O que fazer em Kutaisi na Geórgia
Kutaisi fica na Geórgia. Mas vamos começar do começo, não estamos falando dos Estados Unidos não. Essa Geórgia é um país transcontinental, na Europa Oriental e Ásia Ocidental, na região do Cáucaso. A Geórgia faz fronteira com a Rússia e com a Turquia.
Agora que já estamos localizados, vamos falar de Kutaisi. Kutaisi é a terceira maior cidade da Geórgia e é uma das cidades mais antigas e continuamente habitadas do mundo. É a capital da região, chamada de Imereti.
E antes de embarcar para a Geórgia, não esqueça de contratar seu seguro viagem (com o cupom LUPORAI você garante um desconto especial).
POR QUE KUTAISI
Kutaisi foi escolhida como uma das primeiras cidades do nosso mochilão de volta ao mundo. Sabíamos que queríamos conhecer a Geórgia, por toda a beleza natural e história que o país abriga, e Kutaisi entrou no roteiro como a primeira cidade apenas porque o voo para lá estava mais em conta do que para outra cidade.
Sim, na verdade Kutaisi nos escolheu, e nessa viagem muitos destinos serão escolhidos dessa maneira. E depois de comprado o voo começamos a ver que esta escolha havia sido muito boa.
O QUE FAZER EM KUTAISI E AO REDOR
Sanatórios Abandonados: Uma das “atrações” que mais me chamou a atenção assim que soube que iríamos para Kutaisi foi a visita aos Sanatórios Abandonados de Tskaltubo. Sei que não dá nem pra imaginar assim pelo nome, mas tá tudo explicadinho no post dedicado à esse lugar. Fomos em um tour reservado com o próprio hostel e o passeio custou cerca de 160 reais (80 GEL).
Mosteiro Ghelati: O mosteiro é um dos mais antigos da Geórgia, esse mosteiro é Patrimônio Mundial da Unesco. É um complexo de construções bem conservadas, mas por falta de sorte nossa, a Catedral principal estava em reformas e não conseguimos visitá-la.
Mesmo assim a visita foi surpreendente, pois os outros complexos tem interiores surpreendentes, com pinturas que nos fazem ficar hipnotizados. Além de o local em si ser muito bonito.
Como é um pouco distante do centro da cidade e fica em um local bem alto, a recomendação é ir de taxi ou com as vans que saem do centro. Fomos com essas vans, que é a maneira mais econômica, o trecho custa cerca de 6 reais por pessoa (3 GEL).
Na volta fomos pegos de surpresa por uma chuva e acabamos voltando de taxi, dividimos o carro com dois rapazes da China que conhecemos no mosteiro. O taxista cobrou cerca de 40 reais (20 GEL) pela corrida.
A visita ao Mosteiro Ghelati é gratuita.
Catedral de Bagrati: Um importante monumento da cultura georgiana, a Catedral de Bagrati pode ser visitada em uma caminhada a pé a partir do centro de Kutaisi. Foi construída em 1003, mas em 1692 os Otomanos a destruíram durante uma batalha.
Hoje em dia a Catedral está completamente restaurada e é um ponto imperdível de se visitar em Kutaisi. A catedral é belíssima, seu interior é impressionante e ela fica no alto da cidade, com uma vista panorâmica de Kutaisi.
A visita é gratuita.
Teleférico: No centro da cidade tem um teleférico, que fica junto à uma praça, junto à White Bridge na beira do Rio Rioni. O teleférico data de 1961, e é um pouco, como posso falar, “vintage”, para não dizer antigo.
O teleférico conecta a cidade ao um parque de diversão, mas o melhor é a vista que temos do alto, Kutaisi é uma cidade linda.
O teleférico custa cerca de 6 reais por trecho (3 GEL).
Green Bazar: um mercado imperdível que fica no centro de Kutaisi. O lugar perfeito para conhecer e comprar produtos locais. O mercado é bem grande, simples, e ótimo para se perder pelos corredores que vendem doces locais, vinhos tradicionais e ver um pouco dos produtos locais.
Fonte de Colchis: Uma fonte belíssima que fica bem no centro da cidade, em uma rotatória. Logo ao fundo se encontra o Teatro Municipal, também uma construção muito bonita. Com certeza você passará por ela em sua visita.
Cachoeira Zarati: Fica a cerca de 20 minutos de carro, fomos até a cachoeira com o pessoal do hostel (Dingo Backpackers). Chegando lá, fizemos uma trilha pequena, que passa por área de rios, ou seja, leve calçado para não machucar os pés nas pedras.
O lugar é bem bonito e o passeio foi divertido, apesar de eu não ter entrado na água da cachoeira, confesso que é muito gelada pra mim. Pra quem tiver tempo sobrando em Kutaisi, pode colocar na agenda. (cerca de 30 reais pelo hostel).
Martvili Canion: Com certeza esse foi o lugar que mais me surpreendeu nesses dias, e posso dizer que foi um dos lugares mais lindos que já vi na minha vida. Fui em um tour com o Dingo Hostel (cerca de 360 reais/180 GEL).
Os cânions ficam a cerca de uma hora de carro, visitamos alguns lugares durante o passeio e cada um ia nos surpreendendo mais do que o outro. Quando você chega ao local seus olhos não acreditam na cor das águas, é realmente impressionante.
Por mais que tente explicar e mostrar fotos, a beleza real do lugar e a dimensão só pode ser sentida visitando o local. Visitamos ao todo 4 pontos diferentes, e todos foram absurdamente lindos. Saímos início da tarde e voltamos por volta de 20 horas para o hostel.
Descubra e reserve aqui passeios para fazer na Geórgia.
ONDE SE HOSPEDAR EM KUTAISI
Durante nossa visita à cidade ficamos hospedados no Dingo Hostel. Sem dúvidas foi um dos melhores hostels que já nos hospedamos. Tanto que mereceu um post especial só sobre ele.
QUANDO VISITAR KUTAISI
Visitamos a cidade em pleno verão, no mês de Julho, e passamos sete dias na cidade. Geralmente os viajantes passam cerca de 3 dias na cidade por ela ser pequena, mas, se tiver a possibilidade, fique um tempo a mais.
Os meses mais quentes vão de maio a setembro, nesses meses faz calor na cidade e os dias são longos, escurece lá pelas 21 horas.
A Geórgia também é um destino de inverno, que vai de novembro a março, e conta com diversas estações de ski. Ou seja, você pode visitar a Geórgia durante todo o ano, basta saber se irá querer ver neve ou curtir o verão.
Gostou? E pra não perder nenhuma viagem, me segue lá no instagram @lu_por_ai