Brasil,  Eslovênia,  Europa

O que fazer em Ljubljana

Quando se pensa em viajar para a Europa, começar a montar o roteiro e escolher as cidades e países, geralmente o que vêm a cabeça é aquele roteiro clássico com cidades mais conhecidas. É aí que muitas vezes deixamos de lado lugares pouco explorados por brasileiros e que têm muito a oferecer. É o caso de Ljubljana, ou Liubliana, na Eslovênia. 

Liubliana é a capital da Eslovênia, uma cidade pequena e muito aconchegante. É cortada pelo rio Lublianica, onde é possível fazer passeios de barcos, e tem uma influência forte de Viena em sua arquitetura. É uma daquelas cidades que a gente já ama assim que chega, é linda, cheia de gente nas ruas, restaurantes com mesas ao ar livre, artistas de rua por todos os cantos, feiras e eventos gastronômicos, enfim… fiquei 3 dias na cidade e gostaria de ter ficado mais. 

O que fazer em Ljubljana 

O melhor de Ljubljana é a cidade em si. É caminhar sem pressa nas ruas, explorar seus cantinhos, aproveitar seus restaurantes e se encantar com o local. Vou citar alguns dos principais pontos da cidade e atrações. Tudo gira em torno da old town, por isso indico se hospedar pela região, se quiser um hostel legal e pertinho de tudo, é só se hospedar no Tresor, CLICA AQUI pra saber mais. 

  • Free Walking Tour: 

Assim como toda cidade turística da Europa (sim, Ljubljana é turística sim, só não é comum entre nós brasileiros), há um tour a pé a ser feito. Este é mais um daqueles tours em que não é valor fixado. Você faz o passeio e ao final oferece sua contribuição ao guia, que é independente. 

O walking tour de Ljubljana me surpreendeu, primeiro pela quantidade de pessoas (foram mais de 130, divididas em 4 grupos) e depois pela guia, Mariana, que fez do tour um passeio muito divertido. Olha a dica, se puderem, façam o tour com ela. 

O Free Walking Tour sai todos os dias as 11 horas da manhã em frente a igreja Rosa, na Preseren Square. Bem fácil de achar, pois é o principal ponto da cidade. Os tours não precisam de agendamento prévio, são realizados em inglês e tem duração de aproximadamente duas horas. 

Ponto de encontro em frente a igreja rosa

  • Castelo de Ljubljana: 

Ljubljana tem um castelo no centro da old town, em uma colina, com um acesso bem fácil a pé e também com a opção de um funicular (uma espécie de elevador) para quem não quer fazer muito esforço. O ingresso para entrar no castelo custa 7,5 euros, mas se não quiser entrar, dá para subir, curtir a vista lá do alto e dar a volta em seu entorno, que é lindo. 

Vista do alto do castelo
  • Ponte do Dragão: 

Famoso ponto da cidade, a ponte possui 16 estátuas de dragão ao longo dela, com dragões maiores nas extremidades e dragões bebês mais ao centro. Em Ljubljana você verá muitos dragões, em estátuas, souvenirs, de pelúcia, enfim… tudo isso por causa da história da cidade. 

Há diversas lendas sobre os dragões da cidade, e a mais famosa delas é a de que um dragão vivia no castelo e atormentava a população de quem vivia em Ljubjana. Mas certa vez esse dragão se apaixonou por um dragão fêmea e teve um bebê dragão. Esse bebê era fraquinho, gostava das pessoas e ficava sentado na ponte para observar os casais de namorados. E diz a lenda que esse dragão está dormindo profundamente até hoje. E que um dia ele irá acordar. 

  • Ponte dos Cadeados: 

É uma ponte linda e super fotogênica que fica no centro de Ljubljana, pertinho da ponte do dragão. Lugar lindo pra tirar fotos, prestigiar os artistas de rua e quem sabe colocar um cadeadinho lá, não é mesmo? 

  • Ponte Tripla: 

É um dos símbolos da cidade, ela está no centro da cidade e tornou-se uma ponte tripla para que suas pontes laterais fossem exclusivas para pedestres. Hoje em dia as 3 pontes são exclusivas para os pedestres, pois não há circulação de automóveis no centro histórico. 

  • Praça Preseren: 

É uma praça em frente a ponte tripla, tem esse nome em homenagem à um poeta da cidade, France Preseren. O interessante é que no centro da praça há uma espécie de sprinker no alto que molha a praça dia e noite. As crianças que se divertem com a chuvinha que cai no centro da praça. 

  • Open Kitchen: 

Se você estiver na cidade durante uma sexta feira (de março à outubro), já coloque em sua agenda esse evento. O open kitchen é um evento que ocorre na praça, onde os principais restaurantes da cidade montam suas barracas e preparam seus principais pratos. 

O evento começa pela manhã e se estende até a noite, e durante todo o tempo fica lotado. É uma opção para conhecer um pouco mais da gastronomia Eslovena e se divertir. 

pessoal sentado na escadaria do evento

O Que Provar:

Esses são só alguns lugares legais para se visitar. Mas a cidade histórica toda é incrível. Recomendo também provar algum prato típico da região, eu provei uma sopa de cogumelos no pão, deliciosa, provei a sopa em um restaurante bem típico no centro histórico, chamado Sokol. Recomendo também tomar um sorvete na famosa Vigo, uma sorveteria premiada; e, claro, tomar um vinho a noite às margens do rio.

Sopa de cogumelos no pão
Melhor sorvete da região
Nas margens do rio

E se você tiver um tempinho a mais na cidade não deixe de visitar Bled, uma cidadezinha que fica a pouco mais de uma hora de Ljubljana, mas isso já é assunto pra outro post.

E para não perder nenhuma dica de viagens e lugares, é só me seguir no instagram: @lu_por_ai.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *