Como é o passeio de trem de Curitiba à Morretes
Você sabia que de Curitiba parte um passeio de trem que foi considerado um dos mais lindos do mundo? Sim, do mundo! É o trem da Serra do Mar Paranaense, ele foi considerado pelo jornal britânico The Guardian como um dos dez mais espetaculares do mundo. E vou contar aqui um pouco da experiência.
O passeio de trem é sobre uma ferrovia construída há mais de 130 anos, e é administrado pela Serra Verde Express. Há várias possibilidades de passeio: o trecho Curitiba à Morretes; Morretes à Curitiba; um pacote que inclui almoço e até mesmo um passeio noturno em um vagão de luxo com jantar italiano. O que eu fiz foi o pacote Pôr do Sol, realmente lindíssimo.
SOBRE A FERROVIA
A ideia da ferrovia surgiu com a necessidade de levar a erva mate de Curitiba para o litoral. O início das obras ocorreu em 1880, com a presença do Imperador Dom Pedro II, o qual proibiu a utilização de qualquer mão de obra escrava na ferrovia.
A ferrovia levou 5 anos para ficar pronta, ela possui 108 km de extensão, 41 pontes e 13 túneis, além de contar com a maior área preservada de mata atlântica da América do Sul.
A ESTRADA DA GRACIOSA
O dia do passeio começa cedo, na estação rodoferroviária de Curitiba. O trajeto de ida é realizado de Van pela Serra da Graciosa, uma estrada estreita, de paralelepípedo, cheia de curvas e repleta de verde ao redor. Além disso, a estrada ainda tem algumas paradas com mirantes e quiosques, onde é servido o tradicional caldo de cana com pastel.
A estrada da Graciosa foi declarada pela UNESCO como reserva da biosfera da Mata Atlântica, por ser uma importante área de preservação da natureza. Já deu pra perceber que as belezas do passeio já se iniciam pela manhã, não é mesmo?
O PASSEIO DE TREM MAIS BONITO DO BRASIL
Quem escolhe o pacote do pôr do sol não precisa se preocupar com nada a não ser curtir o passeio. Isso porque o trajeto de ida à Morretes (de van) já está incluso, assim como o almoço chegando à cidade, com o típico barreado. O trajeto de trem nesse passeio é o de retorno à Curitiba.
Após o almoço e uma voltinha pela histórica cidade de Morretes é a hora de ir à estação e pegar nosso trem do pôr do sol. Ele sai as 15 horas e o trajeto dura entre 3:30h e 4 horas, esse horário pode variar porque pelo caminho é possível que o trem precise fazer algumas paradas para dar a vez aos trens de carga passarem.
O trajeto é feito na companhia de guias locais, muito animados e que explicam tudo sobre a ferrovia, a mata, as curiosidades e nos avisam com antecedência os melhores momentos para observarmos a paisagem e fotografarmos. Ah, nos avisam também dos cuidados que devemos tomar durante a viagem, como por exemplo não colocar o corpo para fora da janela, pois em muitos momentos o trem passa muito, mas muito perto de árvores e rochas, sem contar nos túneis, que são bem rentes ao trem.
Durante a viagem há serviço de bordo, o lanche que é servido depende da classe do vagão que é escolhida, mas adianto que mesmo na classe turística o serviço fica melhor que o de muita companhia aérea por aí gente (ponto positivo pra Serra Verde Express).
Resumindo: cidade histórica linda, gastronomia típica, ferrovia centenária, trem com serviço excelente, mata atlântica preservada, paisagens incríveis de natureza… tá esperando mais o quê pra fazer esse passeio também?
INFORMAÇÕES:
Os bilhetes podem ser comprados diretamente pelo site da Serra Verde Express, ou direto na rodoferroviária.
Há a opção de apenas a ida à Morretes de trem, ou apenas a volta à Curitiba. Também há a opção do pacote Pôr do Sol, que inclui o transporte de ida e almoço incluso no preço.
Outra opção é o pacote luxo noturno, que vai de Curitiba à Piraquara com um jantar italiano incluído no pacote. Neste, os vagões são todos decorados e temáticos.
Quanto aos valores, variam de acordo com o pacote e a classe do vagão, eles vão de R$119,00 à R$394,00.
E se você está procurando uma opção de passeio para fazer em Curitiba, recomendo o tour com o ônibus panorâmico, no qual você pode escolher alguns pontos turísticos para descer e conhecer, CLICA AQUI para ler sobre esse passeio.
E se você não quer perder nenhuma dica de viagem, me segue lá no instagram: @lu_por_ai.
Já tem seu seguro viagem? Ainda não? Que tal cotar com a Real Seguros?
Esse passeio contou com o apoio da Serra Verde Express.