João Pessoa – O que saber antes de ir
UM POUCO SOBRE JOÃO PESSOA
João Pessoa, capital paraibana, carinhosamente chamada por Jampa, é uma capital que mistura tranquilidade à beleza. Com população estimada em cerca de 800 mil habitantes, a capital paraibana é a oitava cidade mais populosa da Região Nordeste e a 23ª do Brasil.
João Pessoa também entra em outro ranking, é considerada a terceira cidade mais antiga do Brasil. O seu centro histórico é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Ainda recebeu, em 2017, o título de cidade criativa pela Unesco, colocando João Pessoa como “Cidade Brasileira do Artesanato”.
Jampa é conhecida como “Porta do Sol”, devido ao fato de, no município, estar localizada a Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental das Américas, o que faz a cidade ser conhecida como o lugar “onde o sol nasce primeiro no continente americano”. E é verdade, lá o dia começa a clarear antes das 5 horas da manhã.
Com inúmeras denominações, também foi considerada a “segunda capital mais verde do mundo”, com mais de 7 m² de floresta por habitante, perdendo somente para Paris, na França.
Com muitos atrativos, Jampa vem sendo cada vez mais procurada para o turismo, mas ainda é menos visitada que cidades mais famosas dos estados ao redor. Ao meu ver, isso é bom, pois ainda é uma cidade com mais tranquilidade, menos alvoroço e, muito importante, com preços mais justos.
COMO CHEGAR
O Aeroporto de João Pessoa é o Aeroporto Internacional Castro Pinto. Ele fica no município de Bayeux, cerca de 25 km da orla de JP. A corrida de taxi, para quem visita a cidade sozinho, pode ficar pesada de se pagar. Uma boa opção é o traslado oferecido pela Luck Receptivo, a empresa que escolhi e que posso recomendar.
Ao desembarcar, um colaborador da Luck já estará te esperando no aeroporto e te levará com todo o conforto à sua hospedagem. E durante o trajeto, o guia ainda fala sobre a cidade, apresenta as opções de passeios e dá várias dicas.
Gostei tanto da receptividade da Luck receptivo que acabei fazendo todos os passeios com eles. A Luck montou uma sugestão de roteiro bem variada e foi perfeito. Pega essa dica pra quando for.
ONDE SE HOSPEDAR
João Pessoa não é uma cidade muito grande, e tem seus locais ideais para hospedagem, então, não é difícil escolher a hospedagem.
Pra quem gosta de um pouco mais de movimento, Tambaú é um bairro interessante, pois lá tem muitas lojinhas, restaurantes e você irá conseguir fazer tudo a pé. Além de, claro, ter praias muito boas.
É em Tambaú que fica a famosa feirinha de artesanato de João Pessoa, local certo de visita pra todos que passam pela cidade. Lá tm artesanatos, produtos regionais, castanhas, cachaças, culinária local e muito mais.
Manaíra também é outra boa opção, pois fica em frente à praia. É um bairro um pouco mais tranquilo que Tambaú, mas muito perto, inclusive muito tranquilo pra se locomover a pé para os bairros vizinhos.
Cabo branco também é uma boa opção, fica ao lado de Tambaú e concentra boa parte da rede hoteleira. Além de ser um bairro tranquilo pra se hospedar, conta com uma praia bem frequentada, com muitos coqueiros e água cristalina.
A minha opção foi em Manaíra, o Hotel Village Confort, que fica a apenas 100 metros da praia. Tem um preço acessível, recepção 24 horas, wi-fi e um café da manhã incluído bem variado. A localização é excelente, pois com uma breve caminhada já se chega à região da feirinha de Tambaú. Achei que foi uma escolha acertada.
QUANDO IR
João Pessoa é o lugar ideal pra quem gosta de calor. As médias de temperatura são altas o ano inteiro.
O tempo refresca um pouco entre março e agosto, que é época das chuvas. É nessa época que os hotéis ficam um pouco mais em conta, pois é considerado baixa temporada. Mas, mesmo com preços um pouco mais elevados, o verão é a melhor época pra se visitar a cidade, pelas chuvas serem mais escassas e a temperatura do mar estar mais agradável.
Se você é adepto do Windsurf ou esportes que precisem de vento, tem que visitar a cidade de julho a setembro, época ideal pra essas práticas.
Em junho a cidade é famosa pelo seu São João, não só João Pessoa, como várias cidades nordestinas.
A CULINÁRIA DE JOÃO PESSOA
A culinária da Paraíba tem influência indígena, geralmente os pratos são bem servidos e, digamos que, não são tão leves.
Há muitos pratos em que a base é o milho, a carne também é muito presente e, claro, os frutos do mar. Pra quem é vegetariano, percebi que na maioria dos restaurantes há opções de pratos, além de, nos bufês, sempre ter preparações deliciosos pra quem não come carne.
Alguns pratos típicos:
Cuzcuz: farinha de milho cozida no vapor. Consumida tanto nas refeições principais quanto no café da manhã.
Tapioca: já conhecida, à base de mandioca. A Tapioca de Jampa é muito boa, vale provar.
Muzungá: é a canjica do sul, uma espécie de mingau à base de milho, leite e açúcar.
Arroz de leite: um arroz cozido com leite e manteiga, que se torna uma espécie de risoto.
Cartola: é um prato com banana frita, coberta com queijo coalho derretido, açúcar e canela.
Buchada de bode: prato feito com as entranhas dos animais (vísceras, rins e fígados), que são armazenados e preparados dentro de bolsas feitas com o estômago do animal. Prato ao mínimo, esquisito, pra quem não é do local.
Rubacão: feito com feijão, arroz, queijo coalho e carne de sol. Qualquer restaurante regional vai ter.
Bolo de rolo: doce que parece um rocambole, com massa de pão de ló, recheio de goiaba e açúcar na cobertura.
Frutas: seriguela, cajá, cajú, graviola, umbu e sapoti. Muitas delas estão presentes em doces e cachaças.
Seja pra curtir a cidade, pra descansar, pra ir para as praias ou conhecer a culinária, João Pessoa é uma ótima opção sempre. Pode colocar no seu roteiro sem medo.
Para sua viagem:
Para já sair conectado do Brasil, é só CLICAR AQUI e solicitar o seu chip de internet.
Para reservar um carro na sua viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua reserva com a Rent Cars.
Para fazer sua reserva de passagem aérea, é só CLICAR AQUI e fazer sua pesquisa pelo Passagens Promo.
Para garantir o melhor seguro viagem,é só CLICAR AQUI e fazer sua cotação pela Seguros Promo.
E pra ver um pouco de como foi essa e outras viagens, e também ficar por dentro de muitas dicas de viagem, é só me seguir no instagram: @lu_por_ai.