Brasil,  Rio de Janeiro

Vale a pena visitar o Museu do Amanhã?

Sei que quem vai ao Rio de Janeiro tem uma infinidade de opções de passeios, e o meu conselho é: não deixe de visitar o Museu do Amanhã.

Quando fui ao Museu imaginei que seria mais um dos vários museus que já visitei, que não seria nada diferente de apreciar algumas obras e pronto. Engano meu.

O Museu do Amanhã é uma experiência muito além da tradicional, a começar pelo fato de ele ser muito interativo e fazer dessa experiência uma opção de passeio realmente divertida.

 

Como comprar o ingresso?

O ingresso pode ser comprado direto na bilheteria, mas corre o risco de nos dias mais movimentados eles terem se esgotado. O recomendado é a compra pelo site.

No momento da compra pelo site é necessário agendar um horário para a entrada no Museu, mas o horário de permanência lá dentro é livre.

O ingresso custa R$ 20 e há a opção de comprar por R$ 32 a entrada para este mais o MAR (Museu de Arte do Rio), essa foi a minha opção e achei que vale a pena.

 

Porque visitar o Museu do Amanhã?

Já na frente do museu o passeio começa. Lá é possível tirar fotos naquele famoso letreiro escrito “Rio Te Amo”, e, pra quem adora uma foto de turista (assim como eu), sempre há pessoas vestidas como personagens para tirar fotos divertidas em troca de uma contribuição.

Fotos de turista em frente ao Museu

Logo no inicio da visitação somos convidados a assistir um filme curtinho em uma espécie de cinema, pequeno e redondo. Para mim foi uma das melhores atrações, nesse filme temos a impressão de estar dentro das cenas. Muita gente deita no chão para assistir, pois ele é projetado em toda a cúpula. Uma pena não poder filmar ou fotografar.

Todo o museu tem como tema o meio ambiente e na entrada você recebe um cartão magnético, com ele é possível ter uma experiência mais interativa encostando-o em totens. Alguns destes são informativos, mas outros são interativos, como um no qual você responde perguntas sobre seu dia a dia e ele te diz qual é sua pegada ecológica.

Painel interativo

No piso inferior também havia muita interatividade, como uma bicicleta em que, ao pedalar, várias luzes se acendiam; e até um karaokê tinha lá. É diversão na certa.

Um espetáculo a parte é a vista chegando à parte dos fundos do museu, lá há um restaurante, para quem deseja almoçar com uma vista privilegiada (e pagar bem por isso, diga-se de passagem).

Quanto mais se padala, mais luzes acendem
Tudoooo muito interativo
Adorei esse painel

 

 

Museu de Arte do Rio

Saindo do Museu do Amanhã, praticamente é só atravessar a rua e já está no Museu de Arte do Rio. Bom, para começar, só a vista que se tem de lá já paga a entrada. Não deixe de tirar uma foto.

Vista do Museu de Arte do Rio
Exposição do MAR

O MAR é bem mais modesto que o Museu do Amanhã, mas com certeza vale a pena comprar o ingresso que dá direito aos dois.

A dica é sair de lá e tomar um café em uma cafeteria bem ali na entrada, chamada Cristóvão. Ambiente e café muito gostosos, além de uma lojinha super legal em anexo.

Café Cristóvão

 

E aí, curtiu a dica? Precisa de mais alguma informação? Deixa seu comentário aqui ou me manda um email, ah, e me segue lá no instagram: @lu_por_ai

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *