O que fazer em Praga
Praga é a capital da República Tcheca, fica situada no Leste Europeu, tem uma arquitetura incrível, é cheia de atrações culturais e ainda por cima cerveja barata. Ou seja, deve estar no seu roteiro quando o destino é Europa. Fiquei 4 dias completos na cidade, tempo suficiente para explorá-la e sentir saudades ao ir embora, e vou listar os principais pontos a serem visitados.
- Praça da Old Town:
Assim como toda boa cidade européia, Praga também possui uma Old Town (cidade velha), é um centro histórico cheio de charme, construções lindas, comércio, restaurantes e muuuuito turista. Ou seja, é onde tudo acontece.
Na praça que encontra-se o famoso Relógio Astronômico, ele é muito famoso porque mostra, além das horas, as fases da lua e o movimento das estrelas. E ainda de hora em hora ele mostra os 12 apóstolos em uma procissão (ao invés do famoso Cuco). Foi criado em 1410, e, diz a lenda que seu criador teve os olhos perfurados logo após, para não poder reproduzir tal obra em nenhum outro lugar.
Ficou curioso para ver o tal relógio? Pois é, eu também. E que nos dias em que estive na cidade ele estava coberto e em reforma, pensa na tristeza da viajante aqui.
Veja também: ROTEIRO DE UM MÊS PELA EUROPA- Carlos Bridge:
É a ponte mais antiga de Praga, e a mais famosa, sua construção começou em 1357 e é a principal ligação da cidade velha com a área do Castelo de Praga. Existem diversas outras pontes próximas à Carlos Bridge, mas ela é a mais bela de todas, e sempre cheia de turistas e artistas de rua.
Se quiser um momento em que ela esteja vazia, indico ir bem cedinho. Um dos dias em que fiquei em Praga fiz isso. Dividi a ponte com poucas pessoas e muitos fotógrafos clicando casais de noivos. Uma curiosidade é que, as esculturas barrocas ao longo da ponte são todas réplicas. As originais encontram-se expostas no Museu Nacional.
- Castelo de Praga:
O castelo está localizado em uma colina, sendo facilmente avistado de longe. É considerado o maior castelo do mundo, e no complexo estão: a Catedral de São Vito, o Palácio Real, a Torre Dalibor e a Viela Dourada.
O complexo pode ser visitado sem a necessidade de ingresso, os visitantes apenas passam pela segurança com detectores de metal. Há opções de ingressos para pontos não abertos ao púbico e para seu interior. Há a opção de dois circuitos a serem feitos, com preços diferentes (o maior custa cerca de 70 reais).
Diferente dos Castelos que estamos acostumados a ver, o Castelo de Praga na verdade é um complexo que não se parece com aqueles castelos de princesas não. A parte mais bonita do complexo é a Catedral de São Vito.
- John Lennon Wall:
O muro de John Lennon fica bem pertinho da Carlos Bridge, às margens do rio. Não é apenas uma parede colorida e grafitada, ela tem uma história por trás dos grafites, e representa amor e paz nos dias de hoje.
O primeiro desenho vêm dos anos 80, como um protesto contra o regime comunista. Mas, sempre quando havia um novo grafite, a policia da época pintava o muro de cinza. E isso gerou um movimento em que muitas pessoas começaram a colorir o muro, e até hoje ele permanece. E por que John Lennon? Como uma homenagem, pois ele representava o desejo de mudança.
- Dancing House:
É um prédio de arquitetura digamos, não convencional. Seus arquitetos tiveram a missão de representar o momento da República Tcheca após uma revolução, que marcou o final do comunismo.
O prédio é inspirado na dança e chamado de “Fred e Ginger”, um casal que estrelou diversos musicais dos cinemas. O prédio é comercial e, para quem deseja conhece-lo por dentro, há a opção de jantar no restaurante Ginger & Fred, aliás, muito renomado.
- Free Walking Tour:
Como a maioria das cidades turísticas, praga também tem um tour a pé gratuito, destes em que ao final você contribui com o valor que achar justo. Os tours não precisam de agendamento prévio e são diários, em inglês e espanhol. Têm a duração de cerca de 3 horas e vale muito a pena para entender mais da história da cidade, dos pontos turísticos e cultura.
Não deixe de…
Não vá embora de Praga sem provar as cervejas da região. O país tem o maior consumo per capita do mundo quando o assunto é cerveja, batendo a marca de 146 litros por ano, e isso incluindo toda a população (bebês, crianças, idosos…). Gente, é muita cerveja não é?
Mas acho que o que incentiva é o preço também, no centro da cidade cheguei a pagar mais caro (e bem mais caro) em uma garrafinha de água do que em meio litro de chopp, acreditem. Informação importante: lá a cerveja chama-se PIVO.
Agora falando em gostosura, prove o trdelnik, um doce típico que você encontra em todas as esquinas. É um doce com uma massa enrolada que vai açúcar e canela (lembra o pretzel) e recheado o que o cliente escolher, geralmente pode ser nutella, chocolate, geleia, ou também há a opção de colocar frutas e sorvete. Eu escolhi um com morangos e sorvete, achei ótimo.
Onde se Hospedar em Praga:
Pra saber onde passar os seus dias nesse destino incrível, é só CLICAR AQUI.
E se não quer perder nenhuma dica sobre viagem e lugares legais, é só me adicionar no instagram: @lu_por_ai