Massada, uma visita imperdível em Israel
Massada foi nomeada Patrimônio Mundial da UNESCO em 2001 e está no topo das atrações mais visitadas de Israel. Mas afinal de contas, você já ouviu falar em Massada?
Antes do post continuar, já vou ter contar que nosso CANAL NO YOUTUBE está cheio de vídeos com muita informação e muitos destinos lindos, então não deixe de se inscrever.
Massada fica a menos de 2 horas distante de Jerusalém, está no alto de um cânion, a uma altura de 520 metros. Ela fica na porção leste do deserto da Judeia e tem vista para o Mar Morto. Massada significa “lugar seguro” em português e possui uma história incrível, digna de um filme.
A História de Massada
A fortaleza de Massada foi construída no ano 30 a.C. pelo rei Herodes. No inicio de uma grande revolta contra Roma, Massada foi a morada de um grupo de Judeus. No ano de 72, os Romanos sitiaram Massada e construíram uma rampa para alcançar seu topo, não deixando chances aos moradores da fortaleza.
Sentindo-se cercados e sem chances, os moradores de Massada, no ano de 73, optaram por um desfecho trágico. Os 960 moradores, em um ato heroico e também de desespero, decidiram cometer um suicídio coletivo, ao invés de cair nas mãos dos Romanos. Esse ato ficou marcado como um ato de heroísmo e martírio.
Durante muitos anos as ruínas de Massada ficaram abandonadas, hoje elas são um Parque Nacional, bem conservado e muito visitado.
Como Visitar as Ruínas de Massada
A melhor maneira, e mais confortável, de visitar Massada, é contratando um tour. Pelo que pesquisei com as agências, existem duas opções de passeio. Uma que sai de madrugada, com o intuito principal de ver o nascer do sol do topo de Massada. E outra que sai a tarde.
Eu escolhi a opção de visitar Massada e aproveitar para ver o nascer do sol de lá de cima. Fiz o tour com a Abraham Tours, e foi perfeito, porque é a agência do hostel em que já estava hospedada, o Abraham Hostel. Aproveitando, Clica Aqui para saber como é se hospedar no Abraham.
O melhor do tour é que, não apenas visitamos Massada, mas o tour também nos leva para um outro parque, chamado Ein Gedi, e também para o famoso Mar Morto, que é imperdível.
O Nascer do Sol das Ruínas
O tour do amanhecer em Massada sai de Jerusalém as 03:30 da madrugada, isso mesmo, muito cedo. A boa notícia é que a van é muito confortável e você pode ir dormindo no caminho.
Chegamos nas ruínas por volta de 05:00 e já iniciamos a subida. Vá com calçado confortável e prepare o fôlego. Massada fica a cerca de 400 metros de altura e a subida é puxada, em um percurso conhecido como “caminho da cobra”, já dá para imaginar como é a escadaria até o topo não é?
Começamos a caminhada no escuro, é sempre bom ou uma lanterna, ou até a lanterna do celular. Mas a medida que os minutos vão passando e as montanhas vão se revelando, todo o esforço começa a valer a pena. A subida é de tirar o fôlego, nos dois sentidos.
O Que Esperar lá no Topo?
No topo da Montanha é possível visitar as ruínas, que são o que sobrou da morada dos povos que moravam lá. Ruínas de casas feitas de pedra, onde algumas ainda tem sua descrição, como a residência do comandante.
De lá é possível imaginar como eram as casas, suas divisões e conseguimos ver suas janelas com vistas incríveis. Só é realmente difícil de imaginar como realmente aquele povo vivia em um lugar tão remoto e com um acesso tão difícil.
A vista do alto é emocionante, é uma paisagem bem diferente das quais estamos acostumados a ver. A vista de lá é desértica e uma imensidão, que quebra apenas com o mar morto, que fica ao fundo.
E toda essa vista fica ainda mais especial com o nascer do sol. Sim, vale a pena todo o esforço da subida, comtemplar o sol nascendo em meio à paisagem quase que monocromática é algo inesquecível. Lá no alto temos tempo suficiente para explorar as ruínas antes de descer.
Falando em descer, aproveite a descida. Já que na subida ainda está clareando o dia e não é possível aproveitar o momento ao máximo. Não deixe de olhar para trás e ver o local onde estava, agora iluminado pelo sol.
Quanto Custa
O tour do nascer do sol custa 260NIS, aproximadamente 450 reais. Mas esse valor não inclui apenas a visita em Massada, depois de lá ainda fazemos uma breve visita em Ein Gedi (um parque) e visitamos o tão esperado Mar Morto.
Importante avisar que nesse tour feito com a Abraham Tours, o valor da entrada em Massada não está incluída, ela custa 31NIS, o que sai aproximadamente 50 reais. Ah, e no dia em que fui, só aceitavam cartão de crédito.
Dicas
- Para fazer esse passeio, verifique os dias em que a Abraham Tours faz, pois são apenas alguns dias na semana.
- Vá com calçado confortãvel, a subida é cansativa e parece que a escadaria é infinita.
- Leve cartão de crédito, no dia que fui, o pagamento era só em cartão, pois o parque ainda estava fechado e o caixa não havia sido aberto.
- Se achar que não tem condição físicas suficiente (é cansativo, mas não é difícil), faça o tour da tarde, pois aí o teleférico já estará funcionando para a subida.
- Leve água e um lanchinho para o café da manhã.
- Agasalhe-se, de manhã é frio e lá no alto o vento é cortante.
- Não economize nas fotografias, e aproveite.
E pra não perder nenhuma viagem, me segue lá no instagram @lu_por_ai