR NA ILHA

Essa é uma questão simples de responder, se você quiser ficar perto do centrinho, da baguncinha da ilha e de onde tudo acontece, fique em Pantai Cenang.

Pantai cenang tem bem aquela vibe gostosa de praia, uma rua principal cheia de lojinhas, muitos restaurantes simples e muita comida de rua.

É de Pantai Cenang que a maioria dos brinquedos aquáticos partem. E são muitos. A praia é sempre cheia de jet ski, banana boat, parasail… e além disso, a noite é sempre agitada por lá, com apresentações na beira da praia.

langkawi ilha da malasia
noite louca de langkawi

Nos hospedamos em um hotel simples, com um preço bom e que acabou surpreendendo pelo custo benefício. Passamos nossos dias no De Lima Hotel, em um quarto com banheiro, TV, ar condicionado, chaleira elétrica e frigobar.

Além disso, o hotel ainda tinha piscina, além de ficar a praticamente uma quadra da avenida principal, e duas do mar. O valor da diária ficou em pouco menos de cem reais para o casal. As hospedagens por lá tem um valor bem amigável.

hotel em langkawi
hospedagem em langkawi

DUTTY FREE

Langkawi é uma ilha livre de impostos, o que significa que por todos os cantos você verá lojas dutty free. Os principais produtos vendidos são chocolates e bebidas alcóolicas.

Os chocolates, alguns deles, são realmente mais baratos do que estamos acostumados. E são muitas opções, comemos muito chocolate durante todos os dias em que estivemos por lá.

As bebidas alcóolicas, comparadas com o preço do Brasil, não diferem tanto (algumas sim, mas não a maioria). Mas aqui o que devemos levar em consideração é o preço das bebidas no restante da Malásia, aí a diferença se torna absurda.

dutty free langkawi
dutty free

Isso porque, sendo um país muçulmano, a bebida tem impostos muito altos e bebida com álcool se torna extremamente cara. Uma lata de cerveja, por exemplo, em Penang custava na faixa de 20 reais. Já em Langkawi você encontra por menos de 6 reais.

DIVERSIDADE NA PRAIA

Como disse anteriormente, a ilha é de maioria muçulmana, então prepare-se para muita diversidade na praia. Você verá muitas mulheres todas cobertas, inclusive para entrar no mar. Mas não se preocupe, pode levar seu biquíni que não há problema algum.

Um ponto curioso que observei é que durante o dia a praia fica praticamente vazia, o movimento começa só ao entardecer. A ilha recebe muitos visitantes chineses, e eles não gostam de pegar sol, muito menos se bronzear. Acredito que também pela população muçulmana, o calor deve ser intenso quando se está toda coberta no sol.

langkawi pantai cenang
langkawi

Falando em religião, durante seus dias na ilha você ouvirá o chamado para a reza 5 vezes ao dia. De onde você estiver irá ouvir. E nesse momento a música da praia e os shows fazem uma pausa.

Falando em shows, ao entardecer a beira da praia se transforma, alguns bares enchem a areia com puffs para os visitantes assistirem aos shows com fogos. Muitas barraquinhas são montadas para vender brinquedinhos e bugigangas e a praia ganha música e vida.

shows langkawi
shows na praia

O QUE FAZER EM LANGKAWI

Langkawi é uma ilha que oferece uma infinidade de atividades aquáticas. Vou listar abaixo algumas das que fizemos e como aproveitamos esse destino.

Mas muitas das coisas que a ilha tem a oferecer ficaram de fora. Primeiro porque, realmente, na maior parte dos dias, o clima não favoreceu. Outra porque nem tudo é prioridade para nós. E terceiro, porque como estamos em uma viagem longa, temos que colocar os valores na balança.

Uma das principais atrações da ilha é o teleférico de Langkawi, que ficou de fora. Subindo nele você consegue ter uma vista privilegiada do lugar e também aproveitar outras atrações, como pontes suspensas. Parece lindo, mas acabamos não indo.

Para quem gosta de trilha, Langkawi tem várias delas, mas que também ficaram de fora da nossa visita. Agora vamos ao que fizemos e podemos falar com propriedade.

sunset langkawi
Langkawi no entardecer

CLIQUE PARA VER TODOS OS PASSEIOS EM LANGKAWI E NO MUNDO TODO.

SUNSET CRUISE

Eu já fiz muito passeio nessa vida, mas esse surpreendeu. E não só pelo passeio em si, mas por toda a execução ser entregue com excelência. Absolutamente tudo foi entregue perfeitamente.

O sunset cruise é um passeio de barco (estilo catamarã), feito das 17 às 20 horas, para assistir ao pôr do sol. Eles oferecem transfer de ida e volta da sua hospedagem, o que ajuda muito.

O barco é muito confortável. Eu esperava algo com bancos de madeira e mais simples, mas esse superou tudo o que imaginei.

cristal yatch
barco super confortável

E desde a saída do barco, a bebida é liberada, tanto sucos, coquetéis sem álcool, com álcool e cerveja. Também está incluso jantar, e, enquanto esse não é servido, alguns petiscos são oferecidos.

Essa foi a primeira surpresa, as bebidas eram de qualidade e a comida era fresca e bem variada. Enquanto o passeio rolava, os espetinhos de carne e frutos do mar eram preparados na churrasqueira do barco.

crystal yatch holidays
churrasqueira do barco

A comida era realmente deliciosa e bem servida. Nos impressionamos com a qualidade.

E enquanto o jantar não ficava pronto, uma opção de diversão era a jacuzzi natural. Como assim? Então, na parte traseira do barco há uma rede bem grande no mar, onde o pessoal pode ficar aproveitando, sendo levado pelo barco e curtindo a água morninha da ilha. Uma delícia.

Já estava tudo perfeito, inclusive o pôr do sol, que foi incrível. Pausa para comentar que, além do pôr do sol, todas as paisagens pelo trajeto que fizemos foram de tirar o fôlego. Já achávamos que todas as surpresas boas do tour haviam terminado, mas estávamos enganados.

Ao final do pôr do sol o barco foi ganhando música e animação, e de repente, virou uma festa. Todos juntos, dançando e se divertindo. Aplausos para a tripulação que foi perfeita e muito animada.

langkawi
Langkawi
sunset cruise langkawi
tripulação animada

Conclusão, não deixem de fazer o sunset cruise.

Quem faz: Crystal Yatch Holidays

Valor: 250 MYR, aproximadamente 325 reais.

UM TOUR DE JET SKI

Devo dizer que foi a primeira vez que vi algo assim. Não, não é uma volta de jet ski, mas sim um tour de jet ski. Vou explicar.

Nesse tour saem mais jet skis com um guia. É feito um percurso pela ilha, com diversas paradas, pra banho, pra explicações sobre o lugar e até para observação de aves nativas.

Agora a informação que surpreende: são 70km rodados de jet ski e mais de 4 horas de tour. Muito mais que um simples passeio, não é?

jet ski langkawi
jet ski tour
jet ski tour
tour de jet ski

Saímos no tour da manhâ, logo após um breve briefing entramos na água e subimos no jet ski (que tinha apenas 2 semanas de uso, novinho). O passeio é sensacional, a gente vê muito da ilha por outro ângulo, para em prainhas e locais mais escondidos para banho e se diverte muito.

Como o tempo estava muito instável, horas pegamos sol, chuva, tempo nublado, foi um pouco de tudo. E nesse mix acabamos enfrentando um mar bem revolto, com ondas grandes que, enquanto estava pilotando, me desesperaram. Mas como carona eu só dava risada e aproveitava.

Não preciso nem concluir falando que o tour é muito divertido né? Uma experiência muito diferente que nunca havia imaginado fazer. E amei. Ah, e ainda tem um vídeo de drone incluído, demais mesmo.

jet ski tour
pilotando o jet
jet ski langkawi
filmagem de drone

Quem faz: Red Ray Watersports.

Valores: existem diversos pacotes, esse foi o pacote Gold (800MYR), cerca de mil reais.

PASSEIO DE CAIAQUE

Mais uma aventura para a lista de Langkawi. Pra quem ama natureza e tours diferentes esse é o ideal. Começa em uma reserva natural que fica longe de onde estávamos hospedados, mas tem transfer incluido.

Do ponto inicial, pegamos um barco e depois de uns minutos paramos em um restaurante flutuante. É lá que colocamos os coletes, temos uma breve explicação sobre como remar e embarcamos nos caiaques. Eu e o Jean escolhemos ir juntos em um caiaque duplo.

caiaque tour
nós no caiaque

Já adianto, a risada é garantida. Não foi fácil pegar o jeito de levar o caiaque para a direção certa. E depois de pouco tempo remando entramos em uma área de mangue em que temos uma área estreita para remar. Um visual absurdo e uma sensação maravilhosa de estar participando de tudo isso.

caiaque tour
na área de mangue

Durante o passeio fazemos algumas paradas para explicações sobre a ilha, a fauna e a região como um todo. É incrível estar imersa na natureza e ainda em paisagens tão diferentes das que havíamos visto até então.

Foram cerca de uma hora e meia de caiaque, e não vou mentir, cansa, e bastante. O calor também contribui para o cansaço, mas vale muito a pena. Depois de remar voltamos ao restaurante flutuante para repor as energias.

kayak langkawi
restaurante flutuante

O jantar é ao ar livre, no deck do restaurante, junto ao rio. Além da paisagem linda, a comida era simples, bem feita e saborosa (destaque para uma mango salad maravilhosa). Terminando, a van nos deixa na porta do hotel. Uma experiência incrível para a conta.

Quem faz: Dev´s adventure tours

Quanto: 270 MYR, aproximadamente 350 reais.

NIGHT MARKET

Não tem como falar de Malásia sem falar dos famosos mercados noturnos. São aquelas feirinhas de rua cheias de barracas de comidas típicas. E tem várias por toda a ilha, mas, em cada dia da semana, tem uma principal.

night market langkawi
night market

Fomos conhecer a do centro de Langkawi, região chamada de Kuah. E na chegada já nos impressionamos porque, além de grande, a feirinha estava lotada. E a gente se perde no tanto de opções gastronômicas que tem por lá.

Mas quer saber o que é melhor? Os preços são muito baratos, então isso é ótimo pra poder experimentar várias comidinhas diferentes sem pesar no bolso.

langkawi
barraca de suco
night market langkawi
barraca de espetinho

Quer um exemplo? Eu comprei 5 docinhos estilo panquequinhas recheadas, mais um espetinho de tofu, e mais uma massinha estilo massa de panqueca, tudo isso por 6 reais.

Já o Jean provou uma comida diferente, que foi aquela mesma massa de panqueca que eu peguei, mas recheada com carne de frango. E também se aventurou em um prato indiano de uma barraca que estava fazendo sucesso por ser mais excêntrica. Ele aprovou os dois. Cada um ficou por menos de dez reais.

langkawi
comida indiana

Prove também o arroz que vem enrolado em folha de bananeira (Nasi Lemak) e os diversos espetinhos que vendem em barraquinhas próprias pra isso. E bom apetite.

ALUGAR UMA SCOOTER

Foi assim que passeamos pelo centro (Kuah), conhecemos outras prainhas bem isoladas e demos a volta à ilha. Uma atração é longe da outra, e uma motinho, além de divertida, é a melhor maneira de passear para além de onde você estará hospedado.

scooter langkawi
scooter na ilha
langkawi kuah
kuah, Langkawi

Quem aluga: Kiram travel tour

Quanto custa: cerca de 35/40 MYR, aproximadamente 52 reais a diária.

ONDE COMER EM LANGKAWI

Como já disse anteriormente, a maioria dos estabelecimentos em Langkawi não vendem bebida alcoolica. Mas encontramos um bar que fica de frente para a praia que é o mais recomendado da região e resolvemos conhecer.

A dica é ir no horário do por do sol, isso porque o Yellow Beach Café é pé na areia e ainda por cima tem mesas onde você fica sentado olhando o mar. E ainda tem um cardápio bem variado de drinks e música ao vivo, tudo o que precisávamos.

yellow beach cafe
yellow beach cafe
yellow beach cafe
fim de tarde

Fomos em um final de tarde, assistimos um por do sol privilegiado, tomamos uns drinks e pedimos uma pizza. Sim, pizza, porque chega uma hora em que dá vontade de comer algo diferente da comida malaia.

yellow beach cafe
por do sol

Agora se você quer uma indicação bem local para o dia a dia, na rua principal de Pantai Cenang tem um restaurante bem simples, chamado Warung de Cenang. Fomos lá diversos dias. Os pratos são bem servidos, bem saborosos e muito baratos. E sempre tem fila, mas espere que vai valer.

warung de Cenang

Sei que o post ficou grande mas as principais informações de Langkawi estão aí.

E toda a nossa viagem sem roteiro está sendo compartilhada no instagram @lu_por_ai, se quiser acompanhar essa jornada em tempo real e mais de perto, ME SEGUE LÁ.

E se você não sabe, estamos fazendo uma viagem pelo mundo sem data de retorno, visitando muitos lugares inexplorados e fora da rota do turismo comum. E toda essa viagem está sendo compartilhada no nosso canal do Youtube. Já se inscreva no Let´s Mundo para não perder nada.

Para sua viagem:

Para já sair conectado do Brasil, é só CLICAR AQUI e solicitar o seu chip de internet.
Para reservar um carro na sua viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua reserva com a Rent Cars.
Para fazer sua reserva de passagem aérea, é só CLICAR AQUI e fazer sua pesquisa pelo Passagens Promo.
Para garantir o melhor seguro viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua cotação pela Seguros Promo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *