
Roteiro de 15 dias pela Toscana
A região da Toscana é daquelas que sempre está presente nos sonhos dos viajantes. Viajei por 15 dias e o roteiro ficou ótimo. Quem é que nunca se imaginou viajando por aquelas paisagens verdes que combinam tão bem com as construções medievais?
A Toscana fica na região central da Itália, e frequentemente é retratada em filmes. Além de cidades com arquitetura medieval, a Toscana é o destino ideal pra quem ama arte, além de ser uma importante área produtora de vinhos, e que conta com uma gastronomia pra ninguém botar defeito.
São 10 províncias que fazem parte da Toscana, as opções de cidades são inúmeras, sendo assim, montar um roteiro pela região pode te deixar com muitas dúvidas.
O roteiro que fiz ficou prático e passou por cidades incríveis. Postei tudo no meu instagram porque fui conectada com o chip da O Meu Chip, que funcionou perfeitamente em todos os lugares.
Antes do post continuar, já vou ter contar que nosso CANAL NO YOUTUBE está cheio de vídeos com muita informação e muitos destinos lindos, então não deixe de se inscrever.
RESUMO DO ROTEIRO
- Florença: 3 dias
- Bate e volta: Greve in Chianti
- Pisa: 3 dias
- Bate e volta: Lucca
- Siena: 3 dias
- Bate e volta: Monteriggiori
- Pienza: 3 dias
- Bate e volta: Montepulciano

– FLORENÇA EM 3 DIAS
Florença é a capital da Toscana, é uma cidade que respira arte. Parece um museu a céu aberto, a cidade toda é repleta de monumentos e museus. É lá que encontra-se a famosa escultura David, de Michelangelo.
Vou deixar aqui alguns lugares que não podem faltar na sua visita à Florença, mas já adianto que, não só em Florença, como em toda cidades pelas quais passei, o melhor a se fazer é caminhar sem rumo e se encantar com a arquitetura e com o dia a dia italiano.
Em Florença não deixe de assistir ao pôr do sol na Piazzale Michelangelo. Você pode ir a pé, mas se prepare pra uma caminhadinha um pouco puxada por causa da subida. Chegue cedo, dispute um lugar para sentar na escadaria (sim, vai estar cheio), pegue um vinho e assista o dia terminar com uma vista privilegiada de toda a cidade.
Todos os passeios de Florença, com cancelamento gratuito se os seus planos mudarem.


Cartão postal de Florença, a Catedral Santa Maria del Fiore, o Duomo de Florença. Essa obra de arte é o resultado de nada mais, nada menos, do que SEIS Séculos de trabalho. É impecável. A entrada é gratuita, mas as filas são enormes, eu acabei não encarando.
A Ponte Vecchio é outro lugar que tem que estar na sua lista. É uma ponte que atravessa o Rio Arno, de lá o visual é lindo e a ponte tem uma curiosidade: ela é repleta de lojas que vendem ouro. Vá com calma, aproveite o visual e curta os artistas de rua que sempre se apresentam por lá.


Para comer, visite o Mercado Central, que tem as mais variadas opções. Um lugar que você tem que conhecer e que é super disputado é o All´antico Vinaio, uma portinha que vende panini para levar (7 a 10 euros). E para os amantes de pizza, Florença tem uma filial da Pizzeria da Michelle (do filme `comer, rezar e amar´), as pizzas são individuais mas são enormes, custam a partir de 6 euros cada. Para beber, nada melhor que um tradicional Aperol Spritz.



BATE E VOLTA: GREVE IN CHIANTI
Em 3 dias em Florença deu tempo até de conhecer uma cidade pequenininha que fica a menos de 1 hora de ônibus (4,5 euros o trecho). A cidade é famosa por suas vinícolas, então, recomendo uma degustação de vinhos por lá, procure pela Enoteca Farloni, que trabalha com um sistema de cartão, no qual você coloca créditos e você mesmo se serve em máquinas de vinho. A variedade de rótulos é extensa.


Chianti tem uma cidadezinha que pertence a ela, chamada Montefioralle, que fica no topo de uma colina e era um castelo medieval. Hoje a cidade conta com menos de 100 habitantes. Parece um cenário de filme. Prepare as pernas para a subida até o vilarejo. Prometo que irá valer a pena.


– PISA EM 3 DIAS
Pegando um trem da estação de Florença, em cerca de uma hora e pagando menos de 9 euros, chega-se em Pisa.
Para pesquisar e reservar deslocamentos entre cidades, use o 12Go, o site mais recomendável.
Pisa é aquela cidade que todo viajante conhece, pela famosa torre torta, a Torre de Pisa. Mas, passando 3 dias na cidade descobri que a beleza de Pisa vai muito além da torre inclinada. Embora a maioria dos viajantes façam apenas um bate e volta para a cidade, na minha opinião vale a pena passar mais tempo por lá.

A Torre de Pisa é um campanário que se encontra na parte de trás da catedral de Pisa. Ela começou a se inclinar logo após o início da sua construção, no ano de 1173, devido à uma fundação mal construída. Na parte mais alta, a torre tem 56,70 metros de altura, e na parte mais baixa, tem 55,86 metros.
Esses são os números, mas vamos falar sobre a impressão que temos vendo a torre ao vivo. Sim, ela realmente é bem inclinada. A impressão que dá é que a todo o momento ela vai inclinar mais e mais. Porém não há porque ter medo, hoje em dia ela está firme devido a um reforço estrutural.
Reserve aqui a sua visita guiada à torre de Pisa.


Além da Torre di Pisa, te garanto que a cidade é linda. Como toda cidade da Itália, meu programa favorito é caminhar pelas ruas, sem rumo, prestando atenção aos detalhes da arquitetura e das casas italianas. Pisa é cortada pelo Rio Arno, o que rende uma paisagem digna de quadro.
E é colado ao Rio Arno que encontrei uma igrejinha diferente das que estamos acostumados a ver na Itália, a Santa Maria Della Spina, uma igreja gótica que tem esse nome por ter sido construída para abrigar um espinho da coroa de espinhos usada por Jesus durante sua crucificação. A pequenina igreja se destaca por sua beleza.

BATE E VOLTA: LUCCA
Lucca é mais uma das muitas cidades encantadoras da Toscana. Uma cidadezinha envolvida por uma muralha de 4 km de extensão e 12 metros de altura, é um convite a um passeio sem pressa, que pode ser a pé ou com uma bicicleta alugada em um dos muitos pontos da cidade.
O centro histórico de Lucca, famoso pela Piazza Del Anfiteatro, uma praça de forma arredondada, é Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco. É claro que visitar este centro com a ampla praça, rodeada de restaurantes e lojas é uma das atividades imperdíveis na cidade. A atual praça é um antigo anfiteatro, por isso seu formato oval.
Em Lucca você vai se impressionar com as belas igrejas e a arquitetura típica Italiana. Não deixe de caminhar pelas muralhas arborizadas, e, se quiser ver a cidade do alto, pode optar em subir em uma das diversas torres que a cidade ostenta.



Se estiver hospedado em uma cidade próxima de Lucca, recomendo a visita. Por ser uma cidade pequenininha, um bate e volta já garante uma boa ideia do que a cidade tem a oferecer. Fiz esse bate e volta a partir de Pisa, de trem leva meia hora e custa menos de 4 euros o trecho.
Reserve aqui uma bicicleta para conhecer Lucca da forma mais divertida.
– SIENA EM 3 DIAS
Saindo de Pisa e pegando um trem, em cerca de duas horas e pagando 11 euros chega-se em Siena.
Vou confessar que não tinha muitas expectativas por Siena, e, surpreendentemente, foi a cidade que mais me encantou. O que me deixou apaixonada por Siena foi a arquitetura bem medieval da cidade, não conseguia caminhar sem ficar observando tudo, parando e tirando foto a todo momento.

Meus dias em Siena foram especiais não apenas pela cidade, mas também porque, coincidentemente, estava lá na data mais importante do ano, na data do IL PALIO DI SIENA. Não vou me alongar aqui contando os detalhes dessa tradição que me deixou encantada, mas saibam que é uma corrida de cavalos, mas que a tradição envolve a cidade inteira, com desfiles medievais e uma cultura que te envolve.
Como estava em Siena durante um período festivo, minha passagem por lá girou em torno disso. Mas a cidade murada encanta independente da época que você visitar. Não deixe de passar um tempo na grandiosa Piazza del Campo, a praça principal da cidade. Se possível suba na Torre Del Mangia, que fica lá mesmo, para ter uma visão panorâmica, eu acabei não indo, pois os ingressos estavam esgotados.


Como toda boa cidade italiana, visite a Duomo Di Siena, uma catedral belíssima que me lembrou muito a de Florença, pelas suas cores. Você pode comprar um ingresso que dá direito a visitar todo o complexo, incluindo um museu, uma visita guiada, uma biblioteca e uma cripta.
Um lugar que tem que estar no seu passeio, sem pressa, é a Fortezza Medicea, um forte construído no século XVI. Lá você vai encontrar um anfiteatro, um caminho arborizado e uma vista incrível da cidade.
Em Siena você vai perceber que a cidade medieval é uma cidade murada, com diversas portas de entrada. E essas portas são pontos importantes e monumentais da cidade, então, não passe desapercebido por elas.


Siena com certeza tornou-se a minha queridinha da Toscana, se o seu roteiro não inclui essa cidade cheia de história e tradição, considere incluir.
Opções de passeio em Siena para você reservar.
BATE E VOLTA: MONTERIGGIONI
Monteriggioni fica a cerca de meia hora de Siena, tem um ônibus que faz o trajeto e o trecho custa menos de 3 euros. Ao desembarcar, prepare as pernas e o fôlego, pois você encarará uma subida considerável, mas com uma vista típica da Toscana, cheia de parreirais verdinhos.

Isso porque Monteriggioni é uma vila bem pequenininha, toda murada, que fica no alto de uma colina e mais parece um castelo. Quando eu digo que é pequena, estou falando que em torno de meia hora você consegue percorrer todas as poucas ruas do local.
Apesar de pequena e sem muitos atrativos turísticos, o lugar é uma graça. Lá é possível caminhar sobre as suas muralhas, visitar uma loja curiosa com antiguidades, visitar a igreja e sentar na praça para tomar um Aperol Spritz. Como é pequena, um bate e volta é o suficiente. Agora, se o seu tempo em Siena está pequeno, não sei se recomendaria a visita, focaria os dias em Siena.


Dica: atente-se aos horários do ônibus, não há muito horário. E quando comprar o bilhete, já compre o de volta, eu deixei para comprar o da volta em Monteriggioni e o lugar que vendia estava fechado e iria abrir só bem mais tarde. Conclusão: adicionamos uma caminhada de meia hora no sol para ir até a estação de trem e voltar de trem (quem avisa amigo é).
– PIENZA EM 3 DIAS
Saindo de Siena e pegando um ônibus que custa cerca de 6 euros, em uma hora você chega em Pienza.
Pienza, pra mim, foi a cidade mais com o estilo Toscana que eu esperava ver. As outras cidades visitadas na Toscana foram incríveis, mas Pienza foi a mais característica do que vinha em minha mente quando imaginava a Toscana. Explicando pra vocês, Pienza tem a mistura certa de um vilarejo murado, com construções de pedras, no alto de uma colina e com vista para os parreirais. Isso é muito Toscana.


Pienza é bem pequenininha e merece ser explorada com calma. Essa cidade, que é considerada a cidade ideal, por ser toda planejada, guarda uma história curiosa. Antigamente Pienza chamava-se Corsignano, mas Papa Pio II, quando eleito, resolveu revitalizar sua cidade, que estava decadente.
Durante 4 anos a cidade foi planejada para ser a cidade ideal, de acordo com a arquitetura renascentista. Hoje, Pienza é o único exemplo de cidade planejada do século XV, e tem seu nome devido ao Papa Pio II. A cidade, que é planejada, para mim ficou parecendo uma cidade cenográfica, em algumas ruas parece que estamos caminhando em um cenário de filme romântico.
O vilarejo, que é Patrimônio Mundial da Unesco, ainda tem vista panorâmica para o Val D´orcia, um vale todo verde, com aquelas árvores típicas da região, e de onde saem os vinhos Brunello di Montalcino, Nobile di Montepulciano e muitos outros.


A cidade é bem pequenininha e você consegue explorá-la tranquilamente em apenas um dia. Se tiver mais tempo, faça algum bate e volta ou explore a região com uma scooter ou uma bicicleta.
BATE E VOLTA: MONTEPULCIANO
É só pegar um ônibus a partir de Pienza e logo você estará em Montepulciano. Uma cidadezinha que também está situada em uma colina cercada por vinhedos. E será fácil perceber que essa é uma região de vinícolas pelo tanto de adegas que tem na cidade.


Vou ser sincera e falar que fui até Montepulciano sem muita expectativa, mas logo que entrei na cidade murada (sim, Montepulciano também é murada) percebi que a cidade tem muito a oferecer.
Ela é bem movimentada, com muitos turistas, muitas lojas, muitos restaurantes e, uma observação, foi o único lugar em que percebi que os lojistas fazem degustação e dão provas de bebidas e alimentos para os turistas. O que é ótimo pra conhecermos sabores diferentes e não comprarmos gato por lebre.
Como toda cidade italiana, Montepulciano também tem uma praça principal, a Piazza Grande. Lá tem uma torre na qual você pode subir e apreciar a vista do alto. Custa 5 euros. Se bater a fome, passei por um local incrível, que é super bem falado e indicado por lá, o Café Poliziano, não consumi nada, mas é divino.



Realmente vale a pena conhecer Montepulciano, se você tiver algum dia a mais em Pienza, não deixe de conhecer.
CONHECENDO A TOSCANA
Em sua viagem pela Toscana você irá encontrar diversas possibilidades de roteiro entre as cidades. O roteiro que fiz achei que ficou bem estruturado, com fácil locomoção entre as cidades e possibilitou conhecer diversos lugares diferentes. Se já quiser ir sem se preocupar com todo o planejamento, é só seguir esse roteiro.
E pra não perder nenhuma viagem, me segue lá no instagram @lu_por_ai
Vai viajar?
Esses links podem ser úteis na sua viagem!
- Seguro Viagem: Real Seguro Viagem cupom de desconto: LUPORAI
- Hospedagem: Agoda, os melhores sites para procurar hospedagens
- Passeios e atrações: CIVITATIS e GET YOUR GUIDE, site para reservar passeios pelo mundo todo
- Passeios com guia em português: TAILANDIANDO cupom de desconto: LUPORAI
- Passeios no nordeste: LUCK RECEPTIVO
- Passeios na Serra Gaúcha: BROCKER TURISMO
- Passagens pela Ásia: 12Go Asia, avião, trem, ônibus e transfer
- Dinheiro para o exterior: NOMAD, conta internacional com CASHBACK de até 20 dólares.
- Chip de Celular: O MEU CHIP, mantenha-se conectado em mais de 200 países, cupom LUPORAI
- Trabalho voluntário em troca de hospedagem: Worldpackers, ganhe USD10 de desconto com o cupom: LUPORAI


6 Comentários
Jean
Me fez voltar no tempo e relembrar de toda essa viagem. Foram momentos únicos em lugares únicos. Obrigado por me levar nessa viagem com vc!!!!!
Lu
Já aqui pensando na próxima.
Simone Marques Coltri
Olá Lu, obrigada pelas dicas!
Será nossa primeira viagem a Toscana, você acha que vale a pena alugar um carro?
luporai
Que ótimo, vc vai amar o lugar.
Muitos viajantes alugam, acho interessante. Fizemos o trajeto entre as cidades de trem e ônibus, foi fácil.
Se desejar alugar tenho desconto no aluguel, já ajuda no orçamento.
https://www.rentcars.com/pt-br/?requestorid=2094
Evandro
Estivemos na Toscana durante 5 dias no em maio de 2024. Nós gostamos demais e com certeza voltaremos com mais tempo.
É uma região realmente linda! O único lugar que nos decepcionou um pouco foi Florença. Não pela beleza e cultura, mas por estar muito cheia. As ruas lotadas de turistas, mal conseguíamos andar.
Um dos lugares que mais gostamos foi a Civita de Bagnoregio. Um passeio muito diferente e pitoresco. E lá havia um número bem menor de turistas.
luporai
Eu amo a Itália, dependendo da época realmente é bem cheia. Outro lugar lindo lá no Sul da Itália é Matera, tem um artigo sobre lá, coloca na lista para a próxima viagem. E obrigada pela dica desse outro lugar, não tinha ouvido falar ainda.