Chile,  Santiago

Cajón del Maipo: o melhor passeio pertinho de Santiago

Quando se fala em Chile a primeira coisa que vêm à cabeça é: frio e neve. Mas, o que muita gente não sabe é que no verão você vai se deparar com paisagens incríveis e um clima super agradável. 

Fui à Santiago em fevereiro, a cidade estava com temperaturas em torno dos 30 graus e passei 3 dias lá. Uma das minhas prioridades era fazer um passeio que iria à um lugar incrível que já havia visto diversas vezes em foto, chamado Embalse el yeso. 

Como toda cidade que recebe muitos turistas, a oferta de agências de turismo em Santiago é grande. Aí que entra nosso trabalho de sempre pesquisar e tentar escolher a melhor.  Eu fiz essa pesquisa e escolhi a 321 Chile, que faz os passeios com guia em português, e minha escolha não poderia ser melhor. 

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

CAJÓN DEL MAIPO: O QUE É?

Cajon del Maipo é uma região que fica a cerca de uma hora e meia de Santiago, na região da cordilheira dos Andes, que impressiona pelos canyons. A área termina praticamente na fronteira com a Argentina. 

Na região do Cajon del Maipo está Embalse el Yeso (quanto nome diferente né, confesso que demorei pra aprender). Embalse significa represa, sim, aquele lago de cinema é formado pelo represamento do Rio Yeso e é uma importante fonte de água potável para a região de Santiago. 

CAJÓN DEL MAIPO: DÁ PRA IR POR CONTA PRÓPRIA?

Estava em Santiago em uma viagem de moto, e me fiz essa pergunta. Acredito que muitos também pensarão nessa possibilidade, mas… já adianto que é a pior das ideias. A estrada até o ponto principal, que é Embalse el Yeso, é estrada de chão, com curvas sinuosas, sem acostamento e com tráfego de caminhões que aceleram mais do que deveriam. Ou seja, as chances de você não aproveitar o caminho são muito grandes. 

Outro ponto é que, mesmo as vans de agências, nem todas te levam até o ponto mais distante de Embalse el yeso. É, isso mesmo, por isso é bom pesquisar. Muitas agências vão só até o início do lago e pronto. A 321 Chile te leva até o ponto mais bonito do local. 

Bom, fora a questão da segurança em ir com a agência e o acesso, ainda tem a parte do guia que acompanha. Tivemos uma verdadeira aula sobre o Chile com a guia que nos acompanhou, foram muitas informações interessantes, o que nos deu vontade de conhecer mais o país e de voltar no inverno também. 

Seguro Viagem: América do Sul
MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein Assistência médica USD 15.000 Bagagem extraviada USD 400 (SUPLEMENTAR) R$ 10/dia*
Affinity 35 LATAM +COVID-19 Affinity 35 LATAM +COVID-19 Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 12/dia*

O PASSEIO

Vamos ao que interessa: o tour ao Cajón del Maipo. Como disse, fiz o passeio com a 321 Chile e foi perfeito. Eles nos pegam no hotel onde estamos no horário combinado, cedinho, antes das sete horas da manhã e de lá até a primeira parada leva quase uma hora. 

A primeira parada foi em um centro turístico, para um café da manhã (não incluso no valor) e para aproveitar o local. Um lugar cercado de montanhas, com estrutura rústica de madeira e vários animaizinhos fofos para vermos (p.s: amei a lhama). 

A parte mais fofa da primeira parada

Após a primeira parada começa a aula sobre o Chile, porque a partir daí nossa Guia (Alejandra) começa a nos falar sobre a região, sobre as curiosidades do país, sobre o inverno. É tanta informação legal que dá vontade de ficar uns 3 meses no país, explorando cada cantinho. 

EMBALSE EL YESO 

Já que tivemos que parar… vamos aproveitar

Após o café partimos para o local mais aguardado desses dias em Santiago: Embalse el Yeso. E, como já havia falado, a estrada até lá é terrível. Ah, e antes da estrada de terra, há um trecho com muuuitas curvas. Dica: quem enjoa, toma um remédinho antes tá; digo isso porque eu passei mal nas curvas e a van teve que parar (haha… pelo menos tiramos umas fotos legais, se é que isso consola) 

Já na estradinha ruim a paisagem começa a se transformar, montanhas e lagos cor verde esmeralda. E vamos cada vez mais alto, pois nosso destino está a mais de 2500 metros de altitude. 

E chegando na represa, que mais parece um lago lindo com aquelas montanhas maravilhosas ao fundo, temos um tempo livre para aproveitar o local, caminhar um pouco, tirar muitas fotos, enfim… desfrutar desse lugar mágico. 

Eu já havia visto diversas vezes Embalse el Yeso em fotos e achava que a cor da água era edição, mas não, só estando lá mesmo pra ver que realmente é demais. E pra quem quer ir no inverno, as montanhas ficam cobertas de neve, a van tem que estacionar antes e o pessoal vai caminhando na neve até o lago. Fiquei morrendo de vontade de voltar. 

Cenário de filme

Todo o passeio já estava perfeito, e pra melhorar, antes de começarmos a volta, a 321 Chile preparou um pic-nic lindo nas margens do lago (ah, posso chamar de lago né?), com quitutes e vinho para aquecer um pouco. Aquecer? Ah sim, leve uma blusa, pois mesmo que esteja calor, a 2500 metros de altitude, o vento será gelado. 

Bom, acho que consegui convencer quem visita Santiago à ir em Cajón del Maipo não? Além deste tour, a 321 Chile faz diversos outros, como os em vinícolas, que são ótimos. 

321 Chile arrasando

E se você não quiser perder nenhuma dica, é só me seguir no instagram: @lu_por_ai. 

Precisa alugar um carro: a RentCars tem os melhores preços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *