Chile,  Deserto do Atacama

GEYSER EL TATIO: MADRUGAR NO ATACAMA VALE A PENA

Você já ouviu falar em Geyser? Sabia que no Deserto do Atacama você pode fazer um passeio e visitar um? Calma, se você tá um pouco perdido nesse post, eu vou te explicar tudo e você já vai querer fazer as malas pro Atacama.

Esse passeio louco, gelado e que nos faz madrugar, foi o que, no final das contas, mais me encantou. Você vai entender o porque.

O Geyser el Tatio é um campo geotérmico de origem vulcânica, e o Chile é o quinto pais do mundo com maior atividade vulcânica. É um campo onde água e vapor brotam das profundezas da terra, tornando a paisagem bela e única. Vale dizer que os Geisers el Tatio são o maior campo geotérmico do mundo, e a erupção é constante.

geyser atacama
Vapores brotando da terra

O fenômeno é bem raro de se ver, pois implica em condições climáticas muito específicas. Mas para explicar um pouquinho, a água da neve derrete e chega à uma camada muito profunda da terra, onde existe um reservatório de magma. Quando a água da neve encontra esse local extremamente quente, sua pressão aumenta repentinamente e causa o que vemos: explosões e vapores que saem da terra.

A temperatura dos vapores de um geyser pode chegar aos 85° Celsius, portanto, é preciso ter cuidado durante a visita.

geyser el tatio
Fenômeno raro

ONDE FICA O GAYSER EL TATIO?

Os Geisers del Tatio localizam-se a 89km de distância da cidade de San Pedro de Atacama, base para todos os passeios do deserto. Eles estão a mais de 4 mil metros acima do nível do mar, ou seja, também são um dos mais altos do mundo.

Por estarem em uma área de grande altitude, você deve se atentar ao fenômeno chamado SOROCHE, também conhecido como Mal Da Montanha. Ainda não conhece? CLICA AQUI que nesse post da Laguna Cejar eu falo um pouco sobre o Soroche.

geysers deserto do atacama
Cordilheiras ao fundo

COMO VISITAR?

Para assistir de perto esse fenômeno incrível, é necessário contratar um tour, nós escolhemos a agência Viajar en Chile, que possui todo um cuidado com os visitantes do Atacama e tem um serviço muito mais exclusivo do que a grande maioria de San Pedro de Atacama.

COMO É O PASSEIO?

Depois de ter seu tour agendado, saiba que você terá que acordar cedo. Bem cedo. A saída de San Pedro acontece às 4:30 da manhã.

Por que madrugar? A saída precisa ser muito cedo, pois é de manhã, entre 6 e 7 horas, que a atividade do Gêiser é mais intensa, e que os vapores brotam do solo com mais intensidade. E é pra isso que a gente vai até lá, não é mesmo?

geysers
Madrugando para ver o fenômeno

A altura dos jatos de vapor pode chegar a 10 metros de altura. E para assistir à esse fenômeno, esteja muito bem agasalhado, pois a temperatura a essa hora da manhã pode beirar os -20° no inverno e -5° no verão. Mas calma, ao longo da manhã já vai melhorando.

Eu fui com uma calça térmica por baixo da calça jeans, uma blusinha térmica, casaco, cachecol, touca e luva. Estava muito frio, mas estando bem agasalhado você irá curtir muito. Outra dica é levar óculos de sol, tanto quanto pelo sol tanto quanto pelos vapores que saem dos gêiseres.

Ao chegar nos Gêiseres, ouvimos às explicações sobre o local, os cuidados que devemos tomar e temos tempo suficiente para explorar o local e tirar aquelas fotos lindas para o momento ficar registrado para sempre.

geyser el tatio
Um vulcão de água
deserto do atacama geyser
abuse das fotos

ACHEI QUE SERIA MAIS DO MESMO

Vou contar o que aconteceu comigo. No dia anterior ao passeio havia feito outro passeio, de altitude também, e além disso, caminhei bastante e havia dormido bem pouco.

Conclusão: início da noite, quando já estava quase dormindo, comecei a sentir meu coração disparado e respiração acelerada. É o tal do Soroche.

Pensei comigo mesma: se não melhorar até a hora do passeio, não vou. Ainda mais porque iria novamente para um local de altitude, e a última coisa que iria querer era passar mal. Além disso, pensei: ahhhhh, eu já visitei os gêiseres da Bolívia, então já tá visto.

Aindaaaaaaa bem que melhorei, porque estava completamente enganada. Achei que veria algo que já havia visto antes e não me empolgaria tanto, e ao final do tour comentei com o guia que aquele tinha sido o passeio mais surpreendente pra mim.

geyser el tatio
encantada com os gêiseres

Pensa em uma imensidão, rodeada de cordilheiras, céu azul e todos aqueles vapores brotando da terra. Realmente é uma paisagem de outro mundo. E como se não bastasse, é um local onde há vida.

A gente passa por um local, em que mesmo o solo sendo extremamente quente, assim como a água vulcânica, há sapinhos. Isso mesmo, sapos, mas bem pequenininhos e pretos. A natureza realmente surpreende.

Um mini sapo pretinho

CAFÉ DA MANHÃ COM VISTA?

O guia escolheu um lugar com vista panorâmica para os gêiseres como parada para o nosso café da manhã. Foi posta uma mesa linda (estão enganados se acham que é só um lanchinho e mal tem lugar para sentar).

O café da manhã foi estilo resort, mas ao ar livre e no meio da natureza. Nessas horas a gente só olha em volta e agradece, que momento inesquecível.

Foi servido café, chocolate, leite, sucos, pães, queijos, frutas, doce de leite, ovos mexidos feitos na hora e até brownie, tudo fresquinho. O difícil foi levantar para começar a volta.

café no deserto
café da manhã de milhões
café da manhã no deserto
A melhor vista para um café

SURPRESAS NO RETORNO

Confesso para vocês que nunca tinha ouvido falar nessa palavra: Bofedal. Bofedal é um pântano de altitude. São áreas pantanosas que estão localizadas em regiões andinas. Ou seja, são áreas que possuem diversidade de vegetação em meio ao cenário árido da região. Você encontrará plantas verdes e água, que são provenientes das chuvas.

No caminho de volta demos uma paradinha para conhecer um lugar desses. Foi o momento de contemplar a paisagem e refletir no quanto nosso planeta é diversificado e pode nos surpreender. Aproveite o bofedal!

bofedal
área verde no deserto

FLAMINGOS NO DESERTO

E como o deserto do Atacama não para de surpreender, ainda fizemos outra parada no caminho. Dessa vez para observar os flamingos. E eram vários. Parecia mesmo aquilo que chamam de miragem no deserto. E eles são lindos.

flamingos
eles são lindos
flamingos no atacama
Muitos flamingos

O QUE LEVAR?

  • Roupa de inverno. Lembre-se que o passeio começa muito cedo e estará muito frio. Mas deixe uma roupa mais leve por baixo, para quando o sol sair.
  • Leve protetor solar, água e óculos de sol.
  • Leve água, é importante para manter-se hidratado e não sofrer do mal de altitude.
  • Não viaje sem seguro viagem, aproveite o cupom e contrate com desconto: SEGURO VIAGEM COM DESCONTO AQUI

QUEM TE LEVA?

Entre em contato com a Viajar en Chile, eles tem diversas opções de passeios no Atacama:

E pra não perder nenhuma viagem, me segue lá no instagram @lu_por_ai

Para sua viagem:

Para já sair conectado do Brasil, é só CLICAR AQUI e solicitar o seu chip de internet.
Para reservar um carro na sua viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua reserva com a Rent Cars.
Para fazer sua reserva de passagem aérea, é só CLICAR AQUI e fazer sua pesquisa pelo Passagens Promo.
Para garantir o melhor seguro viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua cotação pela Seguros Promo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *