Cruzeiro: o que você deve saber antes de embarcar
Embarque:
O embarque em um navio de cruzeiro é bem semelhante a um embarque aéreo internacional.
No porto você é direcionado à uma fila para check in, onde as bagagens serão despachadas e você poderá entrar com sua bagagem de mão. As bagagens serão entregues na porta de sua cabine, são deixadas junto à porta, no corredor.
Após despachadas as bagagens, o procedimento é o mesmo de uma companhia aérea, é necessário passar pelo raio X, as bagagens e os passageiros. Apresentar os documentos na entrada do navio e aí é só procurar sua cabine.
Em cada parada que o navio faz em diferentes cidades é feito esse procedimento de passar pelo raio X.
Moeda:
Cruzeiro fora do Brasil é em dólar e no Brasil é em reais, não é? Nãoooooooooo.
Mesmo os cruzeiros que fazem a costa brasileira usam como moeda oficial o dólar. A melhor opção é levar a moeda em espécie. Se for utilizar o cartão, ele deve ser internacional.
Fiz o cruzeiro da MSC e, neste que fiz, no check out havia a possibilidade de pagar em reais. Porém não indico, pois a cotação utilizada sempre será favorável à eles.
Cabines:
Na hora de fechar um cruzeiro sempre bate aquela dúvida sobre que cabine escolher. Geralmente as opções são: cabine com varanda, cabine com janela ou cabine interna.
Já fiz dois cruzeiros pela MSC, em um fiquei em uma cabine com varanda e no outro, uma cabine interna. Vale dizer que a cabine com janela (ou com vista, como chamam), tem uma janela que não é possível de abrir.
A cabine com varanda, por óbvio, é a mais confortável, é maior, tem até um espaço com sofá e na varanda tem uma pequena mesa com cadeiras.
Não vou negar que é maravilhoso acordar e já poder ir olhar o mar, ou assistir ao pôr do sol dali da sua cabine. Mas, na minha opinião, se a diferença de valor for considerável, eu iria para a opção interna. No final das contas passamos pouquíssimo tempo dentro da cabine.
O que levar:
Se tiver batendo aquela dúvida na hora de fazer as malas, anota aí essa dica. Pense no conforto. Passou o tempo em que cruzeiro era uma viagem luxuosa na qual devíamos nos preocupar com o que vestir o tempo todo.
Pense em fazer a mala como se fosse para a praia, porque na maior parte do tempo a bordo, você estará na área da piscina, aproveitando o sol, bebendo algo ou participando das brincadeiras.
Todas as noites há um espetáculo no teatro, um jantar mais refinado e uma festa. Nesses momentos sim é legal levar algo mais “arrumadinho”. Para as mulheres, é bom lembrar que o navio é grande, a gente caminha bastante e as áreas da piscina geralmente ficam mais escorregadias, então, peguem leve nos saltos (ou melhor, esqueçam deles).
O legal, ainda falando no que vestir, é sempre colocar algo mais elegante para o jantar do comandante, uma roupa branca (para eventual festa do banco), e algo bem colorido (para alguma festa anos 70, 80 ou festa tropical). Ah, outra dica, vale a pena levar uma echarpe, pois a noite venta e ela pode ser muito útil.
Bebidas e Alimentação:
Em um cruzeiro a parte de alimentação é incluída, claro que sempre tem opções que são pagas a parte, mas no geral você não precisa se preocupar se não quiser gastar a mais.
Como já disse, fiz um da MSC e nele as bebidas não eram inclusas, mas, havia a opção de pacotes de bebidas. Os pacotes podem ser comprados com antecedência pelo próprio site da MSC, eu, particularmente, achei que não valia a pena. Vou explicar o porquê.
O pacote básico, que inclui apenas bebidas sem álcool, parte do valor de 500 reais (vou aproximar valores ok). O pacote easy, que inclui bebidas até 5 dólares (de álcool, só o chopp nesse caso), custa cerca de 800 reais.
Agora vamos para o pacote de bebidas mais indicado para quem gosta de bebida alcóolica, o pacote premium. Esse inclui bebidas até 10 dólares e custa cerca de 1400 reais. Caro não é mesmo? Ah, os valores são para o cruzeiro de sete dias.
Mas ainda tem um detalhe importante, não importa quantas pessoas estiverem na cabine, TODAS tem que contratar o mesmo pacote, e se houver criança, há um pacote de bebidas para crianças que deverá ser contratado.
Aí vai de cada um fazer as contas e ver se valerá a pena, no meu caso não valia não.
Atividades:
Perdi as contas de quantas pessoas já me perguntaram se não ficamos entediados em um navio. A resposta é: Não. Além de o navio ser enorme, ter vários ambientes, bares, restaurantes, lojas, academia e piscina, ainda tem atividade o dia inteiro.
Sim, o dia inteiro tem atividade com o pessoal da recreação. Todos os dias recebemos na cabine um jornalzinho que mostra a programação do dia seguinte, é lá que eles colocam o tema do jantar, das festas, o que vai ter no teatro e tudo o mais.
Durante o dia tem aulas de dança, bingo, brincadeiras, música ao vivo, karaokê e muitas outras. E o melhor, as atividades estão todas incluídas no pacote. Alguns navios tem cinema, simulador de formula 1, e atividades assim, essas sim geralmente são cobradas à parte.
Tours contratados no navio:
Mesmo antes de embarcar já é possível contratar os tours para as cidades em que o navio irá visitar. Geralmente são City tours de algumas horas, que passam pelos principais pontos, ou transfers que te levam e buscam na hora combinada.
Maaassssssssss… são caríssimoooooosssssss. Sim, não vamos negar que existe a comodidade de contratar diretamente no navio e não se preocupar com horários nem maiores transtornos, mas eu, particularmente, acho que não vale a pena (capítulo #lusupersincera).
Geralmente na saída dos portos você já encontra muitas empresas e muitos guias oferecendo os mesmos passeios que são oferecidos pelo navio, mas por pelo menos um terço do valor. Claro que é bom ter os cuidados básicos na hora de escolher com quem passear pelas cidades, mas ainda acho que vale a pena contratar na hora.
Resumindo:
Com essas informações básicas acho que já fica mais fácil escolher seu cruzeiro e se jogar na próxima viagem. Tenho certeza que não tem como não gostar.
E pra ver um pouco de como foi essa e outras viagens, e também ficar por dentro de muitas dicas de viagem, é só me seguir no instagram: @lu_por_ai.
Para sua viagem:
Para já sair conectado do Brasil, é só CLICAR AQUI e solicitar o seu chip de internet.
Para reservar um carro na sua viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua reserva com a Rent Cars.
Para fazer sua reserva de passagem aérea, é só CLICAR AQUI e fazer sua pesquisa pelo Passagens Promo.
Para garantir o melhor seguro viagem,é só CLICAR AQUI e fazer sua cotação pela Seguros Promo.