Vallecito: um passeio incrível no Atacama
O Vallecito é um daqueles passeios que você tem que fazer no deserto do Atacama. É surreal. Você vai ter a sensação de estar em outro mundo, caminhando por dunas enormes, sentindo o sol, o vento e a natureza em sua forma mais pura. Gostou? Vou te contar como é.
O VALLECITO
Muitos confundem o Vallecito com o Vale de La Luna, na verdade são dois locais distintos, apesar de semelhantes. O Vallecito fica entre as cordilheiras dos Andes, do Sal e a Domeyko, uma região que é um vale entre as inúmeras falésias, surpreendente.
Na verdade o tour pelo Vallecito é um passeio recente no deserto. Ele surgiu para substituir o Vale de la Luna durante o período de pandemia, porque esse se encontrava fechado. E deu certo, de um contratempo originou-se um passeio maravilhoso.
O TOUR
Fiz o tour com a agência Viajar en Chile, que oram maravilhosos e me deram toda a assistência que precisei durante o período em que fiquei no deserto. Eles nos buscaram no hotel no horário combinado, que, para nós, foi no começo da tarde.
O passeio já começa no trajeto, que vai em uma crescente de beleza. Já no caminho, de dentro da van, já começamos a nos empolgar, o cenário realmente parece que é de outro mundo. Importante falar que este passeio é uma opção excelente para o primeiro dia de tour, porque ele não é um passeio de altitude, ótimo para seu corpo aclimatar.
Nossa primeira parada é em uma formação rochosa, na verdade uma pedra que, olhando bem, parece com o Sid da Era do Gelo (o deserto aflorando nossa criatividade rsrs). Nesse local a gente faz uma caminhada e tem muitas informações sobre o local, dadas pelo nosso guia. Ele nos mostra pedras lindas que tem no local, e também os muitos cristais de sal.
PISANDO EM MARTE
Logo em seguida vamos às dunas de areia, uma parada muito divertida. Lá fazemos uma caminhada pelas dunas e, segurem-se, porque é uma ventania que acho que nunca tinha visto na vida (quase saímos voando, rsrs). E o mais incrível: você vai se sentir em Marte, e não estou mentindo.
Digo isso porque a superfície dessa região do Atacama é a mais parecida com a superfície de Marte. Tanto que a Nasa envia para o Atacama os seus robôs que irão para Marte, como forma de teste. Já pensou? Você estará pisando em um solo de outro mundoooooo. É uma super experiência.
MAGIC BUS
Poderia ser uma parada apenas para conhecermos e fazermos aquelas fotos lindas no ônibus abandonado. Já valeria muito a pena. Mas, além disso, conhecemos mais um lugar diferente de tudo o que já vimos. A cordilheira de Sal.
Lá nós caminhamos um pouquinho por um local que era uma antiga mina de sal, paramos para uma explicação sobre o local e vimos a quantidade impressionante de cristais de sal que tem no local. Após isso, vamos para o famoso Magic Bus. Se você quer saber mais sobre esse ônibus mágico, tem um POST SOBRE ELE AQUI.
COQUETEL DE CINEMA
Na descrição do passeio está incluído um coquetel. Mas não foi apenas um coquetel, foi um coquetel no pôr do sol, com vista para o Magic Bus, que, entre várias opções deliciosas, tinha empanadas chilenas artesanais e pisco sour (um drink típico chileno). Conseguem imaginar a energia desse fim de tarde? É uma tarde que recomento para todos.
QUEM LEVA?
Entre em contato com a Viajar en Chile, eles tem diversas opções de passeios no Atacama:
E pra não perder nenhuma viagem, me segue lá no instagram @lu_por_ai