De trem para Chiang Mai: tudo o que você precisa saber
A grande maioria dos viajantes que planejam seus dias na Tailândia colocam Chiang Mai no roteiro. A pequena cidade fica ao norte da Tailândia e é encantadora, difícil quem não se apaixone por ela. Há vôos saindo de Bangkok a um preço bom, porém vou fala sobre como é ir até Chiang Mai de trem, viagem que, particularmente, adorei e escolheria novamente ao invés do tradicional avião.
O trem é noturno, sai de Bangkok e passa por Ayutthaya. Como estava visitando a cidade nesse dia, meu bilhete foi a partir dali. A ultima parada é em Chiang Mai, de manhã cedinho.
COMPRANDO O BILHETE
O processo de compra do bilhete não é complicado, não difere muito de uma compra de passagem aérea. É necessário apenas informar no SITE a data da viagem, de onde você irá partir e seu destino final que as opções serão mostradas.
O trem noturno é o Special Express numero 9. De Bangkok ele parte as 18h10min (de Ayutthaya às 19h45min) e chega em Chiang Mai às 7:15 da manhã. Existem outras opções de horário, porém a meu ver a opção noturna é mais interessante para o aproveitamento da viagem, afinal, quem vai para a Tailândia não quer perder tempo em deslocamento, não é mesmo?
Escolhendo o horário desejado o próximo passo é a escolha dos assentos. Há a opção no site de primeira e segunda classe. Os bilhetes da primeira classe geralmente esgotam-se com facilidade. Seria minha opção, porém quando fui comprar já haviam sido vendidos.
Nota-se que há opção de camas de baixo e de cima na hora da escolha. Isso porque como o trem é noturno, ao entardecer as poltronas transformam-se em camas, e fica como se fosse um beliche. Quando na mesma compra é feita a escolha de duas poltronas (uma em cima e outra abaixo), o sistema já coloca estas unidas, ou seja, não tem perigo do casal ficar em vagão diferente ou poltrona distante.
A solicitação é feita pelo site e após isso é enviada ao email uma confirmação, e nela um link para pagamento. Após o pagamento que sua confirmação definitiva é enviada ao email. Mas ainda há um detalhe, a confirmação não é o bilhete não. É necessário, quando se faz a compra, indicar o hotel e a data que estará para receber o bilhete. Confesso que fiquei meio apreensiva de algo dar errado, mas no dia indicado os tickets foram deixados na recepção do hotel em Bangkok, tudo perfeito.
Se não me engano também há outra opção de retirada do ticket na estação, mas em todos os casos uma pequena taxa é cobrada. Resumindo, o valor para duas pessoas ficou em 2517 bath, o que corresponde a aproximadamente R$130 por pessoa.
O TREM
A estação de Ayutthaya é bem organizada e possui guarda volumes para quem precisar deixar as malas. O valor é bem pequeno e elas não ficam em armários, mas não tivemos nenhum problema com as mesmas.
O trem foi uma surpresa muito positiva pra mim. Na minha cabeça, iríamos com um trem velho e barulhento, mas mesmo assim queria ter esta experiência. Quando vi o trem e embarquei fiquei muito feliz. Os vagões são extremamente limpos, inclusive os banheiros, o trem é bem silencioso e nem se percebe que está em movimento.
Bom, viajei na segunda classe com ar condicionado. Vi fotos desse trajeto que são bem diferentes das minhas. Acredito que seja de vagões sem ar condicionado ou terceira classe. Então fica a dica, escolham essa para ter uma viagem legal como eu tive.
Alguns vagões à frente do qual fiquei existe um de lanchonete. O vagão todo é com mesas e há algumas opções simples de refeição, cafés e alimentos prontos. Também achei bem organizado e limpo. Acabei não pegando nada porque fiz umas comprinhas no 7-eleven antes de embarcar, que aliás, é o melhor lugar para comprar comida e em cada esquina tem um.
A VIAGEM
Ao entrar no vagão e encontrar nossa poltrona, ela estava na configuração de mesa com dois bancos. Ficou assim durante pouco tempo, pois logo passou uma camareira e transformou a mesa com bancos em cama e puxou mais uma de cima, transformando em um beliche. Rapidinho também ela colocou o lençol e deixou coberta e travesseiro para a viagem, tudo embaladinho e limpinho.
Cada cama tem sua cortininha para maior privacidade. Em todos os vagões há telas indicando onde o trem está e quanto falta para chegar ao destino. Conclusão da viagem: dormi muito bem com o embalo do trem e cheguei descansada em Chiang Mai. Recomendo muito, pois além da experiência ser legal, você chega descansado e ainda economiza uma diária de hospedagem.
E falando em hospedagem, se quiser uma dica de onde ficar CLICA AQUI, é o Tato House, pertinho de tudo, muito confortável e com um preço bem camarada.
E se precisar de um roteiro para a cidade é só CLICAR AQUI que vai saber tudo o que Chiang Mai tem de melhor.
Ah, e não esquece de me seguir no instagram para sempre ter dicas de lugares e viagens: @lu_por_ai.
2 Comentários
Souza
Muito bom este site, estão de parabéns.
Desejo sucesso!!!
lucianacp
Muito obrigada.