Machu Picchu: Quanto Custa e Como Chegar
Machu Picchu, a cidade perdida dos Incas, uma das sete maravilhas do mundo moderno, quem é que nunca sonhou em conhecer, não é mesmo?
Mas já sei, você quer ir e está achando complicado. Muito, inclusive eu, fiquei muito confusa ao começar a pesquisar minha ida para lá. São muitas informações, transportes, valores, etc…
Mas calma, vou deixar tudo bem explicadinho de uma maneira bem objetiva nesse post.
COMO COMPRAR O INGRESSO
Primeiro de tudo, já sabendo a data da sua viagem, já compre o ingresso para Machu Picchu. Isso porque os ingressos são limitados e pode ser que se esgotem se você deixar para última hora.
As entradas são vendidas exclusivamente pela internet, no site oficial , na compra você já escolhe o horário de entrada e qual ingresso deseja.
QUAL INGRESSO COMPRAR
São 4 circuitos e mais 2 montanhas que você pode escolher percorrer. Se você não deseja subir nenhuma das montanhas, basta apenas comprar o ingresso geral, nele você tem acesso a todos os percursos.
Note que apenas alguns deles passam pela chamada “cidade alta”, que é onde tem os pontos estratégicos para as fotos clássicas, são eles os circuitos 1 e 2. Mas o circuito que você vai fazer você escolhe depois de já estar dentro da cidade inca.
Já se você é um pouco mais aventureiro, pode comprar o ingresso que inclui a subida a uma das três montanhas disponíveis. A montanha clássica, aquela que vemos sempre em todas as fotos, chama-se Waynapicchu, ela é vendida junto ao circuito 4 (você sobe a montanha, mas não passa pela cidade alta).
Os ingressos para os circuitos gerais custam 152 soles (cerca de 220 reais) e os que comtemplam as montanhas custam 200 soles (cerca de 300 reais).
COMO CHEGAR
Você pode chegar até Machu Picchu partindo de Cusco ou de Ollantaytambo. O único meio de transporte que chega até Águas Calientes é o trem, com as empresas Peru Rail ou Inca Rail, eu fui com a Peru Rail.
Reserve aqui o trem, com cancelamento gratuito se seus planos mudarem.
Eu recomendo ir a partir de Ollantaytambo, primeiro porque financeiramente é mais vantajoso, e segundo, porque vale muito a pena conhecer essa cidadezinha linda. Ollantaytambo é cheia de restaurantes típicos, tuk tuks, artesanatos e claro, sítios arqueológicos.
Se você quer saber um pouco mais sobre esse lugar, tem um POST SOBRE OLLANTAYTAMBO.
E também temos um vídeo no Youtube mostrando um pouco de lá.
Os tickets do trem podem ser comprados pela internet, e prepare-se porque os preços são salgados, começam em 50 dólares (cerca de 250 reais) por trecho (50 a 100 dólares, em média). Esses valores podem subir de forma astronômica se você quiser viajar em categoria luxo, aí a brincadeira passa de 500 dólares.
Pronto, você já está em Águas Calientes, colada com Machu Picchu, agora é só comprar o bilhete para o ônibus que te leva ao alto da montanha. O preço também é salgado, a viagem dura cerca de 20 minutos e o trecho é vendido a 12 dólares (cerca de 60 reais).
O bilhete para o ônibus pode ser adquirido na hora, você compra em um ponto pertinho de onde você irá embarcar.
Já que você vai à Machu Picchu, aproveite para fazer um Free Tour em Cusco.
RESUMINDO
O ingresso para Machu Picchu deve ser adquirido pelo site (220 a 300 reais).
O trem pode ser a partir de Cusco ou de Ollantaytambo (250 a 500 reais o trecho, na média).
Em Águas Calientes você deve pegar um ônibus que te leva até a entrada de Machu Picchu (60 reais o trecho).
TEM OUTRA MANEIRA DE IR?
Sim, para os mais aventureiros, existem diversas trilhas que você pode fazer até a cidade inca. Elas saem de Cusco ou de Ollantaytambo e na média, são 5 dias de trilha.
Existem empresas que organizam grupos, já com o guia e hospedagens incluídas. Mas atente-se ao fato de que, além do esforço normal de uma caminhada longa, ainda há o fator da altitude, o qual aumenta consideravelmente o cansaço e influi no bem estar.
E então, já decidiu como visitar essa maravilha do mundo? Pra te ajudar, temos um vídeo sobre Machu Picchu:
E pra não perder nenhuma viagem, me segue lá no instagram @lu_por_ai