Brasil,  Porto de galinhas,  Recife

Porto de Galinhas – o que fazer, quando ir e onde se hospedar

Quer viajar pra Porto de Galinhas? Certeza? Certeza que você não quer ir pra Ipojuca? 

O nome parece um pouco diferente e não muito conhecido, não é? Mas quem vai à Porto de Galinhas na verdade está viajando para o município de Ipojuca. Porto de Galinhas na verdade é o nome da praia que fica nesse município, no estado de Pernambuco. 

É um dos destinos mais procurados do Brasil, e já ganhou o título de “Melhor praia do Brasil” por dez vezes consecutivas pela revista Viagem e Turismo. O destino, além de lindo, é estratégico para quem quer explorar o litoral Pernambuco, além de ficar próximo de Recife e também ter fácil acesso à Maragogi. Nada mal.

Praia de Porto de Galinhas

Porquê “Porto de Galinhas” 

Porto de Galinhas, você já se perguntou porque a praia tem esse nome? Tem uma história sim, e bem interessante. 

Antigamente, a praia chamava-se Porto Rico, pois tinha muito Pau-Brasil. Na época da escravidão, em 1850, o local foi o principal ponto de comércio de escravos do Nordeste. Eles vinham contrabandeados da África, nos porões dos navios. 

Para esconder esses escravos, eles eram encobertos com engradados contendo galinhas d´angola, que, por curiosidade, era a comida preferida da corte. 

E, quando esses escravos chegavam, havia uma senha para avisar, que era: Tem galinha nova no porto! E a partir daí, o local ficou conhecido como Porto de Galinhas.

Galinhas por todos os lados

Como Chegar em Porto de Galinhas

Porto de Galinhas fica no município de Ipojuca, que está à cerca de 60km do aeroporto de Recife, maneira mais prática de se chegar (e fica a dica em entender um pouco a viagem na capital). 

Para ir do aeroporto (ou da cidade de Recife) até Porto de Galinhas, a maneira mais prática, segura e confortável é com um tranfer. Eu fiz o deslocamento com a Luck Receptivo, não foi a primeira vez que viajo com eles, então… pode confiar de olhos fechados. 

Luck receptivo

Quando ir à Porto de Galinhas

Porto de Galinhas é um destino de calor. O verão é o período mais seco, com temperaturas passando dos 30 graus. O inverno é mais chuvoso, mas mesmo assim os dias são quentes, na faixa dos 25 graus, e o sol não desaparece. 

A melhor época pra ir à Porto de Galinhas é de setembro à março, porque nesse período chove menos e praticamente todos os dias são ensolarados. Os meses para se evitar vão de abril a agosto, pois as chuvas são frequentes, em contrapartida, é nessa época que os preços são mais atrativos. 

Eu visitei Porto de Galinhas final de maio, época a ser evitada. Porém, mesmo sendo época de chuvas, aproveitei dias ensolarados. Apenas um dos dias esteve nublado e as chuvas aconteciam a noite, de maneira bem rápida. 

Conclusão, não deixe de visitar Porto de Galinhas apenas por não ser a melhor época, lá, é verão o ano todo. 

Tabua de Marés 

Além do clima, inverno ou verão, estação chuvosa ou seca, se você quiser ter a melhor experiência de viagem deve dicar atento à tabua de marés. 

E porque ela é tão importante? É porque um dos grandes atrativos da região são as piscinas naturais. E elas se formam quando a maré está baixa, e isso acontece em cerca de duas semanas a cada mês. 

Para saber quando a maré estará favorável, é só olhar as fases da lua. O ideal é que a lua esteja cheia ou nova, porque é nessas em que a variação da maré baixa e cheia é maior. 

Outra coisa que você perceberá quando for à Porto de Galinhas é que a maioria dos passeios não tem um horário fixo. Isso acontece exatamente porque a tábua de marés muda, e então as agencias organizam sempre para o melhor horário da maré. Já vi passeio para Maragogi sair 5 horas da manhã do hotel. Mas vale a pena. 

Quantos dias ficar 

Nem pense em ir à Porto de Galinhas com pressa. O vilarejo é estratégico para explorar o litoral, ou seja, tem muita opção de passeio.  

Eu indico pelo menos 4 dias, pois assim você poderá fazer os principais tours e ainda deixar um dia para aproveitar Porto. 

Aqui vão duas observações válidas: uma é o fato de que os passeios saem bem cedo e retornam só final da tarde; e outra é a de que em Porto de Galinhas o dia escurece muito cedo, lá por 5:30 da tarde o dia já vira noite. 

É importante saber disso para planejar a quantidade de dias da viagem, porque se você for fazer passeio para as outras praias todos os dias, ficará sem poder aproveitar Porto de Galinhas. Ah, e outra coisa, se você vai se hospedar em resort, também indico um dia livre, pra poder aproveitar a estrutura do hotel. 

Maragogi

Meu Roteiro em Porto de Galinhas: 

1° dia: deslocamento e resort 

2° dia: resort e centro de Porto de Galinhas 

3° dia: Praia dos Carneiros 

4° dia: Praia de Gravatá 

5° dia: Maragogi 

6° dia: deslocamento pra Recife 

Onde se hospedar 

Em Porto de Galinhas existem basicamente duas regiões bem distintas para se hospedar, e o que vai definir será seu perfil de viajante… ou… o quanto você quer gastar. 

Vou explicar, existe a praia de Muro Alto, ela fica um pouquinho afastada do centrinho de Porto de Galinhas, cerca de 10km, e é lá que estão localizados os resorts e hoteis mais bem estruturados. 

E, no centrinho de Porto de Galinhas estão as pousadas e hotéis mais simples e econômicos. A escolha vai de seu perfil e do quanto está disposto a investir na viagem. 

Minha recomendação maior é que, se você escolher um dos resorts, separe pelo menos um dia para aproveitar a estrutura do local. 

Minha indicação de resort é o SAMOA BEACH RESORT, que tem uma estrutura maravilhosa e um ótimo custo benefício. Para saber mais sobre ele, é só CLICAR AQUI.  

Samoa beach Resort

Quais passeios fazer 

Esse é com certeza um dos primeiros pontos que você irá pesquisar quando decidir viajar pra Porto de Galinhas. 

São várias as opções, como o passeio de buggy (a partir de R$60 por pessoa por 4 horas), o passeio de jangada (cerca de R$30), praia do Cabo de Santo Agostinho (fiz a partir de Recife), bate e volta à Recife, Praia dos Carneiros, Praia do Gravatá, Maragogi… opções de passeios não irão faltar pra sua viagem. 

Eu fiz todos os passeios com a Luck Receptivo, empresa com a qual também fiz os transfers. Para saber mais sobre cada passeio, é só clicar neles: 

Praia dos Carneiros 

Praia do Gravatá 

Maragogi 

E pra ver um pouco de como foi essa e outras viagens, e também ficar por dentro de muitas dicas de viagem, é só me seguir no instagram: @lu_por_ai

Para sua viagem:

Para já sair conectado do Brasil, é só CLICAR AQUI e solicitar o seu chip de internet.

Para reservar um carro na sua viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua reserva com a Rent Cars.

Para fazer sua reserva de passagem aérea, é só CLICAR AQUI e fazer sua pesquisa pelo Passagens Promo.

Para garantir o melhor seguro viagem,é só CLICAR AQUI e fazer sua cotação pela Seguros Promo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *