Santa Catarina

ONDE MERGULHAR EM SANTA CATARINA

Vamos falar sobre o as belezas do oceano?

Muita gente tem vontade de fazer mergulho, mas algum receio; outros nem nunca pensaram em mergulhar. Confesso que eu sempre tive (e ainda tenho) muito medo do mar e para mim o mergulho teve um gostinho de superação.

Bom, vamos começar do começo.

Primeiro que para mergulhar não é preciso saber nadar, como muitos pensam, pois em baixo do mar tudo o que precisamos é curtir com calma; não há nenhum pré requisito que dificulte as pessoas de desfrutar do mergulho, as escolas apenas colocam como imposição a idade mínima (geralmente 8 anos) e para as mulheres, não estar gestante.

momento do mergulho

BATISMO:

Para quem nunca mergulhou e quer experimentar essa sensação, há um mergulho independente chamado “batismo”, no qual um instrutor te acompanha durante todo o mergulho. No batismo você não precisa se preocupar com nada, apenas curtir, pois o mergulhador credenciado vai te guiar te segurando.

Nele são passadas algumas recomendações, mas há sempre o acompanhamento de um mergulhador profissional ao seu lado, dando muita segurança.

 

CURSO OPEN WATER DIVER:

Para quem é apaixonado por mar, quer mergulhar com frequência, ou mesmo aprender mais sobre o assunto, existe um curso específico. O curso com certificação PADI (Professional Association Diving Instructor) Open Water é o curso de entrada para o mundo submerso. Para quem quer ter certificação esse é o curso básico.

Fiz esse curso e não me arrependi. Além de muito conhecimento foi importante para ter confiança na hora do mergulho, já que sempre tive medo do mar. Acredito que se fizesse o batismo sem o curso, não iria curtir tanto.

Mas pra quem tá achando que no curso a gente já começa caindo na água, sinto dizer que não é bem assim. Todo o cronograma é regido por normas internacionais e tudo é levado muito a sério. Por isso, antes de começar com a parte prática, é preciso estudar.

Alguns materiais do curso

A etapa teórica pode ser feita em casa, com a leitura do livro do curso (´apenas` 260 páginas, cheias de informação e exercícios) e dois DVD´s, com explicações mais práticas. O instrutor verifica a resolução dos exercícios e tira todas as nossas dúvidas, e nos aplica uma prova (sim, então não adianta enrrolar, para certificar tem que ter nota boa).

A parte prática do curso inicia-se na piscina, nela aprendemos a nos acostumar a respirar em baixo d´agua, o que é uma sensação maravilhosa; além de fazermos vários exercícios que irão ser reproduzidos em alto mar e que podem salvar nossas vidas. Esses exercícios incluem: como tirar a água da máscara caso isso ocorra, como compartilhar ar com outro mergulhador, como inflar manualmente seu colete, como se comunicar com sinais, como verificar os aparelhos (como o de oxigênio, por exemplo), e até como utilizar uma bússola para nos guiarmos.

Aula prática na piscina

Sim, é muita coisa e geralmente é passado em 4 aulas práticas, mas pode variar conforme a escola. Ao final destas aulas é hora de ir para alto mar, afinal de contas, é esse o objetivo.

Aí vamos para o mar, mergulhamos e curtimos o visual do oceano? Nãooooooo… Esqueceu que é um curso? Até em alto mar há avaliações. É preciso reproduzir os exercícios feitos na piscina. Confesso que na primeira vez não é fácil compartilhar o ar com outro mergulhador ou retirar a água da máscara a mais de dez metros de profundidade. Mas o segredo é não pensar nisso, manter a calma e confiar no instrutor, aí tudo dá certo.

Apesar de ser um curso, ter avaliações, provas e tudo o mais, é claro que nos divertimos. Durante todo o mergulho me encantava com tudo o que via e com um mundo totalmente diferente do que estamos acostumados. A sensação de paz no fundo do mar é enorme e o tempo passa voando. E quando termina o mergulho já começamos a pensar no próximo.

Instrução de bússola no fundo do mar
Encante-se mas não leve nada do fundo do mar

Finalizada as aulas da piscina e os 4 mergulhos que envolvem o curso, e sendo aprovada, é feito o requerimento da carteirinha de mergulhador PADI. Ela é internacional e vêm dos EUA, portanto demora um pouquinho para chegar. Com ela em mãos é possível mergulhar em dupla sem necessidade de instrutor, comprar recargas de oxigênio e outros itens necessários, além de continuar o programa de cursos, como o de fotografia subaquática, mergulhador de resgate e até o de instrutor.

ONDE MERGULHAR

Agora vem a parte boa, a parte daquela super dica que vale a pena. Fiz um mergulho que adorei e que custou aquele precinho beeeeem camarada, vou contar tudo aqui.

Escola em Porto Belo

Fiz o mergulho com a empresa Dive Master, que fica na praia de Perequê (Porto Belo), uma das localidades mais lindas do Sul do Brasil. 

A empresa fica na beira mar, o que facilita muito a logística do mergulho. Têm saídas sempre pela manhã e também pela tarde. É recomendado chegar com uma hora de antecedência, para ter tempo de verificar a melhor roupa tranquilamente, além de alinhar algumas instruções.

Depois de toda a galera chegar, colocar a roupa de mergulho, depois de os cilindros estarem prontos na areia é só controlar a ansiedade de se jogar logo no mar e esperar nosso barco.

O ponto de mergulho escolhido pela escola chama-se Refúgio do Estaleiro, e olha… só o caminho até o local já é um super passeio, dá só uma olhada no visual.

aproveitando a paisagem

Depois de cerca de 45 minutos navegando chegamos ao ponto de mergulho. Nesse momento são passadas as instruções principais, o que não é nada de outro mundo, pois a principal recomendação é: respire pela boca e curta a vida marinha.

Sim, eu sempre falo aqui que é só relaxar e curtir o mergulho, mas é claro que é normal bater aquela ansiedade misturada com certo medinho no começo. Sim, a gente fica mais ansioso dentro da água, até porque respirar no fundo do mar não é algo que estejamos costumados, mas a sensação é diferente e depois que acostumamos fica maravilhoso.

Em baixo da água o mundo é outro, tudo parece estar em uma velocidade diferente, a tranquilidade da vida marinha nos faz pensar que tudo acontece em câmera lenta. É lindo ver os peixes, cardumes, ouriços e outros animais em seu habitat verdadeiro. O mergulhador que me guiou já é tão íntimo dos peixes e tartarugas que fez até um “cafuné” em um baiacu, haha, se eu não tivesse visto não acreditaria.

Mergulhador preparando-se pra entrar no mar
Verificando meu consumo de oxigênio
Com o mergulhador da escola
Compartilhando a experiência

MAIS DO QUE UM MERGULHO

O mergulho na verdade é mais que isso, é um passeio de uma manhã inteira. Como nem todos mergulham ao mesmo tempo, temos tempo para pular na água e aproveitar, relaxar no mar, fazer snorkel ou tomar um sol no barco. Sem contar que a equipe que nos acompanha é super alto astral e contribui para o passeio ser inesquecível.

aproveitando a água depois de mergulhar.
Equipe nota dez

E você? Já mergulhou? Faz tempo que não mergulha? Mora em SC ou está passando férias nessa terrinha maravilhosa? Não perde seu tempo não e agenda logo seu mergulho com a equipe mais querida de Santa Catarina. Tenho certeza que não vai se arrepender. Qualquer dúvida pode mandar uma mensagem, e me segue lá no instagram: @lu_por_ai

 

MERGULHO BC – DIVEMASTER

Facebook: mergulhobc

Instagram: @mergulhobc

Fone/watsapp: (47) 99792-0909

Endereço: Senador Atílio Fontana, Porto Belo, SC

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *