Brasil,  Espírito Santo,  Guarapari

GUARAPARI – Por que visitar?

O destino da vez é Guarapari, município com praias lindas que fui conhecer durante os dias que passei em Vitória. Fiz um passeio de um dia, que sai cedinho e volta fim da tarde, com a Capixaba Receptivo, e recomendo a todos que estiverem em Vitória.

Guarapari está distante cerca de 58 km de Vitória, e é a principal cidade turística do Espírito Santo, que atrai muitos turistas pelas suas mais de 30 praias e belezas naturais.

A AREIA MONAZÍTICA

Guarapari é muito conhecida por possuir uma praia que possui areia de coloração muito escura, a Praia da Areia Preta. Essa areia tem cor escura pela alta concentração de minerais pesados, um deles de nome Monazita, e essa praia é o local que tem maior concentração dessa areia em todo o Brasil.

Essa areia preta é conhecida por seus efeitos terapêuticos, e é popularmente utilizada para o tratamento de artrites, artroses e outras doenças inflamatórias. E porque isso acontece? Segundo estudiosos, pela areia conter uma radiação considerável, isso estimularia o fluxo sanguíneo de determinadas partes do corpo. Por isso muitas pessoas frequentam essa praia e ficam por horas deitada nessa areia, principalmente os idosos.

Mas que fique bem claro que nada disso é comprovado cientificamente, porém recomendo a todos visitar a praia, pois só de ficar em um local como esse já nos sentimos melhor, não é mesmo.

areia monazítica

O PASSEIO

A Capixaba Receptivo nos pega cedinho na porta do hotel, saímos rumo ao nosso destino sempre com o guia nos contando sobre os locais que passamos. Em Guarapari percorremos algumas praias, com parada para fotos e seguimos rumo a praia dos Namorados.

O nosso ponto de apoio é um restaurante pé na areia (literalmente) com o melhor da culinária capixaba e serviço de praia para quem quiser ser servido mais perto do mar. Há também a opção de fazer um passeio de barco, que custa R$ 30 e tem parada para banho (acabei explorando apenas a praia).

Restaurante ponto de apoio
restaurante pé na areia
Vista em frente ao restaurante

Quem não quiser ficar apenas no restaurante curtindo a paisagem pode caminhar ao redor e explorar o local, a poucos metros a praia já fica mais movimentada, com opção de quiosques beira mar. Também pertinho dali está um centrinho cheio de lojas e um centro de artesanatos, ótimo para comprar produtos locais.

A praia é uma delícia, a água do mar é clarinha (mas gelada), a praia da areia preta é bem pertinho do ponto de apoio do tour e o dia passa que a gente nem percebe, de tão gostoso que é o lugar.

praia de águas claras

UMA CACHAÇARIA NO MEIO DO CAMINHO

Saímos de praia no meio da tarde para voltarmos à Vitória, e na volta tivemos uma boa surpresa: paramos para conhecer (e degustar) uma cachaçaria.

A cachaçaria chamada Reserva do Gerente fica entre Guarapari e Vitória, em um espaço com muito verde e alguns animais, como aves e até um avestruz. Lá é possível degustar várias das suas cachaças e licores.

Em 2016 a cachaça da Reserva do Gerente foi eleita a segunda melhor do Brasil, então já deu pra ver que vale a pena a visita. Não deixe de passar na lojinha e levar uma cachaça ou licor para casa, achei os preços de lá bem atrativos.

Se estiver com viagem marcada para Vitória não deixe de conhecer Guarapari, é pertinho e pode ser visitada em um bate e volta. Se tiver alguma dúvida ou dica pode me mandar um email, e não deixa de me seguir no instagram: @lu_por_ai.

Quer ver mais um pouquinho do Espírito Santo? Dá um play aí no vídeo:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *