Nusa Penida: o que fazer e dicas práticas
Nusa Penida é uma ilha que fica a cerca de uma hora de ferry saindo de Bali. E se você está pensando em visitar Bali, eu definitivamente te aconselho a passar uns dias em Nusa Penida, você não irá se arrepender.
A ilha de Nusa Penida é muito conhecida por seus mirantes épicos e atividades de observação da vida aquática. É um lugar para fugir um pouco da loucura de Bali e recarregar as energias.
COMO IR DE BALI PARA NUSA PENIDA
Ir de Bali para Nusa Penida é bem simples, mas é interessante se atentar a alguns aspectos e já vou deixar tudo detalhado para vocês.
Primeiro que os ferrys saem de uma praia chamada Sanur, e como você já deve saber (principalmente se já leu esse post) é que Bali tem um trânsito louco.
Dependendo da região onde você estará hospedado, eu recomendo no dia anterior para a região chamada Sanur e se hospedar por lá para, na manhã seguinte, pegar o ferry com tranquilidade, você pode reservar o ferry pelo site da 12Go Asia, o mais recomendado.
Foi isso que fizemos, saímos de Ubud no dia anterior e nos hospedamos em uma pousada simples e baratinha em Sanur. Foi legal porque, além de ficarmos despreocupados com o horário do embarque, ainda conhecemos uma praia bem local (recomendo ver esse reels, acho que nunca imaginou uma praia assim em Bali).
O embarque do ferry é muito bem organizado e sai do porto de Sanur. Existem vários horários de embarque e recomendo já ir cedo, pois além da maré estar mais tranquila, poderá aproveitar mais Nusa Penida.
É de lá também que saem ferrys para outras ilhas, como as ilhas Gili.
COMO COMPRAR O BILHETE DO FERRY
Em toda a Bali você encontrará lugares vendendo os transfers para as ilhas, são muitas agências de turismo que vendem, porém, a maioria cobra um preço mais elevado, que pode custar o dobro do preço comprando online.
Existem alguns sites que vendem os bilhetes, os valores podem variar um pouco, mas um valor muito bom ficará em torno de 130 mil rúpias (aproximadamente 50 reais) por trecho. Exemplos de sites que vendem são o CIVITATIS e o 12GO, mas existem outros.
Recomendo comprar com antecedência pois os ferrys vão sempre cheios.
Outro ponto a se atentar é o local de desembarque em Nusa Penida, pois há mais de um porto. Escolhemos um muito próximo à nossa hospedagem (poucos minutos caminhando), mas para esse local a quantidade de ferrys diários era bem reduzida.
A dica é olhar no mapa onde sua hospedagem fica e ver qual porto fica mais próximo, pois a ilha é bem grande. Taxis são comuns aqui e fáceis de encontrar, mas acredito que o valor para quem chega com malas pode ser um pouco inflacionado.
Importante, ao chegar na ilha, é cobrada uma taxa de turismo de 25 mil rúpias (cerca de 9 reais). Essa taxa só pode ser paga em espécie.
QUANTOS DIAS FICAR EM NUSA PENIDA
Existem diversos TOURS DE UM DIA PARA NUSA PENIDA. Se você não tem tempo de sobra, vale a pena para conhecer e dar aquela olhadinha na ilha. Porém, se você tiver mais tempo disponível, eu recomendo se hospedar por lá.
Passamos praticamente uma semana em Nusa Penida, como estamos fazendo uma VIAGEM PELO MUNDO, temos tempo disponível e foi uma escolha acertada. Mas eu sei que a maioria dos viajantes talvez não tenha tanto tempo para ficar por lá.
Eu recomendaria, no mínimo, 3 dias. Isso para conhecer os principais pontos de Nusa e também para poder curtir um pouco da vibe do local, explorar um pouco a ilha por conta e dar uma relaxada.
SEGURO VIAGEM PARA A INDONÉSIA
Assim como em toda viagem, na Indonésia é extremamente recomendado viajar com SEGURO VIAGEM.
Quem já pesquisou um pouco sobre o local sabe que a tal Bali Belly é comum entre os viajantes (uma forte infecção alimentar causada por uma bactéria que muitas vezes encontra-se na água).
Além da Bali Belly, em Bali e nos arredores provavelmente você andará com as scooters (seja pilotando ou como passageiro “uber”), e com um transito doido, não fique sem seguro.
A gente torce para nada acontecer, mas prevenir é a melhor e mais econômica opção (a conta de um atendimento fora do Brasil pode estragar sua viagem). COTE AQUI SEU SEGURO, e com o cupom LUPORAI você garante desconto.
COMO CONHECER A ILHA
Com certeza a melhor opção para quem se hospeda em Nusa Penida é alugar uma scooter. E não deixe de negociar, porque o preço sempre pode ficar melhor.
No nosso caso, negociamos 5 dias com a motinho, a oferta inicial era de 40 reais por dia e no final fechamos por 23 reais a diária (muito barato, não é?)
Entretanto, devo alertar que é preciso cuidado para dirigir pela ilha, as estradas são estreitas, as vezes esburacadas e com várias subidas e descidas. E as motinhos, bem, nem sempre são as mais conservadas.
Mas com cuidado, ter uma motinho na ilha é uma forma barata, fácil e divertida de se locomover. E por todos os lados vocês encontram quem alugue. Nós alugamos direto na nossa hospedagem.
Vou resumir aqui os principais lugares que conhecemos, na ordem em que os visitamos. Também tivemos um dia só para fazer um “reconhecimento” da ilha de scooter, e outro dia em que apenas ficamos na nossa pousada, trabalhando no computador.
CACTUS BEACH CLUB
No nosso segundo dia na Ilha resolvemos aproveitar a tarde de uma maneira relaxante (já que havíamos passado diversos dias na movimentada Bali), então fomos curtir um Beach Club.
O Beach Club mais bonito e bem estruturado de Nusa Penida é o Cactus Beach Club, e chegando lá tivemos a certeza de que é o mais lindo da ilha.
A estrutura é incrível, com diversos ambientes, área de restaurante, área com espreguiçadeiras, área com puffs, área com vista para a piscina, para a praia… enfim… tem muitos ambientes aconchegantes.
O beach club tem uma piscina central e camas infláveis à disposição. Quer relaxar? Aproveita o dia no Cactus, pede um dos drinks incríveis do cardápio (vale dizer que eles também possuem um cardápio extenso), passa a tarde em um dos ambientes e se refresca na piscina.
Anota o nome desse Beach Club, porque em algum momento você vai querer relaxar depois dos passeios de Nusa Penida.
SNORKELING COM MANTA RAIA
Uma atividade muito comum em Nusa Penida é o passeio que te leva para nadar com as Manta Raias, e aqui elas não são qualquer manta raia não, essa espécie da região tem uma média de 5 metros, ou seja, são gigantes.
Pesquisamos preços em algumas agências e fechamos com uma que nos levaria para 4 pontos de snorkeling, com a duração total do passeio de cerca de 4 horas. Já adianto que o passeio foi decepcionante.
Primeiro porque o principal ponto para se nadar com as mantas é o chamado Manta Point, e não fomos para lá. O ponto para nadar com essas gigantes do mar que nos levaram foi o chamado Manta Bay.
Ao chegarmos lá, haviam vários barcos e centenas de pessoas, ficamos cerca de 5 minutos lá e o guia do barco já adiantou que não havia mantas ali então já iríamos para outro ponto.
Os outros lugares de snorkeling eram para a observação de corais e peixes. Indiscutivelmente incríveis.
Quando me refiro à decepção, não é com o passeio em si, mas com a proposta, pois na verdade os guias já sabem que as mantas não estarão nesse ponto, dividindo o mar com dezenas de barcos e centenas de pessoas mergulhando.
Outro fato foi a duração do passeio, que terminou em duas horas. O tempo em cada parada era bem corrido e a impressão que tivemos era realmente que estavam procurando por produtividade, pois os tours saiam em vários horários ao longo do dia.
Minha recomendação: ao escolherem um tour, escolham em alguma escola de mergulho (associada padi), e atentem-se se o tour vai para Manta Point, pois é lá que realmente se tem mais probabilidade de poder nadar com as mantas.
Valor: 90 reais por pessoa.
Empresa: Bahisnawa Snorkeling
CRYSTAL BAY BEACH
Descobrimos uma prainha perfeita para passar um tempo, uma praia com areia branquinha, restaurantes, guarda-sóis, mar com um azul incrível e uma paisagem perfeita, a Crystal Bay.
Em Nusa Penida você irá perceber que não há muitas praias para banho, como essa. Muitos são lugares de observação ou algumas praias tem plantação de algas.
Então se você quiser curtir praia mesmo, a minha recomendação é a Crystal Bay. Gostamos tanto de lá que fomos durante dois dos nossos dias na ilha.
Valor: entrada gratuita.
DIAMOND BEACH
Já vou adiantando que foi o meu lugar preferido de Nusa Penida, e uma das paisagens mais lindas que já vi na minha vida, é um daqueles lugares em que você olha e fica completamente hipnotizado com a beleza.
Saímos cedinho da nossa pousada, lá pelas 6 horas da manhã, e já digo que vale a pena, porque pelas fotos que vi na internet, depois de um certo horário o local fica extremamente cheio.
Chegamos lá e praticamente não tinha ninguém. A entrada é cobrada e custa 35 mil rúpias por pessoa (cerca de 12 reais). Na entrada tem um café com mesinhas e uma vista legal também.
Não tenho palavras pra descrever o local, vou deixar umas imagens e não vou tentar transmitir em texto o quanto a natureza foi bondosa com esse lugar.
Existe uma escadaria (bem famosa) que te leva para a praia. A vista do alto é mais bonita, claro, mas recomendo descer e pisar na areia desse lugar abençoado.
E não adianta ir com roupa de banho porque é proibido entrar na água (o mar é bem agitado por lá). Apenas contemple a paisagem.
Valor: 35 mil rúpias (cerca de 12 reais)
MANTA POINT
Depois de curtir a Diamond Beach, fomos conhecer a Manta Point. Sim, é o local onde se nada com as mantas, porém há um ponto de observação do alto (bem alto).
Para a nossa surpresa, não havia absolutamente ninguém lá, só nós dois. E é um lugar com uma beleza absurda. Bem remoto, apenas tem um pequeno templo no local de observação, mais nada. E é isso o que o deixa especial.
Logo na chegada já avistamos 3 manta raias nadando, é lindo de ver e ficar lá vendo o comportamento delas no mar, é algo mágico ver animais assim, em seu habitat (fico imaginando o quão mágico deve ser nadar com elas).
Ficamos um bom tempo lá, admirados com a beleza do local, com a beleza das mantas e admirados também por não ter ninguém nesse canto absurdo de lindo da ilha. Então já anotem aí, coloquem no maps, peguem sua motinho e visitem o lugar.
Valor: entrada gratuita.
KELINGKING BEACH
Provavelmente ao pesquisar qualquer coisa sobre Nusa Penida, você verá a imagem da Kelingking Beach, apelidada carinhosamente de T-rex Bay, por sua formação rochosa lembrar um tiranossauro.
Novamente, fizemos o que recomendamos, saímos bem cedo da pousada e quando chegamos no local, haviam pouquíssimas pessoas.
A pequena caminhada do estacionamento ao ponto principal é repleta de mercadinhos, lojinhas e cafés, algo que não vimos em tanta quantidade assim nos outros pontos turísticos de Nusa Penida. Isso já mostra a quantidade de visitantes diários no local.
Na chegada você será muito bem recepcionado pelos lindos macaquinhos que tem o local como casa, e aqui vale as recomendações básicas: não tente mexer neles, não os alimente e cuide com seus pertences (porque eles pegam). E eles são uma atração à parte.
A vista do local é estonteante, o contraste do verde que cobre a formação rochosa contrasta com os tons absurdos de azul do mar e o branco das ondas, tudo isso protegido por imensos paredões. E sem contar que, de cima, é possível avistar tartarugas nadando.
É possível descer até a praia, mas fica o alerta para descer com cuidado, pois a escadaria, além de bem cansativa, é bem perigosa. Fomos até a metade do caminho, que é mais “tranquilo”, e depois dessa metade, há uma escadaria bem íngreme que você terá que descer se segurando e praticamente escalando.
Quando digo que não se deve viajar sem seguro viagem, não estou mentindo não.
Ficamos por um tempo lá, aproveitando o local. E quando estávamos indo embora já conseguimos observar a diferença de ir logo cedo.
Já havia uma pequena multidão no local, disputando ângulos para conseguirem tirar uma foto sem que ninguém saísse grudado ao lado. Fica a dica, cheguem cedo.
Valor: entrada gratuita.
ANGELS BILLABONG
Depois de visitar o lugar mais fotografado de Bali, seguimos para conhecer o chamado Angels Billabong, outro lugar muito visitado e que, pra ser sincera, ainda não sabíamos exatamente do que se tratava.
Billabong é um termo que descreve um lago formado por um rio que descia seu curso. Deixando mais fácil, é uma piscina natural no oceano.
Como chegamos mais tarde nesse ponto, pegamos o horário que muitos tours também fazem. A quantidade de pessoas disputando um espaço era era absurda. Mas devo dizer que a quantidade de pessoas era proporcional à beleza do local.
Como ainda não tinha pesquisado sobre o local, o choque ao chegar foi maior ainda. É um lugar diferente de tudo o que havia visto pela região.
É uma formação rochosa que nos faz pensar que estamos em outro planeta, e adicione a isso uma fenda no oceano, onde uma piscina natural se forma, com contrastes de azul e verde, com ondas gigantes que, de tempo em tempo a invadem. Um espetáculo da natureza.
Alerta: vimos muitos turistas chegando na beira do penhasco para tirar fotos. Tomem muito cuidado. O lugar já coleciona diversas histórias mortais de pessoas que se arriscaram e foram levadas pelas ondas que, chegam de repente, e são gigantes.
Valor: entrada gratuita.
DINHEIRO EM NUSA PENIDA
Recomendo já ir com pelo menos alguma quantia em espécie para Nusa Penida, pois a maioria dos estabelecimentos não aceitam cartão, ou aceitam mediante um gasto mínimo, ou com um acréscimo de uma pequena taxa.
Na ilha você encontra alguns ATM´s nos quais você consegue sacar. Sempre recomendo para viagens usar o cartão NOMAD, uma conta global, pois com ele você deposita em reais na sua conta, e ao passar o cartão ele já converte na moeda local.
Além de prático, é a forma mais econômica de viajar, porque assim você não precisará comprar dólar turismo em casas de câmbio, e consegue sacar facilmente nos ATM´s.
Se você ainda não tem, sugiro abrir sua conta para as viagens, e usando o cupom LUPORAI você ainda ganha cashback na sua primeira remessa. CLIQUE AQUI PARA ABRIR SUA CONTA GRATUITAMENTE.
E toda a nossa viagem sem roteiro está sendo compartilhada no instagram @lu_por_ai, se quiser acompanhar essa jornada em tempo real e mais de perto, ME SEGUE LÁ.
E se você não sabe, estamos fazendo uma viagem pelo mundo sem data de retorno, visitando muitos lugares inexplorados e fora da rota do turismo comum. E toda essa viagem está sendo compartilhada no nosso canal do Youtube. Já se inscreva no Let´s Mundo para não perder nada.
Vai viajar?
Esses links podem ser úteis na sua viagem!
- Seguro Viagem: Real Seguro Viagem cupom de desconto: LUPORAI
- Hospedagem: Agoda, os melhores sites para procurar hospedagens
- Passeios e atrações: CIVITATIS e GET YOUR GUIDE, site para reservar passeios pelo mundo todo
- Passeios com guia em português: TAILANDIANDO cupom de desconto: LUPORAI
- Passeios no nordeste: LUCK RECEPTIVO
- Passeios na Serra Gaúcha: BROCKER TURISMO
- Passagens pela Ásia: 12Go Asia, avião, trem, ônibus e transfer
- Dinheiro para o exterior: NOMAD, conta internacional com CASHBACK de até 20 dólares.
- Chip de Celular: O MEU CHIP, mantenha-se conectado em mais de 200 países, cupom LUPORAI
- Trabalho voluntário em troca de hospedagem: Worldpackers, ganhe USD10 de desconto com o cupom: LUPORAI