Estrasburgo,  Europa,  França

Estrasburgo, França: as melhores dicas

Estrasburgo, em francês Strasbourg, é uma cidade no leste da França, na região da Alsácia que conta com cerca de 300 mil habitantes. A cidade tem um estilo de vilarejo medieval que parece ter sido pintado à mão. 

A arquitetura germânica é muito presente na cidade, pois além da proximidade à fronteira com a Alemanha, a cidade foi palco de diversas batalhas, já tendo sido anexada ao território alemão na antiguidade, e depois novamente reconquistada. 

A cidade é exatamente do estilo que eu gosto e sempre procuro visitar: fácil de visitá-la toda a pé. Qualquer caminhada pelas suas ruelas torna-se um passeio super agradável. Seu centro histórico é protegido pela UNESCO, e várias ruas permitem apenas a circulação de pedestres. 

mapa
Localização de Strasbourg

Bairro Petit France 

É uma área conhecida por possuir casas de arquitetura germânica que realmente deixam as ruas do bairro lindas. O bairro possui quatro canais, três deles para moinhos e o quarto para navegação. 

É nessa região que está a barragem Vauban e as pontes cobertas. A dica é subir na barragem, pois ela tem um terraço panorâmico com uma vista muito legal de cima. A entrada é livre. 

petit france
Petit France
strasbourg
Vista da barragem
petit france
A arquitetura do bairro

Catedral Notre Dame de Estrasburgo 

É o maior cartão postal do centro histórico, finalizada em 1439, depois de 400 anos de construção. Ela possui uma torre de 142 metros (a mais alta da França) e uma curiosidade: já chegou a ser o mais alto edifício do mundo até 1874. Hoje a catedral é a quarta mais alta igreja do mundo. 

A entrada à igreja é gratuíta, porém para subir em sua torre, subida de 332 degraus, é preciso pagar. Para quem dispõe do Strabourg Pass, o acesso está incluído. Infelizmente, na minha visita, a catedral estava passando por alguns reparos e a subida estava fechada. 

Catedral Notre Dame
Catedral de Estrasburgo
catedral de strasbourg
A imponente Catedral

Relógio Astronômico 

Dentro da Catedral Notre Dame encontra-se um relógio astronômico de 18 metros, um dos maiores do mundo. O relógio data de 1547 e foi feito por relojoeiros suíços. Além das horas, o relógio mostra as fases da lua, o movimento do sol e da lua, além da direção de alguns planetas, incrível né? 

O relógio também possui miniaturas de soldados e personagens medievais, além da figura de Cristo e os seus apóstolos. Todos os dias pontualmente ao 12:30, o relógio mostra os 12 apóstolos passando diante de cristo, e para ver seu funcionamento é preciso chegar com antecedência e pagar 3 euros (mas se você possui o Strasbourg Pass, a entrada é livre). 

Além de assistir o funcionamento do relógio, há também um vídeo explicativo, contando toda a história do mesmo e explicando todos os símbolos, esculturas e pormenores. Com certeza vale a pena, pois a partir disso, começamos a enxergar e admirar o relógio astronômico de outra maneira. 

Relógio Astronômico
Relógio Astronômico

 Batorama 

Batorama é o nome dos barcos que fazem passeios pelos canais de Estrasburgo, eles saem da frente do Palais Rohan. Os barcos saem a cada meia hora, mas a dica é já comprar antecipadamente, pois é uma atração disputada na cidade. Os tickets são vendidos em frente à Catedral. 

Na entrada do barco você recebe um fone de ouvido, onde é possível ouvir as explicações sobre a cidade escolhendo um entre 12 idiomas disponíveis. No passeio, além de curtir a paisagem, é possível aprender um pouco mais sobre a cidade e perceber o contraste entre o tradicional e o moderno. Estrasburgo tem um lado da cidade com construções modernas, edifícios espelhados, que nem imaginamos enquanto ficamos apenas no seu centro histórico. E com o passeio de barco é possível observar isso. 

É possível escolher entre o barco aberto ou fechado, o passeio varia entre 40 minutos e uma hora e custa 13,5 euros (quem possui o Strasbourg Pass não paga nada). 

batorama
Batorama fechado
batorama
Batorama no bairro Pettit France
passeio de barco
Um lugar mais lindo que o outro

Museus 

Estrasburgo tem vários museus, para todos os gostos, tem o Museu Arqueológico, o Museu da decoração, o Museu das Artes, o Museu Notre Dame, o Museu Alsaciano, e Museu de Arte Contemporânea, entre outros, tem até o Museu do Voodoo. 

Eu visitei o Museu da História, que mostra a história de Estrasburgo através de obras de arte, pinturas e objetos. Achei muito interessante, você recebe um fone de ouvido na entrada e em cada obra ouve a explicação sobre ela. 

Também visitei o Museu Notre Dame, que possui esculturas do século XIV ao XVII, além de pinturas e peças decorativas. Também possui áudio guide para a explicação das obras de arte. 

O valor médio dos museus é de 6,5 euros; quem possui o Strasbourg pass tem direito a entrada livre em um museu e 50% de desconto no segundo museu. 

Museu de Strasbourg
Museu histórico de Strasbourg
interior do museu
Interior do Museu da História
museu notre dame
Museu Notre Dame
museu notre dame
Interior do Museu Notre Dame

Conhecendo Estrasburgo a pé: Audio Guide 

Uma maneira legal de conhecer um pouco mais a cidade é com o audio guide. Nada mais é do que um aparelhinho que você aluga e caminha com ele pela cidade, junto com um mapa. Nos pontos assinalados, apertando o número correspondente do local, você ouve a explicação e a história do lugar. 

É legal pois assim, diferentemente de tours guiados, você pode ir no seu tempo, sem pressa, e fazer o seu roteiro. O Audio Guide pode ser alugado na central de turismo na praça da Catedral. Custa 5,5 euros, mas se você possui o Strasbourg Pass fica apenas 2,75 euros. 

audio guide
Audio Guide
Mapa e audio guide na mão

O Que Comer em Estrasburgo

Caminhando pelas ruas de Estrasburgo com certeza você irá ver muitos lugares vendendo, e muita gente comendo, um prato que, olhando, parece muito com uma pizza.

É o Tartes Flambees, traduzindo, algo como “torta assada nas chamas”, muito comum na região da Alsácia, fronteira germano-francesa, na qual Estrasburgo se encontra.

É nada mais do que uma massa de pão bem fininha, geralmente em formato oval, coberta com um creme de cebola. Essa é a base, aí, como uma pizza, existe uma grande variedade de sabores.

O prato é individual, parece muito grande, mas como a massa é realmente bem fininha, não pesa muito no estômago não. O preço fica em torno de 8 a 10 euros (a que eu pedi foi tamanho pequeno, saiu por 5,5 euros). Eu gostei muito do Tartee Flambee, tem que provar.

tartes flambees
Tartes Flambees
tartes flambees
Tartees Flambees meia porção
tartes flambees
Típico da região

E agora a dica de ouro: para economizar em seus dias em Estrasburgo, é só adquirir o Strasbourg Pass, CLICA AQUI que tem um post especialmente sobre ele, explicando tudo como funciona.

Para sua viagem:

Para já sair conectado do Brasil, é só CLICAR AQUI e solicitar o seu chip de internet.

Para reservar um carro na sua viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua reserva com a Rent Cars.

Para fazer sua reserva no booking e receber uma recompensa de 40 reais, CLICA AQUI e faz sua reserva.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *