Europa,  Itália,  Roma

Chegando em Roma: como ir do aeroporto Fiumicino ao centro

Quem visita Roma tem duas possibilidades de aeroporto: e Fiumicino e o Ciampino. O Ciampino recebe apenas companhias low cost, então, se o seu vôo para Roma é internacional, provavelmente seu aeroporto será o Fiumicino. E é dele que iremos falar.

roma como ir até o centro

Uma preocupação que a maioria dos viajantes têm é de como sair do aeroporto e seguir em direção à sua acomodação em seu destino. A razão é simples: quando chegamos não queremos perder tempo nos preocupando com o trajeto e nem gastarmos muito dinheiro, já que geralmente os preços de táxi são bem salgados. 

O principal aeroporto para quem chega em Roma com grandes companhias aéreas é o aeroporto Leonardo da Vinci, que fica em um município ao lado de Roma chamado Fiumicino, por isso é conhecido por esse nome, inclusive a sigla do aeroporto é FCO. 

OPÇÕES DE TRANSPORTE

Em Roma o transporte em taxi para o centro da cidade fica em torno de 50 euros. Vale dizer que o aeroporto fica a cerca de 50 km do centro de Roma. Mas, para quem não quer chegar na cidade já gastando todos os seus euros, há duas outras opções bem mais em conta: o trem Leonardo Express e o trem Regional. 

O trem Leonardo Express é a opção mais prática. Saindo da área de desembarque você já tem acesso ao local de onde os trens partem. O Leonardo Express custa 14 euros e vai direto à estação principal, chamada Termini. O trajeto leva cerca de 30 minutos e ele não faz paradas intermediárias. 

A outra opção é o trem regional (trem parador). O bilhete custa 8 euros, os assentos não são marcados e ele faz paradas no caminho, então demora mais. A viagem demora cerca de 45-50 minutos. Uma informação importante é que ele não para na estação Termini (a principal), então para chegar até ela é preciso descer na estação Tiburtina e então fazer a baldeação e ir com o metrô até Termini. Mas é muito fácil. 

Saída do aeroporto para a estação de trem
Trem regional
Trem Leonardo Express

COMO COMPRAR 

Os bilhetes podem ser adquiridos na hora mesmo. Em frente às plataformas há guichês que vendem, e também pode ser comprado nos totens de autoatendimento. O bilhete para o Leonardo Express também pode ser adquirido pelo site da Trenitália. 

VALIDAÇÃO DO TICKET 

Informação muito importante essa, anotem aí. Antes de embarcar nos trens, não esqueça de validar o ticket. Para isso, é só o inserir em uma das maquininhas próximas ao embarque. A validação é necessária porque ela estampa no ticket a data e hora, invalidando-o assim para outras viagens. A não validação pode implicar em multa.

As máquinas para validação do bilhete

IMPRESSÕES

Quando cheguei em Roma peguei o trem regional para ir até o centro. Comprei o bilhete nos guichês com os atendentes. A viagem foi tranquila, o trem estava um pouco cheio e não há local para colocar bagagem. Não achei ruim mas também não é confortável.

Quando fui de Roma ao Aeroporto peguei o trem Leonardo Express. Comprei o bilhete assim que cheguei na estação, nas máquinas de autoatendimento, muito fácil de comprar. O trem não estava cheio, tem um local na parte superior ao assento para bagagens e é muito confortável.

Interior do Leonardo Express

E se você está com viagem marcada para Roma e ama fotos, CLICA AQUI e veja esse post com uma super dica de tour fotográfico.

Para não perder nenhuma dica, é só me seguir no instagram: @lu_por_ai

Para sua viagem:

Para já sair conectado do Brasil, é só CLICAR AQUI e solicitar o seu chip de internet.

Para reservar um carro na sua viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua reserva com a Rent Cars.

Para fazer sua reserva de passagem aérea, é só CLICAR AQUI e fazer sua pesquisa pelo Passagens Promo.

Para garantir o melhor seguro viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua cotação pela Seguros Promo.

 

Seguro viagem geral 728x90

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *