Bélgica,  Bruges,  Europa

Bruges: Cerveja, Waffles e Tour Gastronômico

Se você é daqueles viajantes que adoram uma viagem gastronômica, Bruges é a cidade ideal. Qualquer passeio pelas ruas da cidade te chama para experimentar algo. Os belgas são especialistas em chocolate, cerveja, waffles, batata frita, ou seja, tudo o que a gente gosta. 

Nesse post vou dar algumas dicas práticas e dizer o que experimentei e valeu a pena. Mas já adianto, se colocar Bruges no roteiro, não tem como se arrepender. 

Seguro Viagem: América do Sul
MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein Assistência médica USD 15.000 Bagagem extraviada USD 400 (SUPLEMENTAR) R$ 10/dia*
Affinity 35 LATAM +COVID-19 Affinity 35 LATAM +COVID-19 Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 12/dia*

Cervejas Belgas 

A Bélgica é um país referência quando o assunto é cerveja. Há cervejas de todos os tipos e sabores no país, só de cervejarias são mais de 180. Se tem algo que os Belgas adoram é cerveja, seja ela de qual tipo for, e escolher um bar para apreciar uma boa cerveja é um dos programas favoritos dos moradores do país. 

Mesmo se você não for um grande apreciador de cerveja, vale a pena fazer um tour cervejeiro, para estar mais em contato com a cultura e aprender um pouco mais sobre a história e a importância da cerveja para o local. 

E uma sugestão para acompanhar a cerveja é pedir uma batata frita, nem tanto pela combinação, mas porque os Belgas juram que essa é uma invenção deles, ou seja, então vamos prestigiar esse orgulho nacional: cerveja e batata frita. 

Para beber e comprar cerveja 

Um lugar que conheci em Bruges que gostei demais foi o 2be beer Wall, que é uma mistura de bar com loja especializada na cultura cervejeira. 

Além dos chopes do local serem os melhores, o ambiente é diferenciado. Começando pela entrada do bar, onde tem uma parece enorme cheia de garrafas de cerveja, que já virou quase ponto turístico. O bar ainda tem ambiente externo, com vista para um dos canais de Bruges. O chopp pequeno fica na faixa de 2,5 euros, o médio na faixa de 4 euros e o grande na faixa de 5 euros. 

bruges tour gastronomico
Foto: facebook 2be beer wall

Não deixe de visitar a loja, ela possui diversos ambientes e tem tudo o que você imaginar para quem ama cerveja. A loja parece um labirinto, você vai indo de um ambiente a outro seguindo as indicações. Até quem não é muito fã de cerveja vai gostar. 

cerveja belga
Cerveja com vista para o canal

Escolhendo uma cervejaria 

É claro que, como boa apreciadora de cerveja, eu quis escolher uma cervejaria e fazer o famoso tour cervejeiro. E, com várias opções, como escolher? 

Bom, dei uma pesquisada e prezei pela tradição, escolhi uma cervejaria familiar e muuuito antiga: a De Halve Maan, que data, nada mais, nada menos, do ano de 1564. Além de ser uma cervejaria antiga, familiar e tradicional, ela é muito bem comentada na região. Vou contar como é a experiência do tour. 

de halve maan
Fachada da cervejaria
De halve maan
Detalhes da cervejaria

A De Halve Maan 

A cervejaria De Halve Maan data do ano de 1564 e, incrivelmente, ainda pertence a mesma família até hoje, tendo sobrevivido à guerras e mantendo sua tradição. O significado do nome da cervejaria é “meia-lua”, por isso do desenho em seu logotipo. 

A cervejaria é mais do que um simples local de produção das cervejas. Ela funciona também como um verdadeiro museu, contando um pouco da sua longa história. Além disso, no local também há um restaurante e loja de souvenirs. 

O prédio da cervejaria fica no centro histórico de Bruges, um prédio antigo e com um espaço limitado. A cervejaria cresceu e precisou expandir sua estrutura, porém, não queriam ter que abandonar o prédio onde toda a história começou. 

A solução para expandir sem ter que abandonar o local foi um tanto quanto inusitada. Foi construída uma nova planta sim, porém o processo de brassagem continuou sendo feito no prédio histórico. O inusitado vem agora: um cano de mais de 3km subterrâneo foi construído para transportar o líquido até o prédio novo. Imagina só gente, um cano de cerveja! 

A explicação do inusitado cano
loja de halvee maan
Loja da cervejaria
Loja De halve Maan
Loja De halve Maan
restaurante De halve maan
Restaurante da cervejaria

Só pela história da cervejaria já dá vontade de conhecê-la não é, então… vamos ao tour. 

Tour cervejeiro 

As visitas à De Halve Maan ocorrem todos os dias, das 11h até as 15h, os tours podem ser realizados em inglês, francês ou holandês e o ingresso pode ser comprado diretamente na cervejaria, ou reservado pelo site. Custa 12 euros, crianças até 12 anos pagam 6 euros, e dá direito à uma cerveja no bar ao final. 

Eu fiz o que inciava as 11 horas, começou pontualmente e o guia explicava absolutamente tudo o que queríamos saber. O grupo é relativamente pequeno, então a visita flui bem. Vale dizer aqui que durante a visita subimos muitos degraus, como o prédio é bem antigo, não há acessibilidade, portanto, quem tiver algum problema de mobilidade deve rever a visita. 

E quanto aos degraus, eles são muitos e bem estreitos, em muitos deles temos que descer de costas e nos segurando. Agora pensa uma fábrica assim, com essa estrutura? Inimaginável nos dias de hoje. 

Ao final do tour, é claro que todos estão com sede, então o tour inclui uma cerveja. Também há serviço de restaurante na cervejaria, com diversas opções, inclusive pratos vegetarianos. Achei que o tour vale a pena, dá pra ter a real ideia de como era uma cervejaria no passado e entender um pouco da paixão dos belgas pela cerveja. 

Há um outro tour, chamado XL, um pouco mais exclusivo e que inclui a degustação de 3 cervejas, que custa 21 euros. 

tour cervejeiro
Ingresso para o tour
De halve Maan
Durante o tour
De halve maan
Um verdadeiro museu cervejeiro
de halve maan
Vista durante o tour
Melhor parte do tour

Waffles 

Se tem algo que você vai ver muito pelas ruas de Bruges é o tal dos Waffles. Confesso que já fui pra Bruges pensando nele (e na cerveja, claro). Você os encontra em restaurantes, em barracas de rua, apenas a massa, a massa caramelada, com frutas, sorvete, etc, etc, etc… 

Eu experimentei o meu logo que cheguei na cidade, olhei na vitrine e pedi o que achei mais bonito, com frutas, chantilly, chocolate… O waffle custou 6 euros. Mas… para ser bem sincera, ele estava mais bonito do que gostoso. É bom? É… mas achei doce demais e a partir daí o meu encanto com os waffles acabaram (#lusupersincera). 

Mas não percam as esperanças no Waffle, leiam a parte do tour gastronômico e vejam que foi só uma questão de provar o verdadeiro waffle. 

waffle belga
O famoso Waffle Belga

Tour gastronômico 

Para quem gosta de apreciar a gastronomia local, esse tour é realmente imperdível. Acontece todos os dias a partir da praça principal (Grote), às 11:30, e é aos moldes do free walking tour, feito pelo pessoas do Legends Free Tour. Isso significa que o passeio não tem um preço específico, ao final dele você paga o que achar justo.

Mas vamos ao que interessa, o tour dura cerca de uma hora e meia e o grupo é guiado, a pé, por uma pessoa que explica um pouco da cidade e muito da história culinária e curiosidades gastronômicas de Bruges. 

Se fosse apenas isso, já seria muito legal. Mas o melhor é que, durante o tour, há degustação de várias comidas gostosas e típicas da cidade. Nem sei se posso chamar apenas de degustação, porque prepare-se, a gente realmente come nesse passeio. 

Só para resumir, é explicada a história da batata frita, com degustação de muita batata e 4 diferentes tipos de molhos. E aqui vem uma curiosidade: Bruges é a única cidade que possui um museu dedicado à batata frita. 

museu da batata frita
museu da batata frita
batata frita
degustação

Continuando a difícil caminhada, passamos pelo museu do chocolate e… mais uma degustação, dessa vez de 3 tipos de chocolates belga. Como se não bastasse, ainda a guia nos dá várias dicas dos melhores locais para comprar chocolates e nos leva para conhecer uma ótima loja e degustar mais um doce típico da região. 

chocolate belga
Chocolate Belga
cuberdons
Doce típico na região

É claro que, se tratando de Bélgica, os Waffles não poderiam ficar de fora. E no tour temos a oportunidade de provar 3 tipos diferentes de waffles. E olha que não é só um pedacinho não (falei que nesse tour se come muito, não falei). 

Bom, mais acima contei minha experiência não tão marcante com o waffle. Dessa vez eu simplesmente amei o doce. Porque isso? Primeiro, a guia nos explicou que o típico waffle belga não é esse cheio de coisa doce em cima, e segundo porque descobri que gosto dele sem nada mesmo, só a massinha (sem ela estar caramelada como no que havia comido). 

waffle
Primeira degustação de waffle
waffle
Segunda degustação de Waffle
waffle
Terceira degustação de Waffle

Para fechar da melhor maneira possível, o passeio é finalizado em uma cervejaria com a degustação de uma cerveja belga, e das boas. Olha, se tem algo que a Bélgica sabe fazer é cerveja.  

cerveja belga
Fechando bem o tour

Bom, nem preciso dar a dica de pegar leve no café da manhã para fazer o tour não é mesmo? Já fiz vários walking tours e esse realmente me surpreendeu, pela qualidade das informações, pelo conteúdo e pela qualidade de tudo o que nos foi oferecido. Realmente consegue-se perceber a cultura gastronômica da região.  

Fica a dica para os amantes da boa gastronomia. 

E pra não perder nenhuma viagem, me segue lá no instagram @lu_por_ai

Para sua viagem:

Para já sair conectado do Brasil, é só CLICAR AQUI e solicitar o seu chip de internet.

Para reservar um carro na sua viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua reserva com a Rent Cars.

Para fazer sua reserva de passagem aérea, é só CLICAR AQUI e fazer sua pesquisa pelo Passagens Promo.

Para garantir o melhor seguro viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua cotação pela Seguros Promo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *