Brasil,  Rio de Janeiro

Como é se hospedar com o Airbnb

Experimentando o Airbnb

Recentemente fui ao Rio de Janeiro com minha irmã, e decidi escolher minha hospedagem utilizando o site airbnb, pois já tinha ouvido muitas pessoas falarem deste estilo de acomodação e resolvi experimentar também como é se hospedar pelo Airbnb.

O Airbnb, para quem não conhece é um serviço de hospedagem, onde pessoas podem se cadastrar e oferecer sua residência completa ou apenas parte dela para viajantes. Assim, se você tiver, por exemplo, um quarto vago em sua casa, pode receber hóspedes através do site; assim como se você estiver viajando, pode se hospedar na casa de alguém.

site do www.airbnb.com.br

O valor em relação à hospedagem comparada em um hotel, no meu caso, ficou muito convidativa, ainda mais porque havia um bônus de cem reais de desconto, então… não houve como recusar o airbnb. Para se ter uma idéia de como valeu a pena, três diárias para duas pessoas ficou em um total de R$267, em Copacabana, pertinho da praia, imperdível não é?

Acho que minhas dúvidas quanto ao airbnb eram as mesmas dos demais viajantes: e quanto a privacidade? E se o anfitrião for chato? E se a limpeza não for boa? Enfim… dúvidas normais de quem quer apenas viajar e curtir sem se preocupar com mais nada. No próprio site você consegue ter bastante informação sobre o local que pretende ficar, assim como a avaliação e comentários de pessoas que já se hospedaram no local que você está pesquisando, e isso acaba nos dando uma segurança maior.

Decidido, hospedagem reservada. Na semana anterior nossa Anfitriã já nos mandou mensagem explicando a melhor forma de chegar em sua casa e nos pedindo o horário e número do nosso vôo. Ponto positivo. Quando chegamos ao Rio fomos ao museu explorar um pouco da cidade antes de ir para a residência, e mais uma vez nossa anfitriã nos mostrou preocupada, ligou, perguntou se estava tudo bem e de quebra nos deu algumas dicas (incluindo dicas de segurança, essenciais para o Rio).

Primeiras impressões de hospedagem Airbnb

 

quarto dos hóspedes

Chegando na residência fomos muito bem recebidas. Haydee (nossa anfitriã) está muito acostumada a receber hospedes, então nos deixou muito a vontade. Em nosso quarto ainda deixou uma cestinha com produtos que poderíamos usar, como cangas de praia, protetor solar, lenços para maquiagem, kit de manicure e coisas do gênero (sim, esses mimos fazem a diferença). Além disso, nos fez um bolinho de chocolate e ofereceu frutas a vontade.

Produtos disponíveis para usarmos.

Mesmo sendo uma hospedagem diferente da tradicional, há regras, e essas regras são disponibilizadas no site no momento da escolha do local. No quarto também há essa lista de regras, essencial para a boa convivência e para lembrar hóspedes desavisados de que não estão em casa. Na casa de Haydee há regras como: não fumar, não levar estranhos para o apartamento, avisar se precisar usar a máquina de lavar roupas, coisas básicas porém importantes.

O legal dessa hospedagem realmente é a interação com quem realmente é local, que vai te dar informações e dicas úteis sobre a cidade, além de não ser algo impessoal como um hotel. Haydee fez o estilo mãezona nossa e de outro hóspede, um americano que está ficando por seis semanas em sua casa.

Realmente é uma hospedagem diferente, te faz parecer que está na casa de um amigo ou parente, eu já estava me sentindo em casa. Ela tem gatos no apartamento, eu adoro animais, então adorei a companhia dos bichinhos (na página dela no airbnb está especificado, caso alguém não goste de animais).

gatinho da casa

Sim, voltaria a utilizar o Airbnb

Bom, minha experiência com o airbnb foi bem positiva, acredito que utilizarei mais esse tipo de hospedagem em viagens futuras. Saí da residência de Haydee como se estivesse me despedindo de uma amiga, e deixando o meu registro… um recadinho em seu livro de hóspedes, onde todos que passam por lá deixam uma mensagem. Como fomos embora no meio da tarde, Haydee só nos pediu para deixar a chave no apartamento e fechar a porta. O que nos mostrou que realmente esse estilo de acomodação se baseia muito na confiança, algo que avaliei como um ponto positivo.

livro de hospedes

E você? Está pensando em se hospedar com o airbnb também? Já se hospedou? Quer te envie um cupom de desconto para sua hospedagem? Deixe seu comentário ou dúvida aqui.

Ahhhhh e não esquece de me seguir lá no instagram: @lu_por_ai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *