
Tbilisi: 10 atrações para fazer na capital da Geórgia
UM POUCO DE TBILISI
Tbilisi é a capital da Geórgia, e também a cidade mais populosa do país. Apesar de ser uma capital, Tbilisi ainda preserva um ar interiorano e um certo ar de calmaria de cidades pequenas (apesar do trânsito e do constante movimento de pessoas nas ruas).
Tbilisi é aquela cidade em que você chega e se pergunta como pode ser tão perfeita. É um contraste de certas construções modernas com uma cidade antiga, bem preservada, extremamente arborizada e cortada por um rio que dá todo o charme.

Só conhecendo para entender. E aqui vai a lista das principais atrações da cidade, para você conhecer um pouco mais essa cidade encantadora, ou para você já se programar quando for visitar.
Veja aqui tours e passeios em Tbilisi e no mundo todo.
1. A CIDADE ANTIGA
Como toda boa cidade da Geórgia, Tbilisi tem a sua Old Town, e é onde a grande maioria dos turistas se concentram.
A Old Town fica em ambos os lados do Rio Kura (um rio que corta a cidade e que com certeza várias pessoas na rua irão te abordar para te oferecer um passeio). Essa região mais histórica é repleta de restaurantes, cafés, lojas de vinho e muita arte.
A região é repleta de hotéis, e alguns dos que nos hospedamos ficavam por lá.

2. A PONTE DA PAZ
A ponte da paz é um cartão postal de Tbilisi. Uma construção moderna, de aço e vidro iluminada com Leds que se acendem durante a noite. Ela atravessa o Rio Kura e liga o Parque Rique à cidade velha.
A ponte é realmente bonita e durante a noite fica mais ainda, a vista que se tem da cidade é especial, mas prepare-se, durante o trajeto você disputará a ponte com uma multidão de turistas, pessoas oferendo tours e até te oferecendo selfies com animais exóticos (descartem, por favor).


3. PARQUE RIQUE
O Parque Rique fica logo no início da Ponte da Paz, é um parque bem arborizado, com esculturas, uma fonte de água, restaurantes… um lugar super agradável.
Além disso lá tem um balão de ar (ele é amarrado ao chão, então vai até uns metros e volta, para apreciar a vista). E é lá que fica a estação para pegar o cable car.

4. CABLE CAR
O Cable Car (ou teleférico) é uma atração bem popular em Tbilisi e, na minha opinião, deve ser feita. A estação dele fica no Parque Rique e ele te leva até o alto, por cima do rio que corta a cidade, até onde fica a Fortaleza Narikala (fechada temporariamente), o Jardim Botânico e a escultura Mãe da Geórgia.

O valor para o trecho é de 5 reais (2,5 lari) e para liberar a catraca é preciso ter o cartão MetroMoney (com ele também dá para utilizar o transporte público).
Não se preocupe, o cartão pode ser adquirido junto ao bilhete, e custa 4 reais (2 lari).
Devo dizer que a vista do teleférico é encantadora. Tbilisi do alto parece uma cidade de conto de fadas, a impressão que eu tinha olhando de cima era que estava observando uma cidade montada com aquelas pecinhas de madeira, de brinquedo, que se encaixam

5. A MÃE DA GEÓRGIA
É um monumento de 20 metros de altura, que pode ser visto de perto subindo através do teleférico ou por uma escadaria. Simboliza a nação georgiana.
A Mãe da Geórgia traz em sua mão esquerda uma taça de vinho para saudar os amigos. E em sua mão direita, uma espada para os inimigos. Simbolizando, assim, a história do país.

6. CATEDRAL DE SAMEBA
É a principal catedral da Igreja Ortodoxa Georgiana. É a terceira catedral ortodoxa mais alta do mundo. Conheci em um passeio a pé pela cidade e ela é realmente impressionante. Vale muito a pena a visita.
Ao entrar, cubra a cabeça com um lenço, se você não tiver, sempre há lenços disponíveis para serem utilizados logo na entrada.


7. MERCADO DE PULGAS
Pra quem nunca ouviu falar em Mercado de Pulgas, nada mais é do que aquelas feiras de antiguidade, onde pessoas vendem quinquilharias.
Em Tbilisi o mais famoso é o mercado da ponte seca, lá você conseguirá encontrar muita coisa interessante e aleatória, incluindo muitos artigos da antiga União Soviética.

Além disso, por lá você encontrará louças, câmeras fotográficas, selos, roupas, e muitos outros objetos.
E também mais para o interior da praça ficam vários artistas vendendo e expondo quadros pintados a mão. Vale a pena o passeio.

8. BANHOS SULFÚRICOS
Andando pela cidade velha você encontrará os famosos banhos termais. A água é natural, quente e possui alta concentração de enxofre que diz fazer bem para a pele e para a saúde.
Os banhos termais são feitos em espécies de quartos com banheiras, e existem vários tamanhos de quartos, para 2 pessoas, 4 e até 10 pessoas.


Em um geral a hora para 2 pessoas custa aproximadamente 100 reais (50 gel), não fui porque não achei que seria um programa que me agradaria, e vou contar que só de passar perto a gente sente um cheiro forte de enxofre (nada bom).
9. CACHOEIRA LEGHVTAKHEVI
Uma cachoeira com uma queda de 22 metros, no meio da cidade. Eu disse que Tbilisi é uma cidade toda perfeitinha, não disse?
Para chegar até ela, é só seguir o caminho dos banhos sulfúricos. Foi uma surpresa pra mim porque nem sabia que ela existia.
E durante o caminho você ainda passa por duas pequenas pontes com uma infinidade de “cadeados do amor”.

10. A TORRE DO RELÓGIO
A torre do relógio é uma atração popular no centro antigo de Tbilisi, parece com aquelas torres de conto de fadas.
A cada hora um anjo sai com um martelo e toca o sino, e ao meio dia e às 19 horas há um pequeno espetáculo de marionetes (que infelizmente não consegui assistir).

SEGURO VIAGEM PARA A GEÓRGIA
O seguro viagem para a Geórgia não é obrigatório, mas é altamente recomendável. Assim como toda viagem internacional, não devemos ficar sem seguro viagem.
Além de cobrir emergências e questões de saúde, também cobre extravio de mala, cancelamento de voos e diversas outras questões.
A Geórgia é um país incrível, cheio de natureza, cachoeira, trilhas e lugares remotos para explorar. Além de ser um país com uma língua e um alfabeto completamente diferente. Então, para viajar com tranquilidade, tem que ter seguro.
Se quiser contratar o seu seguro com desconto, é só aplicar o cupom LUPORAI.

COMO SE LOCOMOVER POR TBILISI
Tbilisi é uma cidade fácil de se locomover. Existe trem, metro e vans que fazem linhas urbanas.
Para utilizar o transporte público é preciso ter o cartão MetroMoney, custa 2 lari (4 reais) e você recarrega o quanto decidir, nas estações ou em uma das muitas máquinas que ficam nas ruas. Com ele você pode usar também o teleférico.
Como aplicativo de transporte, em Tbilisi se usa muito um chamado Bolt (o Uber da Geórgia). Existem muitos motoristas sempre e as corridas são baratas, então, aconselho ter instalado no celular.
E a dica é instalar os aplicativos ainda no Brasil, pois muitos enviam uma mensagem via SMS, mas você não receberá estando fora do país.

E se você não sabe, estamos fazendo uma viagem pelo mundo sem data de retorno, visitando muitos lugares inexplorados e fora da rota do turismo comum. E toda essa viagem está sendo compartilhada no nosso canal do Youtube. Já se inscreva no Let´s Mundo para não perder nada.
Gostou? E pra não perder nenhuma viagem, me segue lá no instagram @lu_por_ai
Para sua viagem:
Para já sair conectado do Brasil, é só CLICAR AQUI e solicitar o seu chip de internet.
Para reservar um carro na sua viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua reserva com a Rent Cars.
Para fazer sua reserva de passagem aérea, é só CLICAR AQUI e fazer sua pesquisa pelo Passagens Promo.
Para garantir o melhor seguro viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua cotação pela Real Seguros.

