Bolívia,  Salar do Uyuni

Salar do Uyuni: tudo sobre o tour de 3 dias

O Salar de Uyuni é o famoso deserto de sal da Bolívia. Isso mesmo, um deserto de sal! Com inacreditáveis 12 mil km² e a 3600 metros acima do nível do mar, ele é o único ponto brilhante que pode ser visto do espaço. Essa imensidão foi formada a partir da evaporação de antigos lagos pré-históricos, e hoje, além da extração de sal, é um importante destino turístico. Quer saber como é visitar o Salar?

Antes do post continuar, já vou ter contar que nosso CANAL NO YOUTUBE está cheio de vídeos com muita informação e muitos destinos lindos, então não deixe de se inscrever.

A melhor forma de visitar o Salar de Uyuni é contratando um tour, você tem a opção de começar a partir do Atacama, no Chile, ou da cidade de Uyuni, na Bolívia. Como eu já estava em viagem pela Bolívia, comecei o passeio por lá. Uyuni é uma cidadezinha pequena que serve de base para o passeio, fora isso, não possui grandes atrativos.

Eu escolhi fazer o tour de 3 dias pelo Salar de Uyuni, que é o tour mais clássico por lá, já fui com ele contratado desde que estava no Brasil. Várias empresas diferentes realizam esse passeio, então escolhi uma empresa de brasileiros, que é especializada em atender brasileiros, tanto no Atacama quanto em Uyuni, uma maravilha, não é?

Salar do Uyuni TOUR DE 3 DIAS

Fechar o passeio com quem é da nossa terrinha facilitou na hora de tirar diversas dúvidas que eu tive durante a viagem, e olha que tive várias, rsrs… Dúvidas sobre a altitude, sobre a alimentação, sobre o que levar… posso dizer que incomodei bastante o pessoal por whatsapp antes de chegar em Uyuni, mas foi fundamental pra me sentir mais segura para o tour. Pra quem for pra lá e também quer ter esse suporte, anota aí, a empresa é a Fui Gostei Trips (clica aqui pra pedir um orçamento).

COMO É O TOUR

O tour pelo Salar de Uyuni que eu fiz foi o de 3 dias (mas existem outras opções). São 3 dias em contato com a natureza e com paisagens surreais, que se transformam a cada momento. É como se estivéssemos dentro de um filme. Eu me perguntava a todo o momento como nosso guia conseguia se localizar, porque os lugares pelos quais passamos são de uma imensidão remota quase que intocada.

Engana-se quem acha que vai apenas ver paisagem branca durante esses dias de deserto. Eu me surpreendi com tantos lugares diferentes, que não esperava ver. O cronograma desses dias pode variar, por questões logísticas ou climáticas, no meu, por exemplo, houve uma alteração de ordem dos lugares visitados, mas passamos por todos, isso é o que importa.

Salar do Uyuni

LUGARES VISITADOS

VALE DE LAS ROCAS

A primeira parada do tour já me deixou maravilhada, um vale com uma paisagem bem desértica, repleto de rochas fruto de lava vulcânica. Em uma das paradas em meio às rochas esculpidas naturalmente, encontramos a ARBOL DE PIEDRA, uma rocha que lembra muito o formato de uma árvore.

Vale de las Rocas
arbol de piedra
Árvore de Pedra

LAGUNA HEDIONDA E HONDA

Na verdade não lembro exatamente o nome de tantas lagoas pelas quais passamos, confesso que a empolgação do momento não me deixou prestar tanta atenção em seus nomes. E fica claro o porquê de tanta empolgação, foi a primeira vez em que pisei em uma lagoa com partes congeladas. Fora o espetáculo da natureza que é assistir a todos os flamingos que habitam o local.

Diante de lugares tão lindos, deu até pra esquecer do frio por um momento. Na verdade apenas por um momento mesmo, porque em questão de minutos eu não sentia mais as minhas mãos, sinal que era hora de correr para o carro e ir para a próxima parada.

laguna hedionda
a lagoa congelada
flamingos na lagoa

LAGUNA COLORADA

A última parada do primeiro dia foi a laguna colorada, famosa por suas cores avermelhadas, resultado de sedimentos vermelhos e pigmentação de algas. A lagoa fica dentro da reserva Edoardo Avaroa, assim como algumas outras atrações do tour, e a entrada custa 150 bolivianos (leve dinheiro em espécie).

Entre as lagoas acredito que essa foi a que mais me impressionou, apesar de não ter visto ela com suas famosas cores, pois ela estava congelada em uma boa parte, mesmo assim continuava incrível. Gostaria de ter curtido aquela vista por mais tempo, mas o frio e o vento absurdamente forte me impediu.

laguna colorada
a laguna com partes congeladas

GEISER SOL DE LA MANANA

Assim iniciou o segundo dia do tour, saímos antes do nascer do sol, em um frio inexplicável, para vermos esse fenômeno raro da natureza, a quase 5 mil metros de altitude.

Os geisers são nascentes termais que entram em erupção lançando água quente e vapores, isso ocorre devido à atividade vulcânica do local. Na prática, o que vemos são vapores de água saindo quase que magicamente de um solo vulcânico, combinado com um cheiro de enxofre. A sensação de estar lá, naquele momento, é única, pois é um cenário completamente diferente do que estamos acostumados a ver.

geiser sol de la manana
geiser de la Mañana
geiser
os vapores dos Geisers

TERMAS DE POLQUES

As termas de Polques são piscinas de fontes naturais, de origem vulcânica, com águas que ficam por volta dos 35 graus e que têm propriedades benéficas. Há vestiários no local e pra usar as piscinas é preciso pagar uma taxa.

Se eu entrei? Não, não tive coragem. Passamos por lá bem cedo e com temperatura negativa, dentro da água deveria estar muito bom, mas para entrar e para sair seria um problema. Fiquei só de fora mesmo, admirando a paisagem com todo aquele vapor que saía das piscinas.

termas de polques
Piscinas das termas

DESERTO DE DALI

O Deserto de Dali (Deserto de Siloli) é um dos mais áridos do mundo, tem esse nome porque as esculturas formadas pela ação do vento se assemelham as telas do famosos pintor Salvador Dali. A parada foi rápida, para algumas fotos, até mesmo porque o vento gelado em um lugar totalmente aberto quase nos congelou.

deserto de Dali

LAGUNA VERDE

A Laguna Verde é um lago esverdeado que compõe a paisagem em conjunto com o vulcão Licambur. Vale lembrar que esse vulcão é semi ativo e sua última erupção foi bem recente, em 2015.

laguna verde
parece uma pintura

LAGUNA CATAL

Também conhecida como Laguna Negra, esse foi um dos lugares que mais me encantou no tour. Fizemos uma pequena caminhada pelo local, passando por um local de vegetação rasa e amarelada cercada por algumas rochas. Caminhamos e subimos nas rochas para observar a lagoa do alto, infelizmente, por causa do forte vento ela não estava fazendo o efeito espelhado.

Por onde caminhamos havia bastante água, e, como estava muito frio, a maior parte dessa água estava congelada. Pra mim, foi a parte mais divertida dessa visita, ficar pisando e brincando de quebrar o gelo com os pés.

laguna catal
a entrada pra lagoa
laguna negra
a laguna negra
quebrando o gelo

CÂNION ANACONDA

O Cânion Anaconda é um cânion bem alto, é possível caminhar por ele e chegar em uma espécie de mirante, a vista é incrível. E esse nome é devido a um rio que passa embaixo, cheio de curvas, lembrando uma cobra.

canion anaconda
a imensidão do Cânion
o Rio em formato de Cobra

CEMITÉRIO DE TRENS

Fica pertinho da cidade de Uyuni, é um local com várias locomotivas abandonadas que, despretensiosamente, tornaram-se atração turística. É um lugar ótimo pra fotos, pois a gente pode entrar e subir nelas.

cemiterio de trens
cemitério de trens
subindo nos trens

SALAR DE UYUNI

O último dia foi dedicado finalmente ao Salar, a medida que o carro entrava no deserto, a paisagem ia mudando.

salar do uyuni
paisagem durante o tour
salar do uyuny
Paisagem incrível

OJOS DO SALAR

A primeira parada foi nos Ojos do Salar, que são pequenas nascentes de água que brotam do chão. Confesso que nessa hora me decepcionei um pouco, porque o solo ali é amarelado, e fiquei receosa de não encontrar o salar branquinho como sempre vemos.

ojos do salar
solo nos Ojos do Salar

MONUMENTOS E RESTAURANTE DE SAL

Parada para almoço, o restaurante é todo de sal, em um local onde já foi um hotel. E pra minha felicidade o solo era bem branquinho, como eu havia imaginado.

Do ladinho do restaurante fica o Monumento Dakar, com 5 metros de altura em homenagem ao Rally Dakar; e também o monumento das bandeiras, um lugar com bandeiras do mundo todo. Aproveite para tirar muitas fotos.

restaurante de sal
Restaurante de sal
monumento dakar
monumento Dakar
monumento das bandeiras

FOTOS NO SALAR

Paramos em um local sem nada ao redor, para onde olhássemos tudo era branco, absolutamente nada ao redor. Nesse momento nosso guia tirou fotos bem criativas nossas, ele até tinha alguns acessórios para compor as fotos, como um dinossauro. O resultado ficou muito divertido, e demos muita risada.

fotos no salar
só diversão

ISLA INCAHUASI

No meio do Salar, de toda aquela imensidão branca, tem ilhas. Essa informação já me deixou surpresa, agora imagina quando cheguei e vi que a ilha é repleta de cactos? Fiquei em choque. Parece uma miragem. A natureza é realmente surpreendente.

Nessa ilha a gente tem a opção de fazer uma caminhada e subir até o topo. A caminhada fica um pouco cansativa devido à altitude, mas o visual que se tem lá do alto compensa. Ah, é pago uma taxa para visitar.

vista de cima da ilha
ISLA INCAHUASI
a camionete quase some na imensidão
são muitos cactos

SALAR ESPELHADO

A última parada foi pra fechar o tour com chave de ouro. Colocamos botas de borracha dentro do carro e fomos até onde o salar estava com água, fazendo o efeito espelhado. Não fui na época ideal para ver o salar assim, então foi uma surpresa. Só não estava tão espelhado porque ventava muito nesse dia.

Terminamos o tour fazendo um brinde com vinho, tendo a certeza de que aquelas paisagens únicas ficarão na memória.

salar espelhado
nosso 4×4
o salar espelhado

COM QUEM FAZER?

Fiz o tour de 3 dias com a FUI GOSTEI TRIPS. No tour já está incluso hospedagens e alimentação, ahhhhh… e por falar em hospedagem, em uma das noites nós dormimos em um Hotel de Sal, isso mesmo, todo de sal. Vale dizer que você estará em um deserto, então nada de esperar por hospedagens e alimentação chique não hein? É tudo simples.

fui gostei trips

Se você está pensando em ir ao Salar, pode tirar os planos do papel e ir, porque com certeza irá se apaixonar pelo lugar, pede uma cotação pra FUI GOSTEI TRIPS, e depois me conta o que achou.

E pra não perder nenhuma viagem, me segue lá no instagram @lu_por_ai

Para sua viagem:

Para já sair conectado do Brasil, é só CLICAR AQUI e solicitar o seu chip de internet.

Para reservar um carro na sua viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua reserva com a Rent Cars.

Para fazer sua reserva de passagem aérea, é só CLICAR AQUI e fazer sua pesquisa pelo Passagens Promo.

Para garantir o melhor seguro viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua cotação pela Seguros Promo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *