
ROTEIRO DE 4 DIAS EM VITÓRIA
Vitória é um destino maravilhoso para se visitar, infelizmente ainda pouco divulgado, porém com muita opção de lazer na cidade e arredores. Aqui vou deixar o roteiro de 4 dias na cidade, aproveitando o que ela tem de melhor e com tempo para curtir tudo.
Antes do post continuar, já vou ter contar que nosso CANAL NO YOUTUBE está cheio de vídeos com muita informação e muitos destinos lindos, então não deixe de se inscrever.
Dia 1: CONVENTO DA PENHA E VILA VELHA
O Convento da Penha fica em Vila Velha, ao lado de Vitória, é apenas cruzar uma ponte (maravilhosa) e já se chega à cidade vizinha. O convento fica em um penhasco de 154 metros de altitude, lindo tanto para quem o observa quanto para quem observa a paisagem lá do alto.

Há um traslado para se chegar ao alto do convento, que custa em torno de R$ 4,00, mas também é possível ir caminhando. Quando fui o Uber me deixou já no alto e voltei caminhando, o que recomendo, pois o caminho é bem agradável, em uma estradinha toda de pedras (e na descida todo santo ajuda).
A visitação do Convento não é paga. É possível visitar a capela, a sala dos milagres, o museu e a lojinha, além das missas frequentes no local.
Esse é um passeio que obrigatoriamente tem que estar no roteiro, o lugar é mágico, a vista é linda e ainda por cima não se gasta nada para visitar.

VILA VELHA
Acho válido usar o restante do dia para explorar Vila Velha, conhecer a praia e tomar um sol. As praias de lá tem uma faixa grande de areia, um mar de um azul muito lindo, cheia de coqueiros e lugares pra tomar uma água de côco ou cervejinha.
Como fiquei pouco tempo não consegui conhecer o centro da cidade, mas a parte da praia me surpreendeu pela estrutura. De velha Vila Velha não tem nada não viu.


NOITE: Triângulo das bermudas
Sim, existe um Triângulo das Bermudas em Vitória. O local fica em uma área nobre da cidade e compreende diversos bares, restaurantes e casas noturnas. A noite o local fica cheio de mesas espalhadas pela calçada (pois na principal rua não passa carros) em um ambiente bem agradável e descontraído.
A vantagem do local é poder escolher, em um mesmo lugar, o ambiente que mais te chama a atenção, há bares com musica ao vivo, restaurantes… enfim, um local para agradar a todos.

Dia 2: PASSEIO DE BIKE E CURVA DA JUREMA
Algo muito legal de ser feito em Vitória é alugar uma bike, lá está disponível o Bike Vitória (app que tem em vários lugares do Brasil). É muito fácil de usar, a cobrança e liberação das bicicletas é feita direta no aplicativo e há estações por toda a praia.



Depois de dar uma volta pela orla fomos de bike até a famosa Curva da Jurema, uma praia de Vitória. Sério, me senti no Nordeste, praia de mar azul lindo, cheia de coqueiros e bares com musica ao vivo. É um programa para se fazer sem pressa, passar a tarde em tomando algo (no meu caso foi vinho) e curtindo a música e a paisagem.



NOITE: Feirinha da praça dos namorados
A Praça dos Namorados aos sábados e domingos recebe diversas barraquinhas de comida, bebida e artesanato, ficando até às 22 horas. A feira é uma tradição e existe há mais de vinte anos.
Pertinho da feira está o triangulo das bermudas, então… Para quem quer dar uma esticadinha na noite, tá fácil.


Dia 3: MONTANHAS CAPIXABAS
O passeio para as Montanhas Capixabas fiz com a Capixaba Receptivo. Foi um tour de um dia todo que visita a Pedra Azul e o município de Domingos Martins, vale muito a pena, as paisagens são lindas e o clima de montanhas é bem diferente do clima da praia.
Todo o passeio está explicado nesse post, então clica nele pra ver os detalhes.


NOITE: Feirinha da Praça dos Namorados.
Sim, eu fiz um repeteco da feirinha por dois motivos: o primeiro é porque adorei a feira e o segundo é porque o passeio de um dia inteiro te cansa, então fui de feirinha que é um passeio light.
Dia 4: GUARAPARI
Passei o dia em Guarapari, e esse tour fiz com a Capixaba Receptivo também. Guarapari é parada obrigatória para quem visita Vitória, então não pode ficar fora do roteiro.
Lá as praias são lindas e existe uma em especial, bem diferente, onde se encontra areia preta. Isso mesmo, o nome é areia monazítica e é famosa por ajudar em várias doenças, como reumatismo e artrite.
Tudo sobre o passeio de Guarapari está nesse post, é só clicar para ler.


O QUE FALTOU VISITAR:
Como o período em que fiquei em Vitoria não foi suficiente para conhecer tudo, algumas coisas ficaram para uma próxima viagem.
A Fábrica de Chocolates Garoto (que fica em Vila Velha) não foi possível visitar, pois é preciso fazer a reserva com antecedência pelo site, e tentei apenas quando cheguei lá… Tarde demais, pois estava tudo lotado. Fica a dica: quem tiver interesse já programa com antecedência. Em Vila Velha também não deu tempo de visitar o centro da cidade, assim como não fui ao centro da cidade de Vitória.
Também faltou visitar a praia de Manguinhos, distante 20 km de Vitória. Manguinhos é um balneário conhecido pela sua vila de pescadores e principalmente pelo artesanato e culinária capixaba. Lá se encontram os restaurantes mais procurados pela tradicional moqueca capixaba.
E você, já visitou Vitória? Está na hora de colocar esse destino incrível e muito econômico no seu roteiro. Qualquer dúvida pode me mandar um e-mail, e não se esquece de seguir a página lá no instagram: @lu_por_ai
Para sua viagem:
Para já sair conectado do Brasil, é só CLICAR AQUI e solicitar o seu chip de internet.
Para reservar um carro na sua viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua reserva com a Rent Cars.
Para fazer sua reserva de passeios, CLIQUE AQUI e veja todas as opções para Vitória, todas com cancelamento gratuito se seus planos mudarem.
Para garantir o melhor seguro viagem, é só CLICAR AQUI e fazer sua cotação pela Seguros Promo.


4 Comentários
César Augusto de Oliveira
Santa internet por ter me direcionado a esse post maravilhoso!!! Estava em dúvida em retornar ao Maranhão/Piauí para conhecer o que não deu tempo e conhecer Vitória. Seu post me animou e me ajudou a decidir! Em agosto de 2020, Espírito Santo me aguarde!!!! Parabéns pelo texto!
lucianacp
Olá Cesar, fico feliz em ajudar. Tenho certeza que irá amar a cidade.
Alexandre Borges
Parabéns pela apresentação da cidade, belíssimo o seu trabalho! estarei chegando com a minha esposa dia 4 de setembro, suas dicas foram de estrema ajuda para escolher o meu roteiro, faltou só a dica de hotel.
lucianacp
espero que tenham gostado da cidade e aproveitado a viagem.