
Sagada: um destino inexplorado nas montanhas Filipinas
Sagada, aposto que quando você pensa em Filipinas não imagina essa cidade, não é? E aposto que quando você pensa em Filipinas, não imagina um destino de montanha, não é mesmo? Então se você gosta de destinos inexplorados e saber o que o mundo tem a oferecer, vai gostar desse post.
SAGADA, ONDE FICA E COMO CHEGAR
Sagada é uma pequena cidade que fica nas províncias de montanhas ao norte de Manila. Tem apenas cerca de 30 mil habitantes e para chegar até lá você deve encarar uma viagem de 12 horas de ônibus em estradas sinuosas e estreitas.
Clique aqui para ver as opções de Manila à Sagada.
Saí de Manila em um ônibus noturno e cheguei em Sagada na manhã seguinte. A viagem não foi algo que poderia classificar como confortável, as estradas são sinuosas e os motoristas não tão cuidadosos.
E à medida que o dia ia clareando, da vista do ônibus já não conseguia mais reconhecer as Filipinas que havia visitado até então. A paisagem já havia mudado completamente, da janela comecei a observar terraços de arroz e vilarejos que pareciam ter parado no tempo.

Confesso que já estava amando.
PORQUE SAGADA
Sagada é um tesouro escondido nas montanhas Filipinas, um refúgio para o calor das ilhas e para o caos de Manila. E apesar de pequenininha, essa cidade tem diversos atrativos, como cachoeiras, cavernas, montanhas e, o motivo de eu ter a visitado: caixões suspensos. Calma! Eu já vou explicar.

CHEGANDO EM SAGADA
Sabe aquele lugar em que você chega e se sente em paz? Então, Sagada foi exatamente assim. Me conectei com a cidadezinha logo de cara (existem sentimentos que não conseguimos explicar).
E a simpatia pela cidade foi aumentando a medida que observava as peculiaridades do local, como os transportes locais (famosos Jeepneys coloridos), as simples mercearias, as casas de madeira e os cachorros amigáveis pelo caminho.



O QUE FAZER EM SAGADA
Apesar de desconhecida para nós, Sagada é um destino turístico e concorrido entre os Filipinos, e já percebi isso quando senti dificuldade para reservar uma hospedagem, a cidade já estava praticamente lotada. Justo, Sagada é um destino de natureza e cultura.
CAIXÕES SUSPENSOS DE SAGADA
Parece macabro, não parece? Mas o que me atraiu foi a história e a cultura por trás desse ritual. Isso você SÓ VERÁ EM SAGADA, em mais nenhum lugar do mundo. Já pensou que incrível presenciar essa cultura milenar.
Para visitar os caixões suspensos e conhecer um pouco mais da história é preciso ter um guia e fazer um tour chamado Higgings coffins. Nele o guia te conduz durante uma caminhada até as montanhas, e é lá que estão caixões pendurados.
É algo absolutamente envolvente estar presenciando o local e ouvindo toda a explicação.

Para entender o porque de os caixões estarem suspensos nas montanhas, FIZ ESSE POST EXPLICANDO A HISTÓRIA, tenho certeza que você vai querer conhecer o lugar depois de saber.
NASCER DO SOL NA MONTANHA
Acordar às 4 horas da madrugada para fazer uma trilha e ver o nascer do sol nas montanhas. Esse é o passeio chamado Marlboro Hills. Já adianto que para fazer a trilha é obrigatório a presença de um guia para acompanhar.
Marlboro Hill é a montanha mais alta de Sagada, com uma vista de praticamente 360 graus e famosa pelo nascer do sol com o “mar de nuvens”.
A trilha é fácil de ser feita e bem demarcada, o que realmente me assustou foi a quantidade absurda de turistas durante o caminho.
Em um certo momento a trilha estava parecendo uma procissão. E não estou exagerando. Isso mostra como a gente ainda não conhece nada de destinos turísticos pelo mundo (risos).

Durante o caminho há diversas barraquinhas que vendem água, café, sanduiches e souvenirs. Até luvas, gorros e cachecol podem ser comprados.
A vista do alto realmente é linda e presenciar o nascer do sol do alto de uma montanha é sempre algo especial. Infelizmente nesse dia a camada de nuvens não estava tão presente. Mas foi especial.
O tour tem um valor fixo e o guia pode levar até 10 pessoas, o valor é o mesmo para 1 ou 10 pessoas. Nos unimos a um casal Filipino para baratear nosso tour.


Valor: 800 pesos (80 reais) para até 10 pessoas (fomos em 4 e ficou 20 reais para cada).
CAVERNAS
Sagada é um destino que deve estar na lista de quem gosta de explorar cavernas. E quando digo explorar, é realmente explorar. Existem diversos tours que vão para diferentes cavernas, e um deles chega a passar pela conexão subterrânea de uma caverna à outra.
A Lumiang cave é uma delas, o tour consiste em uma trilha que começa no início de uma caverna (a qual também tem caixões centenários) e termina em outra caverna.
Se você optar por esse passeio, passará cerca de 3 horas caminhando pela ligação de uma caverna à outra.
Visitamos a caverna, porém apenas seu início, onde podemos observar os caixões centenários. É uma pequena trilha, e após cerca de 20 minutos de caminhada temos a vista de vários caixões de madeira empilhados em um canto da caverna.



Não tem como não se espantar. É tudo muito diferente da nossa cultura e do que já vimos, parece que entramos em um filme e aquele é um cenário preparado. É imperdível, pois é algo único e tem muita história por trás de todos esses caixões.
Clica aqui para saber toda a história sobre os caixões.
Como em todos os tours de Sagada, nessa exploração da conexão da caverna, o guia é obrigatório também, e ele vai com um lampião para iluminar o caminho, que em muitos momentos fica em completa escuridão. A trilha é desafiadora e passa por locais mais estreitos e pedras escorregadias, mas dizem ser um passeio inesquecível.
Fiz? Não. Não me sinto a vontade em lugares fechados e fiquei com receio da minha ansiedade falar mais alto no meio do caminho, já imaginou?
Importante: você deve ter seguro viagem para fazer algumas atividades da cidade, e essa é uma delas. Se você não tiver, pode contratar no escritório de turismo que fica no centro da cidade. Eu viajo sempre com o seguro da Real Seguro Viagens, e se você precisar pode usar o cupom LUPORAI para desconto. Clica aqui para cotar o seu seguro.

Valor: exploração da caverna, 1500 pesos (150 reais) para até 3 pessoas.
Valor: para apenas a observação dos caixões, 300 pesos (30 reais) para até 10 pessoas.
OUTRAS ATRAÇÕES
Além dessas atrações, que são as principais, Sagada também tem diversas cachoeiras para serem visitadas, fazendas de café e campos de arroz.

ONDE SE HOSPEDAR EM SAGADA
A hospedagem em Sagada foi um dos pontos altos da viagem e que me fez relaxar depois de um mês intenso de Filipinas.
Escolhemos o Log Cabin Sagada, que fica bem no centrinho da cidade. Um quarto em estilo chalé, de madeira rústica que deixa o ambiente muito aconchegante. Uma cama super confortável e edredons macios (e como valorizamos isso depois de muito tempo de estrada).
Passamos cinco dias aproveitando o clima de aconchego da nossa hospedagem e desacelerando, curtindo o clima mais fresco da cidade de montanha.
E olha que hospedagem por lá não é tão simples assim de encontrar, a maior parte delas é muito simples (e não são baratas), então acredito que a Log Cabin Sagada tenha o melhor custo benefício.


ONDE E O QUE COMER EM SAGADA
LOG CABIN
Para o combo da hospedagem ficar perfeito, a Log Cabin também é um restaurante. E ainda o mais famoso da cidade.
O restaurante tem a mesmo estilo da hospedagem, bem rústico, todo em madeira. Nada perto do que havia visto até a viagem das Filipinas, realmente aqui a gente sente um clima de interior e montanha.
Frequentamos o restaurante simplesmente todos os dias em que estivemos em Sagada, e podemos falar com propriedade que foi nosso cantinho favorito para comer e beber.


Jean provou (aprovou e repetiu) uma das especialidades da casa, que é um prato com barriga de porco defumada. Outra especialidade da casa são os chamados cogumelos selvagens, que provamos em uma pizza deliciosa que também levava trufas.

Outro ponto que nos surpreendeu foram os drinks do Log Cabin. Isso porque em toda a viagem pelas Filipinas, tivemos dificuldade para encontrar drinks de qualidade, e no Log Cabin realmente eles são muito bem feitos.
Nossos cafés da manhã também eram deliciosos, mas bem diferente dos cafés brasileiros. Por aqui, logo de manhã é comida mesmo. Experimentamos desde sanduiches caprichados até pratos com arroz para o café.

T.AVE. CAFE
Um restaurante que nos chamou a atenção pela fachada e mais ainda pelo interior. Com uma decoração de bom gosto, um ambiente bem aconchegante e pratos bem servidos. Resolvemos experimentar.
Os pratos realmente são muito saborosos, bem servidos e com um preço justo (25 reais o prato escolhido). O restaurante disponibiliza até alguns jogos de tabuleiro e livros para os clientes. A escolha foi ótima e recomendamos.


ETAG
A cidade também é famosa pela ETAG, uma carne de porco curada, geralmente defumada ou seca ao sol. Tradicionalmente feita com pescoço ou barriga de porco. O Etag é uma carne sagrada comumente consumida em cerimônias e celebrações.
Pela cidade é fácil de encontrar essa carne para venda ou em preparações. Existe até um festival na cidade todo o ano final de janeiro para comemorar a cultura da carne Etag.

IOGURTES
Outra especialidade da casa e bem famosa em Sagada são os iogurtes. Provamos no local mais famoso da cidade, chamado Yogurt House, mas você encontrará em todos os lugares, são bem artesanais, naturais e geralmente acompanham frutas.
Provamos e achamos gostoso, mas nada surpreendente.


TORTA DE LIMÃO
Aparentemente Sagada tem torta de limão como tradição. Digo isso porque vimos o doce por todos os lados e muita propaganda também. Observamos pessoas indo e vindo com caixas, levando tortas inteiras para casa. Resolvemos experimentar.
Escolhemos um lugar que leva o nome da torta: Sagada Lemon Pie House. Pela lógica, deveria ser referência. Não sei se erramos a escolha ou se a torta nesse lugar específico não é boa, mas a experiência foi horrível.
O recheio da torta parecia um flan desses prontos de caixinha, não tinha gosto de nada e ainda parecia estar velha. Nem comemos todo o pedaço.
Reprovada.


Valor: R$4,5 o pedaço.
VINHOS
Sagada tem muitos vinhos locais, e em algumas lojas você pode entrar para provar. Isso que fiz. Fui em uma pequena loja de vinhos, muito bonitinha, que passa desapercebida por quem passa pela rua. Há uma placa com o nome Piitik Wines, e a loja fica escondidinha, para dentro de um terreno.
Achei os vinhos gostosos, mas estão mais para um licor, um vinho mais adocicado, do que um vinho como estamos acostumados.
Lá tem vinho de vários sabores, como blueberries, laranja e goiaba. Além de venderem vinhos em vários tamanhos, também é possível comprar apenas um copo pequeno (um shot como eles chamam), que custa 4 reais.


Valores: 500ml por R$27 e 1 litro por R$40.
MINHA EXPERIÊNCIA EM SAGADA
O meu encanto com a cidade acho que foi porque não imaginaria um lugar assim nas Filipinas. Saiu totalmente do estereótipo que temos do país, que, para nós, muitas vezes se resume em praias ou em uma cidade grande e caótica.
A receptividade que tivemos na cidade e especialmente em nossa hospedagem também fez muita diferença em nossa percepção da cidade. Fomos até convidados para um evento de música, em um local estilo um camping, ao ar livre.

E são esses detalhes que muitas vezes fazem a diferença e ficam na nossa memória. Lugar aconchegante, comida boa, povo receptivo, o combo ideal.
Fica aqui o convite para você conhecer Sagada quando visitar as Filipinas. Ou pelo menos pensar em explorar destinos fora do comum em sua próxima viagem.
E se você está pensando em viajar mas não sabe por onde começar, me manda uma mensagem ou me chama no instagram, posso fazer seu roteiro.
Vai viajar?
Esses links podem ser úteis na sua viagem!
- Seguro Viagem: Real Seguro Viagem cupom de desconto: LUPORAI
- Hospedagem: Booking, os melhores sites para procurar hospedagens
- Passeios e atrações: CIVITATIS e GET YOUR GUIDE, site para reservar passeios pelo mundo todo
- Passeios com guia em português na Tailândia: TAILANDIANDO cupom de desconto: LUPORAI
- Passeios no nordeste: LUCK RECEPTIVO
- Passeios na Serra Gaúcha: BROCKER TURISMO
- Passagens pela Ásia: 12Go Asia, avião, trem, ônibus e transfer
- Dinheiro para o exterior: NOMAD, conta internacional com CASHBACK de até 20 dólares.
- Chip de Celular: O MEU CHIP, mantenha-se conectado em mais de 200 países, cupom LUPORAI
- Trabalho voluntário em troca de hospedagem: Worldpackers, ganhe USD10 de desconto com o cupom: LUPORAI
