Israel,  Palestina

Um hotel com a pior vista do mundo?

Já imaginou conhecer o hotel com a “pior vista do mundo”? Esse curioso título, nada mais é do que uma denominação irônica para o The Walled Off, um hotel que fica em Belém, na Palestina. E se você gosta de viajar e saber as curiosidades do mundo, vai gostar dessa.

The Walled Off é um hotel artístico, idealizado pelo artista e ativista britânico Bansky, O artista é conhecido por usar do sarcasmo e humor negro em suas artes, principalmente para criticar causas políticas. E no caso do hotel não foi diferente, começando pelo nome. O nome do hotel é um trocadilho com o famoso hotel The Waldorf, que fica em Nova York.

Um hotel com a pior vista do mundo?
belém

POR QUE A PIOR VISTA?

Essa denominação propositalmente chamativa se deve à localização estratégica que Bansky escolheu para seu hotel. Ele fica ao lado do enorme muro de concreto separatista, que divide Israel da Palestina, e essa é a vista dos quartos. O muro, com 8 metros de altura e uma extensão de quase 800 quilômetros, isolou boa parte da população, dividiu famílias e é constantemente vigiado por soldados fortemente armados.

No lado palestino, aos arredores do The Walled Off hotel, o muro se transformou em um instrumento de protesto. Ele é coberto por pinturas e graffitis que passam mensagens de paz e discordância à separação. Não tem como não refletir ao observar as pinturas, elas são profundas e intensas. São incríveis.

Muro da Cisjordânia
Muro da Cisjordânia
Muro da Cisjordânia
Pinturas no muro
Muro da Cisjordânia
Muro da Cisjordânia

COMO VISITAR O HOTEL?

A boa notícia é que sim, é possível visitar o hotel. E é importante esclarecer que o hotel está aberto para qualquer pessoa que quiser visitá-lo ou se hospedar, independente de seu lado político ou nacionalidade. O local é anti fanatismo e é administrado pela comunidade local.

Visitei o hotel em uma viagem pra Israel, na qual fiz um tour pela Cisjordânia (West Bank Tour), e esse tour incluía a visitação ao The Walled Off. Na entrada achei que fosse só mais um hotel, mas não, ele é praticamente uma galeria de arte, todos os cantos do hotel são pensados e expressam algo.

hotel the walled off
Piano Bar

O HOTEL

A entrada ao saguão é aberta ao público e não é cobrada. No interior do hotel também tem um piano bar, que é aberto ao público. Eu aproveitei o local, que por sinal é extremamente charmoso e bem decorado, pra tomar um chá com leite, servido em lindas porcelanas, e delicioso por sinal.

hotel the walled off
chá no hotel

Dentro do hotel também tem um pequeno Museu, nele a entrada é cobrada, mas o valor é bem acessível. A visita ao museu começa com trechos do filme “Five Broken Cameras“, que mostra o trabalho e a dificuldade de jornalistas em meio aos conflitos da região.

O museu traz memórias e expõe objetos que transmitem um pouco da realidade do povo que vive em áreas de conflitos. Anexo ao museu também há uma pequena livraria, tudo em relação à história do país. Se visitar o hotel, aproveite o museu, é bem interessante.

hotel the walled off
Detalhes do hotel
hotel the walled off
Peça do museu

HOSPEDAGEM

Gostaria muito de ter conhecido os quartos do hotel, que, como todos os ambientes, além de ser repleto de obras de arte, faz uma sátira politizada. São 3 categorias: Artist, Budget, Scenic e Presidential. A categoria mais luxuosa não tem o nome de Presidential por acaso. Batsky conta que esse quarto possui tudo o que uma mente política corrupta desejaria: quadros caros, banheira para quatro pessoas, bar privativo, home cinema, livraria e até cascata d’água.

Os valores médios de hospedagem iniciam em 70 dólares, em uma cama em quarto compartilhado (beliches, com itens de um quartel militar israelense), ficam em torno de 235 dólares nas suítes e 965 dólares na suíte presidencial. Valores que correspondem à experiência.

É A PIOR VISTA?

É claro que o título de pior vista do mundo é uma ironia. O muro, apesar de estar lá por motivos conflituosos e gerar uma imensidão de adversidades para quem mora na região, é repleto de arte. Eu ficaria por horas observando as pinturas.

Muro da Cisjordânia

O passeio pela Cisjordânia, a visita ao hotel, a caminhada ao redor do muro, todos foram momentos únicos e marcantes durante a minha viagem à Israel. É um tour imperdível para quem viaja pra essa região.

Veja Também:

Onde se hospedar em Jerusalém.

Onde se hospedar em Israel.

Massada, uma visita imperdível em Israel.

E pra não perder nenhuma viagem, me segue lá no instagram @lu_por_ai

Para sua viagem:

Para já sair conectado do Brasil, é só CLICAR AQUI e solicitar o seu chip de internet.

Para reservar um carro na sua viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua reserva com a Rent Cars.

Para fazer sua reserva de passagem aérea, é só CLICAR AQUI e fazer sua pesquisa pelo Passagens Promo.

Para garantir o melhor seguro viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua cotação pela Seguros Promo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *