Brasil,  Santa Catarina

O que fazer em Nova Veneza

              Tá louco para ir para Itália mas tá muito difícil? Sabia que existe uma Itália aqui no Brasil? Tudo bem que não é aqueeeela Itália, mas já dá pra curtir um pouquinho do clima de lá. Tô falando de Nova Veneza, a Itália catarinense.

            Pouco conhecida, a charmosa cidadezinha fica a 215 km da capital Florianópolis e foi fundada por 400 famílias que vieram da Itália, e hoje a população conta com 90% de descendentes italianos. A ligação com a Itália é tanta que ao visitar a cidade você pode levar seu passaporte, isso mesmo, eles carimbam ele, com um carimbo fictício, claro, mas tá valendo né gente?

         A cidade tem um clima de interior, calma, casas sem muros e muita tranquilidade. Mas é cheia de cultura e atrativos ainda pouco explorados e divulgados. Então, vamos ao que interessa.

 

GONDOLA DI VENEZIA

A famosa gôndola de Nova Veneza

               É claro que para fazer jus ao nome, Nova Veneza teria que ter uma gondola, mas essa não é uma réplica não, ela é vinda da cidade de Veneza, doada pela cidade especialmente para esse município de Santa Catarina, é muito chique não é?

          Esta é uma das quatro gondolas que existem fora de Veneza, as outras ficam na Rússia, Estados Unidos e Canadá. Ela fica exposta em uma praça super charmosa onde há um coreto e uma roda d´água, e é permitido entrar para tirar fotos dentro dela. Muitas das vezes fica lá um gondoleiro (um rapaz vestido como os tradicionais de Veneza), infelizmente quando eu fui ele não estava.

          A gondola é apenas para fotos, pois como o lago artificial é pequeno, não tem como realizar passeios nele.

 

CASAS DE PEDRA

Casas de pedra de Nova Veneza

               Outra atração da pequena cidade catarinense são as casas de pedra, elas são tombadas e tidas como patrimônio cultural. Três dessas casas são abertas ao público para visitação, todas construídas com uma técnica que utiliza apenas barro e pedras, datam do final do século XIX e foram construídas pelos imigrantes italianos. Essa técnica de construção é denominada pelos moradores como cantonaria de pedra.

           É cobrado ingresso para acessar o interior das residências, que contam com mobília de época. É possível realizar ensaios fotográficos também, porém deve-se pedir autorização direto para os proprietários das residências.

 

VINICOLA BORGO

A vinícola é um castelo

Essa dica não é apenas para os amantes de vinho, mas também para quem gosta de bons licores, sucos, mel, entre outros produtos. Além disso, o local é um castelo de pedras em meio a uma paisagem linda.

O local pode ser reservado para festas e eventos particulares.

 

 

 

BARRAGEM DO RIO SÃO PEDRO

Cenário quando o nível de água está baixo

               Em Siderópolis, município bem ao lado de Nova Veneza, fica a barragem do Rio São Pedro, infelizmente em minha visita na região não consegui encaixar a visita no roteiro, mas é uma ótima dica.

           A superfície de água da barragem cobre uma área de 450 hectares (equivalente a quase 500 campos de futebol), o cenário é composto da Serra Geral ao fundo. Onde a barragem foi construída (para resolver o problema de falta de água na região) havia uma comunidade que precisou ser destruída, mas a torre da igreja foi mantida intacta. Hoje, quando o nível de água está baixo, a torre da igreja fica aparente, criando um curioso cenário.

 

PARA QUEM GOSTA DE CERVEJA

Fachada do local

               Os amantes de uma boa cerveja tem mais um motivo para conhecer Nova Veneza, muito perto dali, no município chamado Forquilhinha, está localizada a fábrica da Saint Bier. E não é apenas uma fábrica, há um pub anexo muito legal, que dá vista para a fábrica, com cardápio composto por muitos tipos de cervejas e chopes, além de petiscos e buffet de frios.

Visita guiada à fábrica

     O nome Saint Bier surgiu em homenagem ao estado de Santa Catarina e a fábrica produz cerca de 350 mil litros mensais. O legal é que é possível visitar o processo de fabricação, em uma visita guiada na qual é explicado todo o processo, eu fiz e adorei. É claro que depois da visita à fábrica a vontade de provar as cervejas deles só aumenta. Para se ter uma idéia da qualidade da fábrica, a cerveja Coruja Weizenbock, ali fabricada, ganhou medalha de ouro no Mondial de La Bière Montreal 2014, um renomado concurso internacional de cervejas. 

    O pub é muito bem decorado, com paredes temáticas, uma com coleção de canecos de chopp de porcelana, outra parede só com tampinhas de garrafa, um teto só com bolachas de chopp e os banheiros… bom, na entrada já há uma placa indicando que a entrada é apenas para maiores de 18 anos.

Se gostou das cervejas do local, é possível levá-las para casa, na saída do pub há cervejas e kits com copos à venda.

 

O FAMOSO CARNEVALLI DI VENEZIA

Carnaval de Nova Veneza

               Ainda pouco conhecido, mas muito interessante, a cidade faz todo ano um carnaval que segue a risca o carnaval de Veneza. O evento ocorre sempre na segunda quinzena de junho, é como um carnaval, com um desfile que tem inicio no coreto da praça central da cidade, mas só desfila quem estiver devidamente trajado e mascarado.

    

Baile de gala

           Para conseguir estes trajes pode-se procurar pelo museu do imigrante, o qual possui trajes de época para locação, mas é bom procurar com antecedência para não ficar sem o seu. Quem participa do carnaval garante que o clima de alegria e mistério contagia.          

     O carnaval faz parte da programação do festival gastronômico que ocorre durante cinco dias na cidade, e a abertura do festival é realizada com um baile de gala, claro que também aos moldes de Veneza, ou seja, todos trajados com roupas de época e máscaras, deve ser muito diferente e já fiquei com vontade de participar do próximo.

       Para sentir um pouquinho do que deve ser toda essa comemoração, quando visitei a praça onde fica a gondola de Nova Veneza, fui recepcionada por vários mascarados, e já consegui sentir o clima de mistério que deve ser o baile e o carnaval.

E aí? Ficou com vontade de conhecer Nova Veneza também? Deixa seu comentário aqui ou me manda um email, ah, e me segue lá no instagram: @lu_por_ai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *