Europa,  Geórgia,  Kutaisi

O que fazer em Kutaisi na Geórgia

Kutaisi fica na Geórgia. Mas vamos começar do começo, não estamos falando dos Estados Unidos não. Essa Geórgia é um país transcontinental, na Europa Oriental e Ásia Ocidental, na região do Cáucaso. A Geórgia faz fronteira com a Rússia e com a Turquia.

Kutaisi

Agora que já estamos localizados, vamos falar de Kutaisi. Kutaisi é a terceira maior cidade da Geórgia e é uma das cidades mais antigas e continuamente habitadas do mundo. É a capital da região, chamada de Imereti.

E antes de embarcar para a Geórgia, não esqueça de contratar seu seguro viagem (com o cupom LUPORAI você garante um desconto especial).

POR QUE KUTAISI

Kutaisi foi escolhida como uma das primeiras cidades do nosso mochilão de volta ao mundo. Sabíamos que queríamos conhecer a Geórgia, por toda a beleza natural e história que o país abriga, e Kutaisi entrou no roteiro como a primeira cidade apenas porque o voo para lá estava mais em conta do que para outra cidade.

Sim, na verdade Kutaisi nos escolheu, e nessa viagem muitos destinos serão escolhidos dessa maneira. E depois de comprado o voo começamos a ver que esta escolha havia sido muito boa.

kutaisi
Kutaisi

O QUE FAZER EM KUTAISI E AO REDOR

Sanatórios Abandonados: Uma das “atrações” que mais me chamou a atenção assim que soube que iríamos para Kutaisi foi a visita aos Sanatórios Abandonados de Tskaltubo. Sei que não dá nem pra imaginar assim pelo nome, mas tá tudo explicadinho no post dedicado à esse lugar. Fomos em um tour reservado com o próprio hostel e o passeio custou cerca de 160 reais (80 GEL).

Sanatórios Soviéticos

Mosteiro Ghelati: O mosteiro é um dos mais antigos da Geórgia, esse mosteiro é Patrimônio Mundial da Unesco. É um complexo de construções bem conservadas, mas por falta de sorte nossa, a Catedral principal estava em reformas e não conseguimos visitá-la.

Mesmo assim a visita foi surpreendente, pois os outros complexos tem interiores surpreendentes, com pinturas que nos fazem ficar hipnotizados. Além de o local em si ser muito bonito.

Mosteiro Ghelati
Mosteiro Ghelati

Como é um pouco distante do centro da cidade e fica em um local bem alto, a recomendação é ir de taxi ou com as vans que saem do centro. Fomos com essas vans, que é a maneira mais econômica, o trecho custa cerca de 6 reais por pessoa (3 GEL).

Na volta fomos pegos de surpresa por uma chuva e acabamos voltando de taxi, dividimos o carro com dois rapazes da China que conhecemos no mosteiro. O taxista cobrou cerca de 40 reais (20 GEL) pela corrida.

A visita ao Mosteiro Ghelati é gratuita.

Ghelati
Mosteiro
Vista do mosteiro

Catedral de Bagrati: Um importante monumento da cultura georgiana, a Catedral de Bagrati pode ser visitada em uma caminhada a pé a partir do centro de Kutaisi. Foi construída em 1003, mas em 1692 os Otomanos a destruíram durante uma batalha.

Hoje em dia a Catedral está completamente restaurada e é um ponto imperdível de se visitar em Kutaisi. A catedral é belíssima, seu interior é impressionante e ela fica no alto da cidade, com uma vista panorâmica de Kutaisi.

A visita é gratuita.

Bagrati
Catedral de Bagrati
Catedral de Bagrati
A Catedral
kutaisi
Vista da Catedral

Teleférico: No centro da cidade tem um teleférico, que fica junto à uma praça, junto à White Bridge na beira do Rio Rioni. O teleférico data de 1961, e é um pouco, como posso falar, “vintage”, para não dizer antigo.

O teleférico conecta a cidade ao um parque de diversão, mas o melhor é a vista que temos do alto, Kutaisi é uma cidade linda.

O teleférico custa cerca de 6 reais por trecho (3 GEL).

teleférico kutaisi
Teleférico
Kutaisi
Vista do teleférico
Kutaisi

Green Bazar: um mercado imperdível que fica no centro de Kutaisi. O lugar perfeito para conhecer e comprar produtos locais. O mercado é bem grande, simples, e ótimo para se perder pelos corredores que vendem doces locais, vinhos tradicionais e ver um pouco dos produtos locais.

green bazar
Produtos locais
O mercado

Fonte de Colchis: Uma fonte belíssima que fica bem no centro da cidade, em uma rotatória. Logo ao fundo se encontra o Teatro Municipal, também uma construção muito bonita. Com certeza você passará por ela em sua visita.

Fonte de Colchis
Fonte de Colchis

Cachoeira Zarati: Fica a cerca de 20 minutos de carro, fomos até a cachoeira com o pessoal do hostel (Dingo Backpackers). Chegando lá, fizemos uma trilha pequena, que passa por área de rios, ou seja, leve calçado para não machucar os pés nas pedras.

O lugar é bem bonito e o passeio foi divertido, apesar de eu não ter entrado na água da cachoeira, confesso que é muito gelada pra mim. Pra quem tiver tempo sobrando em Kutaisi, pode colocar na agenda. (cerca de 30 reais pelo hostel).

zarati
Chegando na cachoeira
zarati
cachoeira

Martvili Canion: Com certeza esse foi o lugar que mais me surpreendeu nesses dias, e posso dizer que foi um dos lugares mais lindos que já vi na minha vida. Fui em um tour com o Dingo Hostel (cerca de 360 reais/180 GEL).

Os cânions ficam a cerca de uma hora de carro, visitamos alguns lugares durante o passeio e cada um ia nos surpreendendo mais do que o outro. Quando você chega ao local seus olhos não acreditam na cor das águas, é realmente impressionante.

martvili
Cachoeira
martvili
água cor esmeralda

Por mais que tente explicar e mostrar fotos, a beleza real do lugar e a dimensão só pode ser sentida visitando o local. Visitamos ao todo 4 pontos diferentes, e todos foram absurdamente lindos. Saímos início da tarde e voltamos por volta de 20 horas para o hostel.

canions martvili
Incrível esse lugar
canions martvili
Canions
última parada do passeio

Descubra e reserve aqui passeios para fazer na Geórgia.

ONDE SE HOSPEDAR EM KUTAISI

Durante nossa visita à cidade ficamos hospedados no Dingo Hostel. Sem dúvidas foi um dos melhores hostels que já nos hospedamos. Tanto que mereceu um post especial só sobre ele.

Dingo hostel
Dingo Hostel

QUANDO VISITAR KUTAISI

Visitamos a cidade em pleno verão, no mês de Julho, e passamos sete dias na cidade. Geralmente os viajantes passam cerca de 3 dias na cidade por ela ser pequena, mas, se tiver a possibilidade, fique um tempo a mais.

Os meses mais quentes vão de maio a setembro, nesses meses faz calor na cidade e os dias são longos, escurece lá pelas 21 horas.

A Geórgia também é um destino de inverno, que vai de novembro a março, e conta com diversas estações de ski. Ou seja, você pode visitar a Geórgia durante todo o ano, basta saber se irá querer ver neve ou curtir o verão.

Gostou? E pra não perder nenhuma viagem, me segue lá no instagram @lu_por_ai

Para sua viagem:

Para já sair conectado do Brasil, é só CLICAR AQUI e solicitar o seu chip de internet.
Para reservar um carro na sua viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua reserva com a Rent Cars.
Para fazer sua reserva de passagem aérea, é só CLICAR AQUI e fazer sua pesquisa pelo Passagens Promo.
Para garantir o melhor seguro viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua cotação pela Real Seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *