
Os caixões suspensos de Sagada
Sagada, nas Filipinas, é uma cidade pequena, de cerca de 30 mil habitantes, que fica na ilha de Luzon. Para se chegar, a maneira mais fácil é pegar um ônibus noturno, a partir da capital Manila, e encarar aproximadamente 12 horas de viagem.
DESTINO DESCONHECIDO
Sagada ainda é um destino desconhecido para brasileiros, e nem eu havia ouvido falar, até estar nas Filipinas. Foi lá que, pesquisando sobre destinos do país vi que havia uma cidade que ainda mantinha tradições culturais muito diferentes.
Para mim viajar é isso! Descobrir o diferente. Não pensei duas vezes e quis incluir Sagada no roteiro. Ps: essa é a vantagem de uma viagem longa sem roteiro definido.

Se você quer saber mais sobre Sagada, tem um post completo sobre o destino aqui.
O POVO IGOROTE
Definitivamente, o que mais chama a atenção em Sagada são os caixões suspensos nas montanhas. Uma tradição de um povo chamado IGOROTE, um grupo étnico indígena. Os Igorote acreditam em espíritos, incluindo os espíritos dos ancestrais, e realizam rituais complexos para honrá-los.
E dentre essas tradições, uma é o ritual realizado quando uma pessoa morre. Na verdade o ritual começa ainda com a pessoa em vida.
O RITUAL DA MORTE
Ainda em vida, já em uma idade avançada, o ancião escolhe o seu próprio caixão. E muitas vezes ele mesmo o constrói, utilizando madeira local e escrevendo seu nome na lateral.
Ao morrer, o corpo passava por rituais importantes e significativos para o povo. Uma dessas etapas consistia em colocar o corpo em uma cadeira (denominada cadeira da morte).
Nela, os braços eram amarrados, para o corpo ficar em posição fetal, pois acreditavam que essa posição, por imitar um feto, simbolizava o renascimento da vida após a morte. Frequentemente os ossos precisavam ser quebrados para o corpo permanecer nessa posição.

O corpo do falecido também passava por processos de defumação e lavagem, que garantiam uma demora maior no processo de decomposição.
CAIXÕES NAS MONTANHAS
Para deixar os caixões suspensos nas montanhas, os homens do povoado prendem barras de ferro nas mesmas, que vão servir de apoio para os caixões. Os caixões são deixados vazios nas montanhas, para depois receber o corpo.
O corpo é carregado até o local e, nesse processo, muitas vezes fluidos corporais escorrem do falecido. Pela crença Igorote, ter contato com esses fluidos é indicativo de sorte.
Por fim, os caixões são deixados suspensos nas montanhas, acredita-se que a elevação dos corpos é uma maneira de honrar os falecidos, aproximando-os dos deuses e dos ancestrais.
Há também quem defenda a ideia de que esses caixões permitem que os espíritos dos falecidos vigiem suas famílias. E por fim, o outro motivo é de estarem protegidos de animais e inimigos.


VISITAS AOS CAIXÕES
É possível ver de perto essa parte tão importante da história do povo Filipino. Os habitantes de Sagada fazem questão de apresentar os rituais e lendas aos visitantes.
Para que o local seja corretamente preservado, as só é possível chegar através de visitas guiadas. Com elas, os locais transmitem os valores e explicam sobre as tradições. As visitas guiadas também garantem a preservação dos locais.


Além das montanhas, existem caixões em diversas cavernas espalhadas por Sagada. A Lumian Cave é uma delas, e tive a oportunidade de ver de perto, acompanhada de uma guia local que nos tira todas as dúvidas.
CONSIDERE SAGADA
Ter a oportunidade de conhecer e ver de perto a diversidade do mundo, de crenças e rituais que transcendem a nossa compreensão é um privilégio.
E Sagada surpreende por oferecer muito mais do que o ritual dos caixões, mas também por ser uma cidade acolhedora, rodeada de natureza, cavernas, cachoeiras e campos de arroz.

Fica o convite para, em sua viagem às Filipinas, fugir do roteiro tradicional e mergulhar em uma cultura única.
E se você está pensando em viajar mas não sabe por onde começar, me manda uma mensagem ou me chama no instagram, posso fazer seu roteiro.
Vai viajar?
Esses links podem ser úteis na sua viagem!
- Seguro Viagem: Real Seguro Viagem cupom de desconto: LUPORAI
- Hospedagem: Booking, os melhores sites para procurar hospedagens
- Passeios e atrações: CIVITATIS e GET YOUR GUIDE, site para reservar passeios pelo mundo todo
- Passeios com guia em português na Tailândia: TAILANDIANDO cupom de desconto: LUPORAI
- Passeios no nordeste: LUCK RECEPTIVO
- Passeios na Serra Gaúcha: BROCKER TURISMO
- Passagens pela Ásia: 12Go Asia, avião, trem, ônibus e transfer
- Dinheiro para o exterior: NOMAD, conta internacional com CASHBACK de até 20 dólares.
- Chip de Celular: O MEU CHIP, mantenha-se conectado em mais de 200 países, cupom LUPORAI
- Trabalho voluntário em troca de hospedagem: Worldpackers, ganhe USD10 de desconto com o cupom: LUPORAI
