
Manila: o que fazer na capital das Filipinas
Manila, a metrópole que é a capital das Filipinas, está longe de ser a cidade pela qual você irá se apaixonar pela primeira vista, é uma capital de contrastes, desde as ruas históricas de Intramuros até os arranha-céus de Makati.
A cidade teve colonização espanhola, que é percebida na arquitetura, na religião predominantemente católica e até na língua. Em Manila você irá observar que muitas ruas tem nomes em espanhol e muitos moradores também.
Visitei Manila depois de passar por vários países da Ásia, e ao chegar na cidade deu a impressão de que havia saído do continente e voltado para o Brasil.
A cidade lembra muito as grandes capitais brasileiras, com prédios altos, transito pesado, muros pichados (infelizmente), enfim… é bem diferente dos outros países ao redor.

Mesmo não sendo uma cidade de amor à primeira vista, Manila merece uns dias no seu roteiro e possui muitos lugares para ser visitados e muitas peculiaridades, como suas opções de transporte. A cidade pode te conquistar.
Então se Manila está no seu roteiro, esse post vai te ajudar com diversas dicas.
Reserve aqui o seu transfer do aeroporto de Manila ao seu hotel.
QUANDO VISITAR MANILA
Manila, assim como a maioria dos países asiáticos, necessita de uma atenção especial em relação às datas para visita, pois apesar de fazer calor o ano todo, as estações são divididas entre época seca e época chuvosa.
A melhor época para visitar a cidade é de Novembro a Maio, que é a estação seca. Durante esse período os meses de Março e Abril estarão bem quentes, e é bom saber disso. Os meses mais agradáveis são os meses de Dezembro e Fevereiro, quando o calor não é tão intenso.
Já a alta temporada ocorre em Novembro e Dezembro, meses onde a cidade estará mais cheia e provavelmente a viagem ficará mais cara.
De Junho a Outubro a estação chuvosa já aparece, mas mesmo assim é possível planejar sua viagem, pois as chuvas tendem a ser fortes, porém passageiras. O mês com maior incidência de chuvas é Julho, então, evite esse período.

Visitei Manila em Março, o clima é quente e bem abafado durante o dia, fazendo um calor de aproximadamente 35 graus, porém com a sensação térmica em torno de 40 graus, o que acaba limitando um pouco os passeios ao ar livre durante o início ao meio da tarde, por ser muito quente.
DINHEIRO EM MANILA
A moeda utilizada em Manila é o Peso Filipino, se você está com viagem marcada para o país sugiro ter uma conta global, que é a melhor e mais vantajosa maneira de levar dinheiro para o exterior. Assim, você pode sacar seus pesos Filipinos em qualquer caixa eletrônico.
Recomendo sempre ter dinheiro em espécie, pois na cidade muitos locais não aceitam pagamento em cartão.
Se você ainda não tem uma conta global, CLICA AQUI para abrir gratuitamente sua conta na Nomad, e com o cupom LUPORAI você ainda ganha cashback de até 20 dólares na primeira remessa.

O QUE FAZER EM MANILA
Intramuros
É o bairro mais antigo de Manila, tem esse nome por ficar, literalmente, entre muros. Foi construído pelos espanhóis e é delimitado em todos os lados por muros grossos e altos, alguns com mais de 6 metros de altura.
A área tornou-se o centro do poder religioso, político e militar no século XVI e hoje abriga muitos prédios históricos. Intramuros é parada obrigatória para uma visita. São 51 quarteirões e 7 portões principais de entrada.
As principais atrações de Intramuros incluem a Igreja e Museu de San Agustin, o Forte Santiago, a Catedral de Manila, o Museu Casa Manila e o Santuário Rizal.

Reserve aqui um passeio histórico de bicicleta por Intramuros.
Forte Santiago
O Forte Santiago está dentro de Intramuros e pode ser visitado. No Forte há diversas estruturas que estaram da época, como um fosso e um anfiteatro. Também é possível visitar o museu de José Rizal (tido como herói nacional).
Entrada: 75 pesos filipinos (cerca de 8 reais).

Binondo: o bairro chinês mais antigo do mundo
Binondo é a movimentada Chinatown de Manila, fundada no século XV, é um centro de comércio, comida e cultura que mistura a influência chinesa com a filipina.
Visite a igreja Binondo, o templo budista Kuang Kong e o templo chinês Seng Guan. Para encontrar vendedores de frutas, iguarias chinesas, mercearias e restaurantes, passe pela rua Carvajal e pela rua Ongpin.
Na chinatown também está o Mercado Arranque, um mercado exótico que vende comidas como cobra, pombos, sapos e coelhos. Pode ser interessante para observar a diferença cultural que possuímos, mas devo dizer que, para mim, isso me choca. Passei pela frente e vi muitos coelhos, cães e outros animais em gaiolas e já nem tive vontade de entrar.

Achei a Chinatown de Manila menos interessante do que outras que já visitei, além de extremamente barulhenta e movimentada. Se tiver pouco tempo na cidade, sugiro priorizar outros lugares.
Reserve aqui um tour gastronômico guiado por Binondo.
Makati: a modernidade de Manila
Makati é um um distrito comercial, conhecido como o coração financeiro das Filipinas, conhecido por seus arranha-céus, distritos comerciais e vida noturna.
Makati é onde me hospedei (Lub D) e também a região indicada para quem visitar Manila se hospedar. Com ótimas opções de hotel e hostels, além de bons restaurantes, lojas de grife, shoppings e museu.

leia aqui: Onde se hospedar em Manila
Poblacion: a vida noturna de Makati
No coração de Makati, essa região, que era uma antiga área calma e residencial, se transformou em um destino noturno eclético, com bares, música, cultura e muita vida noturna.
Se você quer um lugar para curtir a noite com um drink em um bar ou em algum lugar para dançar, com certeza poblacion estará no seu roteiro.
Pôr do Sol na baía de Manila
Reserve um dia da sua estada em Manila para assistir ao pôr do sol e também já aproveitar para conhecer um dos maiores shoppings do mundo, o SM MALL OF ASIA. O shopping é um complexo e conta com cinema, patinação no gelo, um parque ao ar livre e até um campo de futebol na sua cobertura.
Bem na frente do shopping há um calçadão com bares, restaurantes e área de entretenimento. Lá você pode alugar bicicletas, ir na roda gigante e outros brinquedos ou apenas dar uma caminhada. No final da tarde o local fica movimentado para o espetáculo do pôr do sol.


Mercado Legazpi
O Mercado Legazpi é uma feira de domingo que foi uma surpresa boa de Manila. Fica ao lado do grande Shopping Greenbelt e lá você vai encontrar muitas barracas vendendo comida de muitos países.
Um ambiente gostoso, barracas diversas todas com comidas que pareciam muito boas e bem feitas (porque nas Filipinas nem toda comida de rua será apetitosa). Lá eu encontrei culinária tailandesa, indiana, sobremesas e comidas locais.
Vale a pena visitar o mercado, ele abre aos domingos, das 7:30 às 14 horas.

COMO SE LOCOMOVER NA CIDADE
Manila não é uma cidade simples para se locomover com transporte público. Eu sou uma pessoa que gosta de experimentar os diversos tipos de transporte, e Manila conta com vários, alguns bem inusitados.
Se você não é adepto de se aventurar, pode utilizar o Grab, o aplicativo que é semelhante ao nosso Uber. Do contrário, pode escolher entre metrô, ônibus, tuktuk ou jeepneys.

Digo que não é tão simples o transporte porque as linhas de ônibus mostradas no maps nem sempre estão corretas. O metrô não tem segredo, funciona bem. Há também espécies de tuktuk, que são uma moto com um carrinho ao lado, nesses o valor é negociado direto com o motorista.
JEEPNEYS
No transito Filipino, são os Jeepneys que chamam a atenção. Jeeps coloridos, brilhantes e chamativos que servem de transporte público. São uma atração a parte.
Os jeepneys são veículos reciclado a partir de sobras de Jeeps Willy dos EUA usados durante a Segunda Guerra Mundial. Os filipinos alongaram o veículo americano para acomodar mais passageiros e anexaram um teto para protegê-los do calor, além de deixá-los chamativos.
Hoje os Jeepneys são um meio de transporte acessível, eles possuem rotas pré determinadas. As corridas custam na faixa de 13 pesos filipinos (menos de 2 reais). Não saia das Filipinas sem a autêntica experiência de andar em um veículo desses.

ONDE SE HOSPEDAR EM MANILA
Escolher hospedagem em cidades grandes nem sempre é fácil, por isso preparei um post completo sobre onde se hospedar. Clica aqui para conferir.

Vai viajar?
Esses links podem ser úteis na sua viagem!
- Seguro Viagem: Real Seguro Viagem cupom de desconto: LUPORAI
- Hospedagem: Booking, os melhores sites para procurar hospedagens
- Passeios e atrações: CIVITATIS e GET YOUR GUIDE, site para reservar passeios pelo mundo todo
- Passeios com guia em português na Tailândia: TAILANDIANDO cupom de desconto: LUPORAI
- Passeios no nordeste: LUCK RECEPTIVO
- Passeios na Serra Gaúcha: BROCKER TURISMO
- Passagens pela Ásia: 12Go Asia, avião, trem, ônibus e transfer
- Dinheiro para o exterior: NOMAD, conta internacional com CASHBACK de até 20 dólares.
- Chip de Celular: O MEU CHIP, mantenha-se conectado em mais de 200 países, cupom LUPORAI
- Trabalho voluntário em troca de hospedagem: Worldpackers, ganhe USD10 de desconto com o cupom: LUPORAI

