Chiang Mai

AULA DE CULINARIA TAILANDESA EM CHIANG MAI

Quando decidi incluir Chiang Mai no meu mochilão para o sudeste asiático comecei a pesquisar o que fazer na cidade. Logo descobri que existem muitas escolas de culinária tailandesa por lá. São cursos de metade de um dia e voltados para turistas. Na hora tive a certeza de que queria fazer um.

Antes do post continuar, já vou ter contar que nosso CANAL NO YOUTUBE está cheio de vídeos com muita informação e muitos destinos lindos, então não deixe de se inscrever.

Mas você se empolgou tanto porque gosta de cozinhar? Haha. Vou contar pra vocês que não tenho habilidade nenhuma na cozinha, nem para preparação, nem para imaginar que ingredientes combinam entre si e nem para decorar os pratos. Mas sim, tive muita vontade de fazer a aula por ser um programa diferente e também para aprender um pouco mais da cultura do local através dos seus pratos.

Decidido que gostaria de fazer a aula comecei a pesquisar as escolas. Fiquei muito tempo pesquisando para não fazer a escolha errada. Li os reviews, entrava no instagram, via os posts de quem já havia participado, enfim, para não errar.

Posso dizer com muita felicidade que o trabalho de escolher um local legal valeu a pena. Ainda no Brasil entrei em contato e reservei a data com a AROMDII COOKING SCHOOL, e, sério, foi a melhor decisão que poderia ter feito. Lê aí pra saber o porque.

Espaço da escola

O DIA DA AULA

A expectativa estava grande por fazer algo diferente na viagem (sim gente, cozinhar pra mim é algo diferente kkkk). O pessoal da escola nos pega no hotel e seguimos rumo a uma feira bem local para a compra dos ingredientes.

Para sabermos o que iremos comprar, recebemos uma fichinha para escolhermos os pratos. E um ponto muito positivo é o fato de ter opção vegetariana para as preparações. Escolhido o cardápio, fomos guiados por Aek por uma feira para a compra dos ingredientes frescos, e aí já começou a explicação sobre os alimentos tailandeses.

opções de pratos
Explicação dos ingredientes
Enchendo a cestinha

Do mercado seguimos para a escola, uma casa muito aconchegante onde a parte da preparação e a mesa ficam na varanda. Quem nos conduz na aula é o casal Nok e Aek, extremamente simpáticos, atenciosos e pacientes. Sim, tive certeza que acertei na escolha do local.

VIRANDO MASTERCHEF

É só chegar à escola e colocar o avental pra gente começar a virar cozinheiro profissional. O casal que nos recebe e nos ensina faz tudo virar uma brincadeira e aí, além de divertido, fica muito fácil.

Ao todo fizemos 5 preparações, a gente cozinha e logo em seguida come. Aí espera um pouquinho, cozinha e come. Mas, não é comida demais para uma manhã? Respondendo: é. Mas acredite, de tão gostosas que são as preparações, a gente come tudo sem nem pensar duas vezes.

O interessante da aula é que, apesar dos pratos terem o seu modo de preparo, Aek sempre nos perguntava nossas preferencias, para o sabor ficar mais agradável ao nosso paladar. Então o tempero, a pimenta e alguns ingredientes eram dosados conforme queríamos.

a gente também se diverte
Concentração total
Orgulhosos com nossos pratos

MAIS QUE UMA AULA DE CULINÁRIA

Terminada a manhã, percebi que essa atividade é muito mais que uma aula de culinária. Passando a manhã com o casal Nok e Aek conseguimos aprender um pouco mais da cultura tailandesa, nos divertimos muito, acabamos fazendo amizade com os outros alunos (haviam mais dois) e o que mais percebi: a aula de culinária é a melhor maneira de conhecer os pratos tailandeses.

Digo isso porque, até esse dia, eu acreditava não gostar da comida tailandesa, tudo o que provava achava esquisito. Fui para a aula empolgada, mas desacreditada de que iria gostar dos sabores. E, ainda bem, estava enganada. Amei todos os pratos, comi tudo e mudei minha opinião em relação a isso.

Fazer a aula é muito mais interessante do que ir a um restaurante tailandês tradicional e pedir um menu degustação. E acredito que ainda por cima será mais divertido e mais barato. A aula custa 800 bath (cerca de 80 reais), incluindo o tranfer, os ingredientes e o livro de receita que ganhamos ao final.

Meu Mango Steak Rice
minhas preparações

Gostou da dica? Tem muitas outras no meu instagram, me segue lá: @lu_por_ai.

 Aromdii Cooking School – Chiang Mai

Instagram: @aromdiicookingschool

Facebook: Aromdii Cooking School

Site: www.aromdiicookingschool.com

          

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *