RAILAY BEACH – UMA DAS MAIS LINDAS PRAIAS DA TAILÂNDIA
Quando falamos em Tailândia logo vêm à cabeça aquelas praias paradisíacas e, por consequência, lugares como Phi Phi e Puket. Mas… existe uma praia que, para mim, é incrível e merece muito mais do que apenas uma visita de algumas horas. É Railay.
COMO CHEGAR A RAILAY
Railay não é uma ilha, porém seu acesso é feito pelo mar. Para isso, quem vêm do aeroporto de Krabi deve pegar um transfer até o píer. Esses transfers são muito fáceis de serem contratados na hora, existem vários guiches logo no desembarque do aeroporto e não é preciso reservar antecipadamente, o serviço custa aproximadamente 15 reais.
Depois de uma meia hora na van chega-se ao píer. De lá paga-se aproximadamente 10 reais e um barqueiro atravessa os turistas em um long tail (barco típico tailandês) em uma viagem de cerca de 15 minutos. O desembarque é feito no píer, pelo lado East (leste) da ilha.
Como cheguei a noite na praia, não consegui ver muita coisa, mas só o tamanho dos paredões rochosos e a silhueta dos Long Tails já me empolgaram. Me empolgaram tanto, que no dia seguinte acordei super cedo pra ver o nascer do sol. Dá uma olhada na foto e me diz se não valeu a pena.
PORQUE RAILAY
Antes da viagem eu pesquisei sobre as praias da Tailândia e vi muitos relatos de pessoas que passaram por Railay e disseram ser a praia mais bonita na opinião delas. Vi umas fotos e pronto, decidi que passaria uns dias ali. E foi a melhor decisão que tomei, a praia é incrível e vale a hospedagem.
Railay é bem pequena, tem o lado East e o West, os dois são separados por uma rua, a Walking Street, cheia de bares, restaurantes e lojinhas. É possível atravessar a rua em menos de dez minutos caminhando. Em Railay não há carros e a praia tem uma vibe mais “hippie”, nada de luxo, tudo pé na areia, muitos bares com estrutura de madeira… Esse é o charme do local.
Além de pequena, a praia é tranquila, lá não tem as festas de Phi Phi, mas também não tem aquele amontoado de gente, nem aquela barulheira toda. Acho que é válido dividir os dias de praia em lugares distintos, assim como fiz, pra termos nossa impressão sobre duas praias diferentes.
O LADO EAST
O lado East é onde me hospedei. Fiquei no Annyavee Resort, fica de frente para a praia e conta com bangalôs e apartamentos. Eu fiquei em um bangalô, um estilo rústico e por um preço muito bom (174 dólares por 4 noites).
Neste lado de Railay o mar não é para banho, é um mangue, tem algumas árvores e a maré oscila muito. De manhã a maré tá bem baixa, depois sobe, a tarde baixa, a noite sobe, haha, não necessariamente nessa ordem. Masssssss, não pense que por isso a paisagem é menos bonita não. Esse lado é lindo e a cor do mar que não é para banho, é maravilhosa.
O LADO WEST
O lado West é onde o mar é apropriado para banho, sempre tem vários long tails lá e também caiaques. Deste lado estão os hotéis mais caros e com mais luxo. Tem bares na beira da praia que esticam esteiras na areia para servir os clientes e em algumas noites há shows na praia com malabares e fogos.
Mas a principal atração desse lado de Railay é, sem dúvidas, o pôr do sol. Quem estiver por lá não pode perder. A praia fica cheia de gente sentada na areia só apreciando o espetáculo, e sim, é um espetáculo. Portanto, se estiver indo para lá, coloca como prioridade.
PHRANANG BEACH
Railay é pequena então tudo é pertinho, e essa praia também é. Ela fica a uns 15 minutos caminhando a partir de Railay East. É aqui que os long tails param quando vêm de outras praias, eles trazem os turistas em passeios e ficam algumas horas por aqui. Portanto, no meio da manhã geralmente está bem cheia, o ideal é ir cedinho ou a partir do meio da tarde, horário em que a praia fica mais exclusiva.
Em Phranang Beach o mar é calmo e de um azul lindo (se bem que toda a Tailândia é), lá tem paredões onde é possível fazer escalada (custa cerca de 100 reais e não é necessária experiência previa). Nessa praia é possível também alugar um caiaque e explorar um pouco pelo mar. Quando a maré baixa é possível ir caminhando até uma espécie de ilha pequenininha que está próxima à costa. O visual lá é lindo.
É nessa praia que se encontra a Phranag Cave, uma pequena caverna um tanto quanto inusitada. A caverna serve de santuário ao espírito da princesa Phra Nang, e para trazer fertilidade, as pessoas deixam lá esculturas em forma de pênis. Gente, tem muitas, de todos os tipos, formatos e cores. É claro que todos que passam tiram uma foto do local, afinal, não é todo dia que encontramos uma caverna assim.
QUANTOS DIAS FICAR
Muitos que vão para a Tailândia ficam em outras praias e apenas visitam Railay por um dia. Eu recomendo a estadia de 3 dias, como eu fiz. E vou explicar o porquê.
Primeiro que quando viajo gosto de sentir um pouco mais como é o local, explorar mais e não ir com um roteiro no qual não permita nem um dia livre e sem programação. Em Railay há dois passeios que não podem ficar de fora: um é para a Hong Lagoon e o outro é o das 4 ilhas (esses foram tão especiais que merecem um post a parte).
Eu separei um dia para cada e mais um dia livre e achei que ficou perfeito, assim consegui curtir a praia sem correria.
E se você tá pensando em ir pra Tailândia, dá uma olhada no meu roteiro clicando AQUI, tá bem explicadinho. E me segue lá no instagram @lu_por_ai, pra ter sempre dicas boas de viagens.