Chile,  Santiago

Concha y Toro: a vinícola mais linda de Santiago

Motivos para visitar o Chile é o que não falta na hora de pensar em um destino, não é mesmo? Um deles é a fama que o país tem de produzir os melhores vinhos do mundo. E não é só fama não, os vinhos chilenos são realmente maravilhosos. 

Em Santiago, o meu conselho é visitar uma vinícola, fazer um tour guiado para conhecer mais sobre a produção e todo o processo. Fui à principal vinícola da região, a Concha y Toro, e me surpreendi com a visita, vou mostrar aqui o porquê. 

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

CONCHA Y TORO 

A vinícola Concha y Toro foi fundada em 1883 e hoje é uma das maiores produtoras de vinho do mundo, sendo a maior do Chile. Seus vinhos estão presentes em mais de 140 países, isso mesmo, praticamente no mundo inteiro. Pra se ter uma ideia a Concha y Toro ocupa a quinta posição de volume global de vendas e a segunda posição em área plantada. 

Atualmente, a Concha y Toro possui vinhedos não só no Chile, mas também na Argentina e nos Estados Unidos. Já recebeu diversas premiações, sendo uma delas como a segunda marca de vinhos mais admirada do mundo. 

Só essas informações já deixam a gente morrendo de curiosidade em conhecer a Concha y Toro não é? Então vamos ao que interessa e falar sobre o tour. 

TOUR GUIADO 

Esqueça as vinícolas que você já visitou. A Concha y Toro é muito mais que isso, é um lugar lindíssimo que parece ter saído de um conto de fadas. Para se ter uma ideia, a vinícola conta com um casarão de 4 mil metros quadrados e um parque de 22 hectares, nesse parque, os países são representados por diferentes árvores, cada uma típica de sua região. 

Os tours podem ser feitos em português, espanhol e inglês, e existem três diferentes tipos de visitas: o tour tradicional, o tour Marques de Casa Concha e o exclusivíssimo Don Melchior. Além dos tours há a degustação Fine Wines, que é uma degustação de vinhos finos harmonizados de queijos, tudo guiado por sommeliers. 

Quanto aos preços, o tour tradicional, que inclui degustação de 3 vinhos, custa 16 mil pesos chilenos (cerca de 90 reais). O tour Marques de Casa Concha, que inclui uma degustação Super premium com queijos, custa 25 mil pesos chilenos (cerca de 140 reais). A degustação Fine Wines custa 32 mil pesos chilenos (cerca de 180 reais). Já o Don Melchior custa 180 dólares. 

COMO É O TOUR 

Agora chegou a parte que tanto nos interessa, como é a visita na Concha y Toro. Bom, primeiro que já no portão de entrada percebemos a beleza do local. Logo na entrada há os guichês para a retirada de seu ingresso. 

Após isso somos direcionados ao local onde inicia o tour, se você chegar com antecedência pode aguardar em um espaço bem agradável com mesas e cadeiras. O tour inicia pontualmente no horário escolhido. 

Nele, damos início à uma agradável caminhada em direção ao jardim da vinícola, sempre com o guia contando toda a história e curiosidades da Concha y Toro. Caminhamos até o primeiro ponto principal, que é a Casona de Don Melchior, um verdadeiro palacete, de 6 metros de altura e 4 mil metros quadrados. Lá paramos para tirar fotos e apreciar o local antes de darmos continuidade ao passeio. 

Passamos por uma parte florida do jardim, ao lado de um lago lindo, realmente o espaço é privilegiado, qualquer ângulo rende uma bela foto. E vamos em direção a um bosque. Lá está nossa primeira surpresa: a primeira degustação. 

É, eu estava imaginando que conheceríamos o espaço e, que após isso, iríamos a um local fechado para degustarmos os vinhos. Mas não, a degustação é ali, ao ar livre, com uma vista espetacular. O primeiro vinho que provamos foi um Sauvignon Blanc, não preciso nem dizer que o vinho é excelente né, mas confesso que provar com a vista do lago ficou melhor ainda. 

Após essa primeira tacinha de vinho continuamos caminhando e aprendendo mais sobre a Concha y Toro, passamos pelo Jardim de Variedades, lá são cultivadas mais de 26 cepas de uvas. É lindo de se ver, todas elas identificadas e aqui, mais uma surpresa, podemos experimentá-las. Sim, podemos experimentar as uvas ali, direto da fonte, e sentir a diferença de sabores entre uma e outra. 

Mas, é hora de ir para a próxima degustação, e se a primeira já tinha sido com uma vista linda, essa então… a degustação é feita na Plaza La Vendimia, onde tem uma vista para os parreirais, com as montanhas andinas ao fundo. Dessa vez provamos um Carmenere, com um aroma incrível de frutas vermelhas e cereja, não vou nem falar do sabor… senão vai dar vontade. 

Adega

Fomos então conhecer a adega onde ficam guardados os famosos vinhos Casillero del Diablo. A adega é enorme, fica 4 metros abaixo do solo, é cheia de história e o guia nos explica tudo sobre ela, inclusive sobre o nome.  

Você sabe porque esse nome Casillero del Diablo?  pois bem, lá na antiguidade começaram a sumir vinhos, eles estavam sendo furtados da adega. Foi então que uma projeção de um diabo foi posta ao fundo do corredor, com um jogo de luzes e som, foi também espalhado por aí uma história de que o diabo cuidava dos vinhos da adega. E não é que essa estratégia deu certo, isso não só espantou os ladrões como deu o nome de Casillero del Diablo ao vinho. 

Claro que essa visita à bodega e a explicação da lenda tinha que terminar com mais uma degustação. Desta vez degustamos o super premium Cabernet Sauvignon Marques de Casa Concha, incrivelmente saboroso, fechando com chave de ouro a visita guiada. 

Local da primeira degustação
local da segunda degustação
A lenda do Casillero del Diablo

WINE SHOP E WINE BAR 

Após a visita à vinícola, com certeza dará vontade de comprar um bom vinho para levar para casa. É só passar na Wine Shop, lá tem uma diversidade de vinhos, inclusive muitos que não são encontrados no Brasil. 

Além de vinhos há acessórios, maletas para garrafas, chapéus e até peças de vestuário da marca Concha y Toro. Tudo com um preço muito mais atrativo em relação àqueles ao qual estamos acostumados. 

Ainda há, ao lado da Wine Shop, o Wine Bar, onde é possível degustar diferentes vinhos, além de almoçar ou fazer um lanche. 

ENDEREÇO 

A Concha y Toro está a cerca de 45 minutos do centro de Santiago, com fácil acesso tanto para quem vai de carro quanto para quem a visita com transporte público. 

Se você vai à Santiago, não deixe de fazer o passeio à Cajon del Maipo, CLICA AQUI e veja como é demais.

E se você não quer perder nenhuma dica de viagens, é só me seguir no instagram: @lu_por_ai. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *