Intercâmbio voluntário: viajando sem pagar hospedagem
Intercâmbio voluntário sempre foi algo que acompanhei e tive vontade de fazer. E quem me acompanha no @lu_por_ai sabe que estou nos preparativos para uma viagem longa pelo mundo. Então, nada melhor que esse momento para fazer minha assinatura Worldpackers.
O QUE É O INTERCÂMBIO VOLUNTÁRIO?
Calma, se você está um pouco perdido nesse post, vou explicar. O intercâmbio voluntário nada mais é do que uma alternativa para suas viagens, permitindo experiências culturais e possibilitando viagens de baixo custo.
A Worldpackers é a plataforma que escolhi para isso, nela você troca algumas horas de trabalho, de uma habilidade sua, por hospedagem, alimentação e muitas vezes benefícios adicionais, como passeios.
Geralmente você se compromete com o local por 4 a 6 horas por dia, e tem 2 ou 3 dias de folga na semana. Mas isso pode variar.
Os Anfitriões da Worldpackers podem ser hostels, pousadas, fazendas, centros budistas, escolas, entre outros. E as possibilidades de trabalho são muito variadas, como recepção, ajuda na limpeza, aulas de línguas, ioga, fotografia, ajuda com animais… ou seja, sempre tem algo que vai te interessar.
Vaga para mídias sociais em um centro holístico no Hawaii
Vaga para organizar eventos e festas em hostel na Áustria
Vaga para ensinar inglês para crianças na Tanzânia
MAIS DO QUE VIAJAR DE GRAÇA
Voluntariar com a Worldpackers te proporciona viajar com um custo muito baixo. Isso porque você não pagará hospedagem e terá alimentação (de uma a três refeições, dependendo do anfitrião). Isso em mais de 140 países. Mas não é só essa a vantagem.
O intercâmbio voluntário te proporciona trocas culturais mais genuínas, um contato maior com a comunidade. Também pode te fazer descobrir que você tinha uma habilidade que nem imaginava ter, porque se não fosse pela oportunidade, nunca entraria em contato com ela.
Outra vantagem da plataforma é você ter a possibilidade de viajar enquanto se desenvolve em alguma profissão, por exemplo, se você quer iniciar uma carreira de fotógrafo, pode aplicar para essas vagas e, enquanto se desenvolve, ir criando seu portfólio com fotos pelo mundo.
Ou seja, as vantagens são várias, e ainda por cima você tem todo o suporte da plataforma, em português.
QUANTO CUSTA A WORLDPACKERS
A plataforma funciona da seguinte maneira: você faz a assinatura por um ano, e nesse período está livre para aplicar para qualquer vaga e quantas vezes quiser. Não há limite de voluntariados que você possa fazer durante um ano.
A assinatura anual individual custa a partir de 49 dólares. Mas, se você aplicar o cupom LUPORAI ainda terá 10 dólares de desconto.
Resumindo, por 39 dólares você pode viajar por um ano, sem pagar acomodação e somando experiências imersivas ao redor do mundo.
COMO APLICAR PARA O VOLUNTARIADO
A plataforma da Worldpackers é muito simples de utilizar, é intuitiva como uma plataforma de hospedagens.
Lá você pode filtrar por países, cidades, tipo de trabalho, etc… e a plataforma vai te mostrar todas as opções disponíveis.
Clicando na opção que te interessar você consegue ver todos os detalhes daquele voluntariado, como o quais serão suas responsabilidades, o que você receberá em troca, quanto tempo poderá ficar, coisas assim.
Quando achar a vaga ideal, você deverá escolher as datas e se candidatar para ela. Você também pode se conectar ao anfitrião para tirar as dúvidas. E pronto, assim que aceito você poderá se programar para seu destino.
SERÁ QUE VOU GOSTAR?
Se você achou interessante essa nova maneira de viajar, eu recomendo dar uma olhadinha no site da Worldpackers, porque mesmo sem ser membro, você já consegue ter acesso às vagas. Então já pode ver em quais países eles estão presentes e entender mais como funciona.
Mas não se esqueça, se for se tornar um membro, resgate os seus 10 dólares de desconto com o cupom LUPORAI, e depois me conta como foi sua experiência.
Gostou da dica? E pra não perder nenhuma viagem, me segue lá no instagram @lu_por_ai