Brasil,  Espírito Santo

Montanhas Capixabas: como é o passeio de um dia.

Que o litoral do Espírito Santo é lindo nós já sabemos, mas a dica de passeio aqui é para a região das Montanhas Capixabas. E a boa notícia é que é pertinho e o passeio pode ser feito em apenas um dia. Ou seja, quem vai à Vitória pode aproveitar tudo o que o litoral tem a oferecer e de quebra respirar um pouco do ar das montanhas.

O passeio para as montanhas foi feito com a Capixaba Receptivo, empresa muito conceituada no ramo e que fez o tour ser algo muito proveitoso e divertido. O ônibus nos pegou cedinho na porta do hotel e fomos rumo a Domingos Martins (cidade distante cerca de 50 km da capital).

A viagem é tranquila e a paisagem é linda, muito verde e muita subida também, pois nosso destino está a cerca de 1300m acima do nível do mar, e aí vai a dica de levar um casaco, pois pode fazer um friozinho típico de serra. O que fez nosso trajeto ainda mais interessante foi a interação com o guia, que nos deixava a par de todas as peculiaridades e histórias da região.

PRIMEIRA PARADA: PEDRA AZUL

A Pedra Azul e suas tonalidades

Nossa primeira parada foi a famosa Pedra Azul (distante cerca de 50km de Domingos Martins). Na verdade Pedra Azul é o nome de um parque estadual, porém se chama assim devido a formação rochosa capixaba mais famosa de todas. A pedra leva esse nome porque em determinada hora do dia, devido à luz solar, fica com a coloração azulada (infelizmente não consegui ver essa coloração). Ela atinge 1822 metros de altura e possui uma formação na qual parece que um lagarto a esta escalando (não só esse lagarto, mas muitos esportistas também a escalam). Bom, é um cartão postal e é maravilhosa.

Nesse passeio com a Capixaba Receptivo visitamos a propriedade Fjordland. Pensa em um lugar que parece ter saído de telas de pintura… vou colocar umas fotos aqui, mas ao vivo é muito mais bonito. Nessa propriedade é possível fazer passeio a cavalo, os cavalos são da raça Fjord (origem norueguesa), como esses cavalos de desenhos de príncipes e princesas, são encantadores.

A propriedade também conta com uma cafeteria que tem um deck com vista para a Pedra Azul, mas infelizmente não foi possível tomar um café lá, pois estava fechada. Mas só a visita e a vista já me deixaram bem feliz.

Pousada e cavalgada na Pedra Azul

Continuando nosso tour, com direito a clássica parada em lojinhas de souvenirs e guloseimas, fomos tomar um cafezinho com o ar das montanhas. E o café foi especial, pois nessa região as cafeterias oferecem cafés selecionados, além do famoso café do Jacu (para quem não sabe, Jacu é uma ave que come o fruto do café e o digere, o café é feito a partir do excremento do Jacu, simmmmm… isso mesmo). Infelizmente, bem na minha vez de provar o café a máquina pifou e fiquei sem (um ótimo motivo para voltar lá, não é?).

Café do Jacú, considerado o segundo melhor do mundo.
Contemplando a paisagem

ONDE ALMOÇAR NAS MONTANHAS

Nosso almoço foi em grande estilo, para combinar com a região. Fomos ao Hotel Fazenda China Park, local super agradável, que me lembrou de Campos do Jordão. Lá tem lagos, pescaria, tirolesa, teleférico, pedalinho e um almoço com um buffet digno de resort (e o melhor, quem está com a Capixaba Turismo tem, nada mais nada menos que, 40% de desconto no buffet). Quem gostar do lugar pode voltar e se hospedar nesse pedacinho de paraíso.

Vista do almoço no China Park
Hotel Fazenda China Park

PASSEIO POR CAMPINHO

Depois de comer bem e descansar, nosso passeio segue para o centro de Campinho, sede do Município. Lá visitamos a casa da cultura, assistimos um vídeo sobre o município e visitamos um pequeno museu, assim entendemos um pouco mais da colonização pomerana e alemã do local. 

Museu da casa da cultura

Essa parada é para caminharmos pelo centro da cidade, que possui muita arquitetura enxaimel, lojinhas, cafés, além de lá estar a primeira igreja evangélica a possuir uma torre. Para quem gosta de artesanato há algumas lojas que vendem peças de decoração lindas com uma técnica de pintura alemã (foto). E a dica é comprar guloseimas, há muitas bolachinhas decoradas, geléias e produtos artesanais que são irresistíveis, sem contar no vinho de jabuticaba, muito encontrado nessa região.

Centro de Campinho
No centrinho, foto obrigatória
E quem resiste?
Pinturas com técnica alemã
Primeira igreja evangélica com torre do Brasil

O passeio dura o dia todo, retornamos ao finalzinho da tarde para o hotel. Dá para aproveitar bastante e ter uma visão geral da região das montanhas. Confesso que fiquei com vontade de voltar, mas aí para passar um fim de semana aproveitando as tão faladas Montanhas Capixabas.

Se você ficou com vontade de fazer esse passeio também entra em contato com a Capixaba Turismo, eles tem este e vários outros passeios a oferecer. Ah, e não esquece de me seguir lá no instagram pra ficar por dentro de várias dicas hein: @lu_por_ai

 

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *